O que é CPA em marketing?
No mundo do empreendedorismo, os gestores costumam abordar os problemas com métricas de negócios justamente para tomar as melhores decisões, e o custo de aquisição (CPA) é uma métrica muito importante para todos os tipos de negócios.
O custo por aquisição é uma das principais métricas para sites de geração de leads no mercado digital. O gerenciamento de campanhas com base no CPA ajuda os anunciantes a entender a real eficácia de suas campanhas publicitárias.
Até mesmo em uma empresa PGR, por exemplo, essa métrica é essencialmente importante de ser monitorada e estruturada nas campanhas.
Basicamente, o valor do CPA é o custo médio gasto em estratégias de marketing para cada conversão ou transação obtida pelos anúncios.
Em outras palavras, o CPA é uma métrica que podemos definir como “financeira”, que permite medir em tempo real o impacto que as campanhas de marketing online têm.
Sejam elas de marketing de afiliados, palavras-chave através do Google Ads, redes sociais, conteúdos, e-mail marketing ou medir as atividades de SEO feitas no site.
Como o CPA funciona no marketing?
A forma de marketing digital CPA é baseada em um modelo de publicidade que pode incluir diversos tipos de custos com editores, afiliados, anunciantes e redes CPA.
Ou seja, para isso já existe até mesmo uma plataforma, a CPA Network, que reúne afiliados dispostos a ganhar comissões promovendo produtos e empresas que desejam divulgar seus produtos.
Os anunciantes costumam usar a rede CPA para obter os melhores afiliados que podem anunciar seus produtos, até mesmo exaustores para empresas, por exemplo.
O anunciante pode ser um editor ou influenciador que pode criar conteúdo bom e relevante e já possui um público estabelecido. A rede CPA é parte integrante deste modelo de marketing porque permite combinar afiliados e anunciantes.
Dessa forma, os influenciadores podem endossar o produto para qual fazem as campanhas enquanto ganham uma comissão sobre as vendas por meio dele.
Por outro lado, as empresas podem atingir uma base de clientes mais ampla do que podem alcançar. Outra função importante da rede CPA é gerenciar o relacionamento entre anunciantes e editores e gerenciar pagamentos.
Resumidamente, até mesmo uma fabrica de saco de rafia, por exemplo, pode alcançar resultados visíveis de forma exponencial.
Por que o CPA é importante no marketing?
Não é sem razão que a publicidade CPA é uma das tendências de marketing digital mais populares do momento. Para entender a importância fundamental do marketing CPA, precisamos analisar como ele funciona.
Como forma de marketing online, ele é usado quando uma empresa realiza marketing de afiliados em sites externos, mídias sociais ou blogs.
Quando um anúncio exige que uma empresa de locação de multifuncional no ABC pague uma taxa específica por cada clique no anúncio, ele é chamado de custo por clique (CPC).
Mas ao usar o contrato de publicidade CPA, o editor e a empresa concordam em pagar um valor fixo por cada ação ou compra. Isso coloca um pouco de pressão extra sobre os editores, pois suas habilidades ajudarão a realizar a ação.
Mas os anúncios CPA são de baixo risco para o anunciante porque ele não precisa pagar por anúncios que são executados, mas não convertem. Também é benéfico para os editores, que têm espaço de anúncio extra para preencher.
Mas lembrando que a publicidade CPA também é baseada no desempenho porque, em última análise, é o desempenho do leitor ou espectador que determina a taxa.
Portanto, se uma empresa deseja fazer esse investimento para seus anúncios, pode usar também o desconto de títulos factoring, principalmente se for uma empresa de comércio.
Quais são os 3 tipos de CPA no Marketing Digital?
Dependendo de como funciona o modelo de publicidade CPA, ele pode ser dividido em três tipos:
1. Pagamento por ação
Nesse tipo de marketing de CPA, o editor só recebe comissão quando um cliente realiza determinada ação. Essa ação pode incluir visitar o site de um anunciante, inscrever-se para uma avaliação ou assinar um boletim informativo.
Nesse sentido, se um usuário pesquisa sobre “aluguel de galpão preço”, encontra o site da sua empresa, mas não finaliza essas interações das campanhas introduzidas, não haverá o custo de aquisição.
2. Pagamento por venda
Nesse modelo, os anunciantes pagam aos editores uma porcentagem do preço de venda do produto de acordo com a estratégia de marketing do afiliado depois que um cliente compra um item. Os editores só recebem uma comissão se uma venda for feita.
3. Pagamentos recorrentes
Além das categorias “pagamento por ação” e “pagamento por venda”, também existem programas de afiliados em que eles pagam uma comissão única cada vez que um cliente faz uma compra.
No entanto, o modelo de afiliado de pagamento recorrente garante que os editores sejam pagos quando os clientes fizerem compras repetidas.
Benefícios do CPA no marketing
O CPA tem muitos benefícios no marketing digital, principalmente porque pode de fato alcançar um público mais amplo e maior retorno sobre o investimento em anúncios (ROAS) para os anunciantes. Alguns outros benefícios proeminentes são:
Publicidade abrangente
Ao fazer parceria com editores, as empresas podem aumentar o reconhecimento do produto entre um público mais amplo.
Isso ocorre porque influenciadores e criadores de conteúdo têm públicos que confiam neles. Portanto, promover seus produtos em seu site cria reputação e reconhecimento de marca.
Aumento do ROI
O marketing CPA oferece um ROI (retorno sobre investimento) maior porque a empresa só paga uma comissão quando faz uma venda. As comissões podem ser uma porcentagem do preço de venda ou uma taxa fixa. Isso torna o modelo altamente acessível.
Redução de risco
O marketing de CPA é essencialmente uma forma de marketing de afiliados de baixo risco. Você só paga depois de obter vendas.
Isso garante que todas as referências que você receber serão de valor. Ao mesmo tempo, as chances de afiliados enganarem o sistema para aumentar o tráfego do site ou aumentar artificialmente os cliques são bastante reduzidas.
Portanto, se você quiser fazer seu negócio de automação para ar condicionado realmente crescer e expandir, pode utilizar essa estratégia.
Fácil de usar
Configurar uma campanha de CPA é relativamente fácil. Você pode simplesmente escolher uma rede e uma cotação adequada com baixos custos iniciais.
Alternativamente, você pode nomear um gerente de afiliados para negociar acordos e ganhar comissões pagas automaticamente pelo processador de pagamento de sua escolha.
Diferença entre CPA, CPM, CPC
O CPA você já sabe que é custo por aquisição, e citamos brevemente que CPC é custo por clique.
Então, antes de saber a diferença entre essas métricas importantes, é preciso esclarecer que o CPM é o custo por mil impressões, ou seja, a cada mil cliques e interações com seu anúncio, há o custo.
A diferença entre eles é a relação entre o usuário e o anúncio. Esses três tipos de métricas fornecem uma medida precisa do que está acontecendo em sua campanha, sejam impressões (visualizações), cliques ou aquisições.
Os CPMs só são cobrados depois que sua campanha for visualizada por 1.000 pessoas. Escolher esse método só faz sentido se você estiver em um local com tráfego relevante. É comumente usado nos principais sites de notícias e blogs de referência.
Para CPC, você paga por cada clique em sua campanha. Esse tipo de métrica faz mais sentido no AdWords porque um clique significa uma conversão valiosa. Usando esse método, você pode saber exatamente quantas pessoas clicaram em seu anúncio.
Dos três métodos, o CPA é o mais caro. Você só será cobrado quando atingir o objetivo final da sua campanha, que pode ser preencher formulários de lead, assistir a vídeos ou até mesmo fazer uma venda.
O processo de escolha do melhor método de coleta é uma combinação de fatores:
- Objetivos da campanha;
- Estratégia;
- Orçamento disponível;
- Público-alvo;
- Plataforma.
O processo de seleção pode ser muito trabalhoso. Uma ótima forma de conhecer melhor cada pessoa é testando por meio de atividades de baixo custo. Dessa forma, é possível avaliar como cada atividade se comporta e compensa.
Agora que você entende o que esses termos significam e como funcionam suas métricas, é hora de aplicar esse conhecimento no seu dia a dia para melhorar sua análise de dados e portanto seus resultados.
Pensar de forma mais estratégica pode levar a uma melhor compreensão de como as empresas, sejauma empresa de terceirização recepção ou de logística, interagem com seus públicos e como eles percebem uma marca.
Pois todos os processos de comunicação serão adequadamente implementados para uma melhor visão dos consumidores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.