Como estabelecer as métricas de sua estratégia de marketing
Para se chegar a um resultado, é necessário adotar uma série de práticas e estratégias, que dependendo da profundidade das metas a serem alcançadas podem ser ações simples ou complexas, sendo preciso recorrer a métricas para chegar a uma conclusão adequada.
E isso vale para qualquer tipo de projeto, passando pela gestão de um grande conglomerado comercial, indo até as decisões a serem tomadas no processo de administração de um pequeno armazém, com o objetivo desse negócio.
O grande diferencial dos últimos anos é que o processo de estudar o cenário ao qual o seu empreendimento se encontra se tornou muito mais complexo diante do número alto de informações que podem ser acessadas, com ajuda das ferramentas digitais.
O que pode ajudar uma empresa de pintura de fachada a definir o tipo de tinta que deve ser usada em seus serviços, de acordo com a recepção e interesse levantado pelos clientes. Por outro lado, a situação pode complicar quando trata-se de um público variado.
Com diferentes partes da sua audiência estando em busca de um material diferente a ser usado nesse tipo de pintura, podendo recorrer ao serviço de empresas concorrentes, que trabalham com os elementos a serem reivindicados por essa parte do público.
Nesses casos, cabe a tal empresa decidir se é melhor para os seus negócios se especializar com um público em especial, ou então expandir a sua rede de atuação, com o objetivo de abraçar todo tipo de demanda que possa surgir no seu mercado.
E para ambos os casos é necessário trabalhar com a análise de métricas que podem ajudar no processo de definição de atividades a serem tomadas durante a gestão do seu negócio. Algo importante desde o processo de abertura de empresa mei, ao optar por esse modelo.
Já que para escolher o método de negócios que melhor se adequa a sua realidade, é preciso estudar as opções disponíveis no mercado para os novos empreendedores. Por meio de uma decisão que também pode ser tomada com base no estudo de métricas.
Como o conceito de métrica age no marketing?
Ao falar de métrica é fácil pensar em áreas mais exatas da ciência e dos setor de serviços. Como na área de engenharia, que depende de uma série de análise e estudos em cima de número e métricas, para que seja possível garantir a segurança de uma construção.
O setor financeiro também alcança um certo destaque nesse sentido, ao trabalhar com fórmulas e métricas para compreender a realidade de um mercado, sua relação com outros negócios, levando então as melhores decisões acerca de um investimento a ser feito.
Diretamente associado a isso, o desenvolvimento de métricas também acaba por conquistar um espaço importante dentro do setor de marketing, auxiliando no processo de criação de estratégias que possam ajudar um negócio a ter uma maior prosperidade em sua área.
E já que as tais métricas são tão importantes para os mais diferentes tipos de empreendimentos, cabe a quem está por trás da gestão de um negócio conhecer bem ao que se referem tais ativos, diante da relevância que eles podem ter para o seu projeto.
Até porque os tipos de métricas são diferentes de um negócio para outro. Com uma empresa de limpeza de galpão tendo que lidar com estratégias que diferem daquelas adotadas por um restaurante que funciona por meio de um sistema delivery.
Por mais que possa existir uma inesperada convergência entre os públicos de tais empreendimentos. O que pode existir de diferente é a relevância do tipo de informação referente a tal audiência, com o que é importante para um negócio não sendo para outro.
De uma maneira geral, o conceito de métricas pode ser definido como algum indicador ou índice de valor para uma companhia, que permitam o estudo e análise dos resultados referente às ações que foram executadas por uma companhia em um período de tempo.
Algo de grande importância em relação ao processo de decisão sobre quais são as estratégias de marketing que podem surtir efeito dentro da gestão de um negócio, já que diante da variedade de práticas existentes, é essencial adotar as de melhor performance.
Permitindo dessa forma com que uma empresa consiga inclusive tomar as melhores decisões não apenas em relação ao setor de marketing, como também ao próprio processo de gestão empresarial de uma companhia, envolvendo questões financeiras.
Como a prática de antecipação de recebíveis cheques, que pode trazer um acesso mais rápido aos lucros a serem coletados por uma empresa, recolhendo capital o suficiente para adiantar algum investimento necessário para o crescimento dessa companhia.
Uma escolha que pode ser definida com base em uma pesquisa sobre um conjunto de informações que podem ser importantes para o cenário de uma empresa, em relação ao seu público e ao seu mercado. Resultando nas métricas a serem observadas.
Levando assim a uma série de benefícios que podem ser alcançados a partir da utilização de um estudo de métricas durante a gestão de seus negócios.
Benefícios de se trabalhar com métricas
Ao adotar um sistema de métricas na gestão de uma empresa, a mesma passa a ter acesso a um conjunto de informações que pode auxiliar no processo de tomada de decisões, a escolher o tipo de estratégia que irá resultar em melhores ações para a empresa.
Entre esses pontos positivos destaca-se a relação que um negócio pode ter junto ao seu público, com uma averiguação das métricas disponíveis permitindo o melhor atendimento possível a tal público, tendo como base os canais de preferência dessa audiência.
Junto a isso é possível para uma empresa de caldeiraria definir também qual é o tipo de público que é mais relevante para os seus projetos futuros. Sendo necessário focar nessa audiência em particular, diante da melhor performance desse grupo nos seus negócios.
O que leva diretamente a um processo de otimização da sua rede de investimentos, com base nesse conhecimento aprofundado que pode ser acessado em relação a todos os tópicos que podem ter algum tipo de importância para a gestão do seu empreendimento.
Sendo preciso apenas conhecer quais são os tipos de métricas que podem ser relevantes para a sua aplicação comercial e financeira, dentro de sua variedade e de como esses índices podem ser aplicados junto a suas estratégias de marketing.
Métricas importantes para a gestão do negócio
A diversidade de métricas acompanha a mesma pluralidade de estratégias de marketing e de variações de negócios que podem ser encontrados no mercado. Ou seja, a relação entre esses três tópicos pode levar a um conjunto de diferentes opções para um negócio.
Diante disso, é importante que uma empresa de tradução juramentada, voltada ao serviço de tradução de documentos legais, conheça a fundo a maior quantidade possível de métricas, de forma a identificar quais podem ser mais positivas ao seu negócio.
Entre elas, destacam-se:
- ROI;
- CAC;
- Número de leads;
- Retenção de clientes;
- Alcance e engajamento.
Vale então observar a fundo cada uma dessas métricas, em como elas podem ser úteis para a gestão dos seus projetos comerciais.
ROI
O ROI (Return of Investment) é um índice que destaca o lucro a ser obtido com base em certas transações comerciais, como a venda de um produto ou a disposição de um serviço a ser contratado.
Uma métrica que pode ser encontrada a partir da relação entre os custos em cima de um projeto e os lucros que chegam como retorno dessa aplicação. Quanto melhor for o ROI de um projeto, maiores são as chances desse negócio se apresentar como algo lucrativo.
CAC
O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) se refere ao investimento que um serviço de aluguel em um armazém geral precisa ter para conseguir conquistar um novo cliente para a sua empresa, com base em custos com publicidade entre outros investimentos.
Com base em um cálculo que funciona com o investimento em marketing e vendas dividido pelo número de novos clientes que foram conquistados dentro de um período de tempo.
Número de leads
E se o seu objetivo é justamente conquistar novos clientes, é preciso observar o número de leads associados ao seu negócio, ou seja, indivíduos que demonstram algum interesse no seu produto ou serviço, e que precisam ser trabalhados para serem convertidos em clientes.
Retenção de clientes
Após garantir a presença dos consumidores junto a sua marca, é preciso então mantê-los. A taxa de turnover, por exemplo, indica a quantidade de clientes que podem transitar de uma empresa para outra. Logo é a métrica a ser analisada para a retenção desse público.
Alcance e engajamento
Por último,agora focado no cenário digital, é importante estudar como anda a performance do seu negócio nas redes, utilizando de métricas como o engajamento do seu público e o alcance dos seus conteúdos na internet.
Ao observar esses ativos, além de muitos outros que podem estar disponíveis, tanto para uma empresa que forneça de consultoria azure ou qualquer tipo de serviço voltado à internet ou ao universo físico, é possível otimizar o processo de gestão desses projetos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.