Saiba como construir o funil de vendas ideal para o seu negócio
O investimento em um bom sistema de funil de vendas é essencial para as empresas que pensam em formatar uma estratégia de Marketing eficiente e otimizada. Principalmente se o objetivo for trabalhar com o modelo de Inbound Marketing.
Isso porque, o funil de vendas é uma ferramenta que auxilia no suporte e na condução do consumidor em potencial, por todos os estágios da jornada de compra.
Ou seja, desde o primeiro contato com a empresa e o conhecimento do problema, até a construção de um bom relacionamento no pós-venda, todas as etapas podem ser administradas e acompanhadas.
Assim, a montagem de um funil – que se adeque bem ao seu negócio – é fundamental para melhorar o rendimento dos funcionários, aumentar os resultados comerciais, conquistar novos clientes e consolidar a marca perante o mercado.
O que é um funil de vendas?
Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que visa acompanhar todo o caminho tomado pelo público, transformando cada decisão e nível de interesse em uma etapa da jornada de compra.
Por meio desse sistema, a empresa consegue prestar assistência e atender as necessidades daquele cliente em potencial, desde a tomada de consciência até a educação sobre o problema e o momento de considerações.
Isso possibilita, por fim, o encaminhamento do lead para a decisão definitiva de efetuar a compra do produto.
Cada um desses estágios aproxima mais o consumidor do fechamento do negócio com a sua empresa, por isso é preciso realizar ações específicas que auxiliem e incentivem adequadamente cada uma dessas pessoas.
Assim, o uso de softwares de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajuda a tornar o pipeline mais gráfico e a acompanhar cada um dos estágios de maturidade dos consumidores, melhorando as probabilidades de conversão do lead.
Como estruturar o funil?
Para realizar uma boa estruturação estratégica é preciso compreender quais são os estágios do funil e como eles funcionam.
O funil de vendas é principalmente dividido em três etapas – mas elas podem ser estendidas para quatro, quando incluídas as ações de acompanhamento pós-venda.
Esses estágios são conhecidos como Topo, Meio e Fundo do Funil, sendo que a cada etapa, o funil se estreita e torna mais provável a conversão da venda, como havíamos mencionado anteriormente.
Topo do Funil (ToFu)
Uma vez que o topo do funil é o momento em que o público terá o primeiro contato com a empresa, este é o estágio em que deve ser definido como, quando e porque aquelas pessoas precisam ser incluídas no acompanhamento do funil.
O meio pelo qual o cliente será contatado, ou que irá contatar a empresa, também é importante porque estabelecerá as ações que devem ser realizadas.
Por exemplo, com o uso do marketing digital é possível publicar conteúdos informativos interessantes por meio de:
- Posts informativos em blogs;
- Criação de e-books;
- Infográficos;
- Videos para o Youtube ou o Instagram;
- Realização de webinars ou videoconferências.
Enquanto isso, no marketing mais tradicional é possível produzir ligações e e-mails que apresentem a empresa e melhore a probabilidade de fechar o negócio.
Meio do Funil (MoFu)
No meio do funil o cliente concorda que possui um problema que precisa ser solucionado.
Neste momento, cabe à empresa apresentar os meios e as melhores dicas para auxiliar e sanar suas dúvidas. Isso fará com que as pessoas vejam o seu negócio como sinônimo de especialidade.
Contudo, é fundamental que esteja claro que o objetivo é apenas sanar as necessidades do lead e não vender, ao mesmo tempo em que deve-se evitar a prospecção exagerada e o excesso de ruído, que pode fazer com que o cliente desista da compra.
Assim, é necessário saber o momento exato para movê-lo para os próximos estágios e como fazer isso com as informações exatas. Aqui, o treinamento dos vendedores é essencial.
Fundo do Funil (BoFu)
O fundo do funil é quando os consumidores já passaram por todos os estágios do processo de venda e decidiram que precisam investir em um produto, ou serviço, para auxiliar na resolução do seu problema.
Aqui, o vendedor deve convencer o lead de que a sua empresa é a melhor do mercado.
Dependendo de qual estágio o trabalho será focado, o negócio pode desfrutar de inúmeros benefícios ou desvantagens (se feito no momento e de forma inadequada), por isso é preciso estar atento.
Considerações finais
Iniciar o plano estratégico focando no fim o funil pode trazer alguns desafios, mas é também uma maneira de melhorar (de forma rápida) a rentabilidade mensal.
Cada modelo de negócio deve possuir um tipo de funil de vendas que se adapte mais satisfatoriamente ao setor inserido e às necessidades da empresa. O mesmo deve ser aplicado na escolha do sistema de gerência de relacionamento.
O melhor CRM de vendas para a sua empresa pode depender do tamanho do negócio, da área de atuação e dos objetivos gerais.
Por isso, é preciso analisar bem as opções e encontrar o software que melhor atenda todo o setor de vendas e marketing da sua empresa.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.