Psicologia das cores: qual a relação com marketing?
A psicologia das cores é um elemento de estudo teórico que relaciona as emoções dos seres humanos diante das cores, e é por isso que tem sido tão utilizado no marketing.
Ou seja, compreender a psicologia da cor é essencial para o universo da publicidade, seja para designers, profissionais de marketing, estilistas e todos os profissionais que trabalham com produtos e serviços visuais, e em que as cores contribuem para impulsionar.
É por isso que a psicologia das cores considera os significados e os efeitos, negativos ou positivos, que as cores podem produzir no cérebro humano.
Se você já ouviu algo como “azul representa calma” ou “amarelo representa prosperidade e dinheiro”, saiba que essas apostas fazem muito sentido e, além disso, as cores podem:
- Repelir;
- Atrair;
- Despertar sentimentos;
- Influenciar o desejo de compra do produto.
Não é de admirar que especialistas de marketing renomados e grandes empresas de diversos setores, seja uma empresa de geoprocessamento ou de cosméticos, investem nessa psicologia de forma estratégica para melhorarem seus resultados.
Sem contar que, com base em algumas pesquisas realizadas nesse segmento, a cor é responsável por 85% das razões pelas quais os consumidores compram.
Se você quer se aprofundar no conceito da psicologia das cores e aprender como aplicá-la no marketing, então este artigo é para você. Trouxemos as informações mais relevantes sobre o assunto!
O que é a psicologia das cores?
A psicologia das cores é um conceito que engloba diversos estudos e análises sobre o efeito das cores na percepção humana.
Assim como existem aspectos importantes para utilização de um sensor de PH, por exemplo, existe uma pesquisa de cores muito relevante que começou entre os séculos XVII e XVIII e continua até hoje.
Um dos nomes envolvidos neste tema é Isaac Newton, já que esse renomado cientista da história ficou famoso pela descoberta de diferentes matizes após experimentos com a passagem da luz branca por um prisma.
Além dele, outros estudiosos como Johann Wolfgang von Goethe também se envolveu neste tópico.
Esse cientista e escritor alemão publicou um livro intitulado “A Teoria das Cores”, em 1810 (há mais de 200 anos) e um dos marcos de suas pesquisas sempre foi a defesa de que as cores causam diferentes efeitos sensoriais em cada pessoa.
Desde então, essa tem sido uma teoria aplicada tanto em lojas comerciais como em empresas de gerenciamento de áreas contaminadas, por exemplo.
Além disso, vários acadêmicos, artistas e investigadores têm pensado sobre este tema, e naturalmente existem visões diferentes e complementares sobre a psicologia das cores.
No entanto, existe uma opinião unânime neste contexto: o significado das cores pode ser mais complexo do que imaginamos.
Ou seja, não se trata de uma psicologia barata e sem fundamentos, é uma teoria bem estudada e aprofundada, assim como as teorias criadas para o desenvolvimento de nr15 ruídos, por exemplo.
Como a psicologia das cores impulsiona o marketing?
Você já entendeu que as cores podem estar relacionadas à nossa tomada de decisão. E o que é marketing se não uma forma de influenciar seu público-alvo a tomar uma decisão de compra?
Boas estrategistas de marketing sabem muito bem disso e ao aprovar a campanha também avaliam a relação de cores e tons que fazem parte da mensagem visual associada ao produto ou serviço que está sendo vendido.
Com base em dados, estudos e pesquisas, é possível entender a relação entre as cores e as mensagens que se deseja transmitir.
Por isso, por exemplo, uma campanha de sabonete infantil pode ser feita em tons pastéis de cores como azul, rosa, verde e amarelo. É altamente improvável que você encontre um produto desse tipo anunciado, por exemplo, em tons escuros de preto e roxo.
Mas em uma empresa que presta serviços de recarga de extintores RJ, por exemplo, o vermelho forte e amarelo fogo pode servir muito bem.
Portanto, sempre que você se deparar com um anúncio visual, observe a paleta de cores escolhida e veja como as marcas concorrentes podem estar usando tons semelhantes.
Como aplicar a psicologia das cores no marketing?
As evidências científicas não nos deixam mentir: as cores são fatores decisivos na hora de escolher um produto. Existem várias pesquisas que afirmam que o consumidor toma uma decisão de compra nos primeiros 90 segundos após interagir com um produto.
Existem outros aspectos que influenciam na conversão, mas para uma parte dos clientes (entre 62% e 90%), eles julgam a cor do produto.
Diante disso, fica um questionamento muito mais importante: como aplicar a psicologia das cores no marketing para despertar o amor à primeira vista nos clientes em potencial?
Não existe uma receita de bolo para isso, mas separamos algumas dicas incríveis para te ajudar a traçar estratégias com a psicologia das cores com grandes chances de sucesso. Fique atento aos tópicos abaixo!
Avalie o desempenho da cor
Você não deve escolher uma cor só porque parece boa. É importante saber o significado dela, a ligação entre os tons e a identidade visual que representa a sua marca, e assim escolher aquelas que evocam as melhores reações do seu público.
Em outras palavras, sempre analise o desempenho da cor diante dos consumidores através de estudos prévios e de acordo com os produtos de venda.
Em materiais como landing pages ou, por exemplo, na estrutura de e-mail marketing, é necessário realizar testes A/B e avaliar os resultados.
Na prática, esses testes permitem construir uma estratégia de marketing com mais de uma escolha de formato, conteúdo, layout e, no caso de botões ou CTAS, opções de texto e cores.
Por isso a importância de avaliar o desempenho de cada cor diante do que se quer promover.
Trabalhe com cores que ressoe sua marca
A escolha da cor é muito importante para a construção da marca de uma empresa. Pense bem: quais cores vêm à sua mente quando você pensa em marcas famosas, como a rede de fast food McDonald’s?
É provável que, com este exercício, você não apenas se lembre da composição cromática que mistura vermelho e amarelo, mas também tenha clareza sobre o logotipo em sua cabeça.
Se você pensar um pouco mais em outras marcas globais, vai perceber que todas elas, independentemente do segmento, usam a cor de forma estratégica, como:
- Nubank (roxo);
- Banco Santander (vermelho e branco);
- Cola-cola (preto e vermelho);
- Starbucks (verde e branco).
Assim como todas essas marcas, a sua marca também pode utilizar uma cor para fazer o público reconhecer melhor e engajar de forma dinâmica.
Como citamos no exemplo de serviços de recarga de extintores com as cores em vermelho, até mesmo o transporte de produto inflamávelda mesma empresa pode seguir o padrão de cor, afinal é uma marca que está sendo promovida.
Mais do que o significado comum, a paleta cromática da marca reforça a memória da empresa, além de criar uma conexão emocional com as pessoas.
Considere a experiência do usuário
Além de entender o significado da cor, outra estratégia de marketing simples e eficaz é usá-la para destacar informações importantes nas comunicações e eventos da sua marca.
Para isso, é fundamental considerar a experiência do usuário para garantir o sucesso de sua estratégia de marketing e conectar consumidores com bons sentimentos.
Vamos dar um exemplo prático? Se você vai construir um e-mail marketing para sua marca, seja uma escola de treinamento de produtos químicos ou um agência de turismo, vale ficar atento aos seguintes aspectos:
- Dê preferência às cores que tornam a leitura mais fácil;
- Entenda quais são as cores da personalidade do seu negócio;
- Chame a atenção em botões estratégicos;
- Teste e refaça quantas vezes for necessário.
Capturar a atenção dos usuários não é uma tarefa fácil no mundo dos conteúdos para internet, mas seguindo essas dicas você pode tornar a experiência do usuário agradável e influenciar positivamente suas ações.
Pesquise cores que convertem e medem seu público
Independentemente da técnica de marketing escolhida, é preciso de fato conhecer os hábitos e preferências de uma persona de negócios.
Fazendo bem essa “tarefa de casa”, já é meio caminho andado para a conversão e melhores resultados de vendas de clientes em potencial, mesmo se você venderpiso de bambu ou equipamentos de som e eletrônica.
Com base nessas informações das personas obtidas, você pode impulsionar anúncios em mídia paga com cores que têm melhor desempenho que está associada a uma marca.
Entender o significado das cores pode literalmente mudar sua estratégia. Afinal, para cada nicho, produto ou serviço, uma cor pode fazer toda a diferença para vender mais para seu público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.