Por que ter um e-commerce pode ajudar a impulsionar o seu negócio?
O e-commerce é um modo de fazer negócios que vem crescendo de maneira brusca nos dias atuais. Conforme o tempo passa, menos pessoas vão tendo medo de comprar on-line devido à praticidade e à segurança de se utilizar esse sistema, tendo em vista que certas práticas financeiras, como a conciliação cartão de crédito, estão sendo tomadas por consumidores para garantir a segurança de seu dinheiro.
Com isso, fica evidente que possuir um canal de vendas na internet pode angariar muitos lucros para uma empresa. Contudo, deve-se debruçar sobre o conceito de e-commerce e todos assuntos relacionados a esta forma de vendas, tais como as suas vantagens, o seu funcionamento, a divulgação dos produtos e os passos necessários para a montagem de um.
Afinal, o que é um e-commerce?
O termo “e-commerce” é proveniente do inglês e pode ser traduzido em português para “comércio eletrônico”, ou seja, vendas on-line. Trata-se de uma modalidade de comércio pautada na realização de negócios e transações financeiras por meio de plataformas e dispositivos eletrônicos, como tablets, computadores e smartphones. Além disso, todas as etapas da realização da compra são feitas dentro da própria internet, exceto a entrega do produto.
Todavia, é necessário ficar atento pois o conceito de e-commerce é utilizado por muitas pessoas de maneira equivocada. Frequentemente o termo e-commerce é usado para designar o que se chama de lojas virtuais, marketplace, vendas pela internet, entre outros. Isso está errado, uma vez que o nome e-commerce só pode ser dado a uma plataforma virtual própria de uma única empresa, a qual traz apenas produtos dela. Além disso, em um e-commerce, não existe intermediadores para a venda.
Tipos de e-commerce existentes
Dentro da área dos e-commerces, existem duas modalidades principais: o e-commerce B2B e o B2C.
Um e-commerce B2B (Business to Business, ou, em português, “empresas para empresas”) é feito por empresas que possuem como clientes principais outras empresas. Por essa razão, essa forma de e-commerce está mais voltada a vender matérias primas e/ou maquinários para outras firmas, apesar de poder vender outros tipos de produtos.
Para exemplificar esse fato, pode-se citar uma empresa que vende base para amaciante (uma substância utilizada durante a fabricação de amaciantes de roupas) para outras empresas. Além disso, um fato que vale a pena ser citado é que, por causa do porte maior das transações feitas nesse e-commerce, este precisa ter um sistema de funcionamento mais completo e mais organizado.
Um exemplo de produto que não se insere na categoria de maquinário e nem de matéria prima, mas que ainda é vendido para outras empresas, é a calça uniforme industrial. Lojas que vendem esse produto mostram que o e-commerce B2B também pode ser bastante amplo.
Nesse sentido, um e-commerce B2B deve ser capaz de trabalhar com variações nas condições de pagamento, na aprovação de cadastro e limite de crédito, na tabela de preços, no valor do frete e nos impostos. Isso quer dizer que fatores que geralmente seriam definidos unicamente pelo vendedor precisam ser pensados em todo o conjunto da negociação.
Já o comércio B2C (Bussines to Costumer) é aquele feito por empresas que vendem os seus produtos diretamente para um consumidor final, como é o caso de uma loja que vende cobertor microfibra solteiro para consumidores que vão utilizar esse produto. Nesse tipo de e-commerce, existe uma larga gama de produtos que podem ser comercializados, como: roupas, móveis, medicamentos, alimentos, eletrônicos, serviços, entre outros.
Como ocorre o funcionamento de um e-commerce
Vale a pena destacar que um e-commerce, como foi dito anteriormente, é responsável por tornar dois processos básicos totalmente virtuais: a venda e o atendimento ao cliente. Devido a esse fato, a empresa dona do e-commerce pode investir em estoque de produtos, controle de finanças e marketing. É importante frisar que quaisquer modalidades de produtos são passíveis de passar por estratégias de marketing, desde camisa polo personalizada para empresa até perfumes, por exemplo.
Além disso, um e-commerce precisa ter, antes de tudo, um site onde são vendidos os produtos. Para tal, a loja deve ser capaz de criar uma boa plataforma on-line a qual funcione 24 horas e sem problemas. Indica-se, nesses casos, o investimento em hospedagem, ou seja, pagar uma empresa para que ela deixe o site do e-commerce gravado em servidores próprios. Isso permite que esses sites fiquem funcionando por tempo ilimitado enquanto o serviço estiver sendo pago.
Por um lado, um e-commerce facilita e agiliza muito a gestão das vendas. Por outro, a logística deve ser bem mais pensada do que em lojas físicas. Nesse sentido, o processo da venda on-line ocorre da seguinte forma:
Primeiro, um cliente entra no site, escolhe o produto que deseja e faz o pagamento através do site. Este pode ser feito ou por boleto ou por cartão de débito ou crédito. Após isso, a loja responsável irá receber o pedido e despachar o produto. O transporte pode ser feito tanto pelo correio quanto por uma transportadora contratada.
A escolha da forma de entregar é por parte da empresa responsável, a qual precisa decidir qual é a melhor maneira de locomover os seus produtos. É importante frisar que o correio possui um limite de tamanho de produtos que podem ser entregues. Portanto, caso o e-commerce de uma empresa venda itens muito grandes, como é o caso de uma mesa saarinen oval, ela irá precisar uma transportadora especializada.
Quais são as vantagens de se ter um e-commerce
O comércio eletrônico não estaria sendo tão valorizado dentro da economia global se ele não trouxesse vantagens grandes tanto para as empresas quanto para os consumidores. Por essa razão, serão citadas todas as vantagens que um e-commerce pode trazer para um negociante:
- É fácil de começar;
- O investimento inicial é baixo;
- É possível oferecer mais informações sobre os produtos;
- O e-commerce funciona em tempo integral;
- A sua infraestrutura é menor;
- Sua segurança não é custosa;
- Pode-se criar um senso de urgência;
- Dificilmente o comerciante fica de fora do mercado;
- Existe uma flexibilidade para a venda;
- As atualizações acontecem em tempo real;
- O serviço pode ser incrementado por opiniões de terceiros;
- Existe uma integração com outros canais virtuais;
- Conteúdos podem ser compartilhados;
- O relacionamento com o cliente pode ser mais saudável;
- Há diversas formas de realizar o pagamento;
- Muitas oportunidades de venda surgem.
Uma das principais vantagens existentes em possuir um e-commerce é o fato de que ele permite que produtos e serviços sejam melhor divulgados dentro da internet. Isso só pode ser possível através das inúmeras ferramentas virtuais disponíveis e as estratégias de marketing digital, as quais serão abordadas a seguir.
Utilizando as técnicas de SEO para o e-commerce
O SEO (Search Engine Optimization) corresponde aos fatores que são considerados por ferramentas de busca tais como Google e Bing para ranquear e organizar a aparição de conteúdos no momento em que uma pessoa faz uma pesquisa. Assim, um e-commerce pode ficar mais em evidência dentro dos sites de busca caso ele produza conteúdos que sejam considerados interessantes ou relevantes para usuários.
Trata-se das estratégias de marketing de conteúdo, as quais podem colocar um e-commerce mais em evidência. Dessa forma, um e-commerce que vende toca para gatos, por exemplo, pode receber maior destaque dentro da internet caso o seu site oficial passe a criar conteúdos relacionados a assuntos de gatos. Com isso, é possível publicar textos que mostram dicas de como brincar com gatos ou as vantagens de se ter uma toca para os gatos.
O mesmo pode acontecer com uma empresa que produz caixa de papelão para embalagem. Nesse caso, os conteúdos que podem ser desenvolvidos no site de e-commerce costumam ter um caráter mais técnico, tendo em vista que as caixas de papelão são vendidas para outras empresas. Assim, tais itens precisam contar com uma descrição de seus produtos, bem como dicas de como criar embalagens interessantes, entre outros assuntos.
Tendo em vista os temas abordados acima, verifica-se que o e-commerce é uma modalidade de negociação que vem crescendo de maneira exponencial nos dias atuais. Tudo isso é um reflexo da maneira como a tecnologia e a internet está fazendo parte da vida das pessoas, onde tudo pode ser feito de maneira prática e rápida. Todavia, isso não significa que começar um e-commerce é uma tarefa fácil. Diversas etapas importantes precisam ser seguidas com foco, determinação e estratégia para que uma empresa consiga se destacar no mundo virtual perante os seus concorrentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.