Retargeting e remarketing: saiba a diferença
Os processos de retargeting e remarketing são ferramentas fundamentais dentro do marketing digital, uma vez que elas lidam diretamente com os interesses do consumidor como um todo.
Muitas vezes, no meio de uma campanha de marketing, o empresário de um sistemade automação comercial acaba identificando que existem práticas mais adequadas para seus clientes, ou que existem maneiras de trazer um público maior para esse tipo de atividade.
Nestes casos, as estratégias de remarketing e retargeting conseguem otimizar os resultados e tornar esse tipo de ação muito mais efetiva, garantindo uma boa estrutura de atendimento a longo prazo.
Ambas as estratégias podem trazer uma série de benefícios para a empresa, desde um engajamento maior com o público até a visibilidade que a marca possui nas redes. Por isso, é importante saber como utilizar cada uma delas.
Entretanto, muitas pessoas ainda não conhecem a fundo estes dois itens, que acabam sendo confundidos muitas vezes.
Assim, tomar uma ação errada durante a estratégia de marketing de uma empresa de mão de obra terceirizada, por exemplo, é bastante prejudicial, por isso você deve procurar maneiras de se adequar sempre que possível.
Entenda o conceito de remarketing
O remarketing é um conceito muito importante para a marca, porque ele alcança pessoas que já demonstraram algum interesse pelo que você tem a oferecer, na maior parte das vezes usando algum contato do consumidor como e-mail ou rede social.
Esse tipo de consumidor já está em um estágio de lead ou ainda mais, podendo até mesmo já ser um cliente da marca. Estas ações ajudam a entender melhor os resultados que você pode conquistar com seus conteúdos para empresas que terceirizam serviços de TI.
O remarketing é um dos principais meios de recuperar clientes que demonstram interesse na marca, mas acabam deixando-a de lado e abandonando a negociação. Normalmente, são os consumidores os responsáveis por aumentar sua taxa de abandono de carrinho.
A empresa então consegue se comunicar com este cliente, lembrando-o do interesse em consumir um determinado produto e reacendendo o desejo no consumidor, que muitas vezes acaba convertendo em vendas.
Conheça os benefícios da estratégia
O remarketing possui uma série de benefícios, que podem ser aplicados nos mais diversos segmentos de atuação. Entretanto, é preciso ter em mente que nem todos os recursos funcionam da mesma maneira para companhias diferentes.
Por isso, é muito importante você identificar estes benefícios e adaptar a técnica a sua realidade para conseguir atividades que estejam de acordo com sua necessidade de assessoria aduaneira, ampliando o potencial de engajamento com seus consumidores.
Entre as principais vantagens estão:
Fidelização de clientes
Um dos principais meios de conquistar uma estrutura de qualidade para sua empresa é através da fidelização. Esse processo garante que você tenha muito mais possibilidades de vendas, independentemente de qual seja o ramo de atuação.
Conquistar um consumidor muitas vezes demanda tempo e custos financeiros, que serão compensados apenas no momento da venda. Para conseguir otimizar esses ganhos, a fidelização surge como uma excelente proposta.
Um cliente que já fez algum tipo de negociação da empresa já passou por diversas etapas que serão evitadas, gastando menos tempo e menos dinheiro para conseguir as conversões adequadas em cursos tecnicos, por exemplo.
O processo de remarketing garante um engajamento mais efetivo de seus clientes, garantindo efeitos melhores para sua estrutura de vendas como um todo.
Percepção de marca
Outro ponto importante que o remarketing auxilia é com a percepção da marca. Isso porque este contato posterior por outro canal de comunicação ajuda a manter o relacionamento entre consumidor e marca em atividade.
O ideal para uma empresa é que seus clientes queiram manter o contato e trabalhar de maneira mais expressiva para otimizar seus resultados. Quanto mais tempo um cliente passa em relacionamento com a marca, melhor são as vendas dela com ele.
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, é importante que você esteja presente no relacionamento, fazendo com que os consumidores de empresas de consultoria ambiental entendam sua possibilidade de se apresentar como uma boa solução a longo prazo.
Esse contato, principalmente se for em um canal fixo como o e-mail, pode ficar na caixa de entrada do consumidor, lembrando-o da existência de sua companhia e garantindo que ele terá uma comunicação mais efetiva quando tiver necessidade desse tipo de ação.
Mais conversões
O principal objetivo de qualquer empresa é conseguir lucro, e isso é possível através de conversões em venda. Todo o custo para aquisição de um cliente deve ser recuperado na hora da venda, bem como um valor de lucratividade para a empresa.
Quando um consumidor abandona um carrinho, neste caso, ele acaba prejudicando a empresa, uma vez que não há um retorno para esse tipo de atividade.
Por outro lado, as ações de remarketing buscam otimizar essas estruturas e aumentar o potencial de vendas de um software de bilhetagem de impressão, bem como de qualquer outro item.
Retargeting: o que é?
Depois de compreender melhor o conceito de remarketing, é hora de entender este outro elemento do marketing digital que consegue excelentes resultados, e muitas vezes é confundido com o primeiro.
O retargeting nada mais é do que a segmentação de anúncios para usuários que tenham interagido diretamente com a marca, independentemente do tipo de canal que ele usou para esse fim, por exemplo:
- Motores de busca;
- Sites de parceiros;
- Redes sociais;
- No próprio site da empresa.
Quando um usuário entra em seu site, ele recebe uma mensagem perguntando se aceita a instalação de cookies no navegador. Estes cookies são ferramentas de coleta de informação, que avaliam a forma como o usuário está navegando.
Dessa maneira, se ele se interessou por um item em particular, mas não seguiu em frente com a compra, o cookie ajuda a reencontrá-lo para que você possa oferecer uma nova oportunidade de negociação com sua consultoria telefonia empresarial.
Normalmente, a estratégia de retargeting utiliza ferramentas de impulsionamento de publicações e anúncios, o que permite que o usuário receba oportunidades de voltar ao carrinho de compra enquanto navega em outras páginas.
Dessa maneira, você consegue segmentar melhor ainda seus anúncios, encontrando pessoas que de fato tem um interesse genuíno no que você está oferecendo, aumentando assim a efetividade de suas ações.
Vantagens do uso de retargeting
Agora que você conhece esse processo e seu funcionamento, é importante ter em mente suas possibilidades e benefícios de utilização, para garantir uma estrutura adequada para seu atendimento como um todo.
Aumento em vendas
Um dos benefícios mais óbvios do retargeting é o aumento considerável em suas vendas. Quando você consegue impactar um consumidor que já tinha interesse em comprar um determinado item, é mais provável que ele converta suas vendas.
Por conta disso, é preciso ter uma boa estratégia, com a segmentação correta e o conhecimento de seu público-alvo para conseguir os resultados que está buscando efetivamente.
Além disso, é interessante trabalhar com landing pages que direcionam o usuário para o conteúdo relevante ao interesse demonstrado anteriormente, o que pode ser fundamental para você conseguir esse tipo de conversão com mais qualidade.
CAC
Também conhecido como Custo de Aquisição do Cliente, o CAC é a métrica que configura o quanto você está gastando para conseguir efetivamente uma conversão. Isso vai muito além dos gastos diretos em publicidade e propaganda, e deve incluir todos os esforços de vendas.
O salário de sua equipe, energia elétrica e até mesmo o aluguel do espaço físico de sua loja entram na conta do CAC, que deve ser reduzido sempre que possível. Quando você consegue trazer de volta um cliente que desistiu de uma compra, é uma maneira de diminuir esse valor.
Isso porque ele já passou por todo o processo de conquista, entendendo seu interesse e o que a empresa pode fazer para alcançar um bom posicionamento. Neste caso, os anúncios são gerados pelo próprio comportamento do cliente para uma otimização maior.
Branding
Esse conceito tem muito a ver com a própria marca e como ela quer ser vista no mercado. Este é um dos fatores mais importantes para o marketing digital, uma vez que impacta diretamente na forma como o público enxerga sua empresa.
Esse tipo de solução é muito importante para garantir uma presença mais expressiva na internet, possibilitando que a autoridade de sua marca seja consideravelmente maior do que de costume.
Considerações finais
No lugar de pensar em qual das duas estratégias sua empresa pode utilizar, é importante pensar em como aliar as ferramentas para conseguir um resultado muito mais expressivo de retorno de usuários.
O remarketing e o retargeting ajudam a conquistar consumidores que já estão com interesse em consumir o que você tem a oferecer, mas por algum motivo ainda estão com dúvidas para finalizar a negociação.
Por isso, é muito importante você conseguir esse tipo de estrutura com qualidade e otimizar seus recursos de maneira mais expressiva a longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.