O papel do marketing de produto no sucesso das empresas
Até que um cliente opte por fazer uma compra, muitas coisas devem ser consideradas, como o preço, as estratégias de divulgação utilizados por uma marca e até o foco dado a essa mercadoria, destacando seus atributos por meio do marketing de produto.
Tudo isso deve ser considerado por parte de um negócio, de modo a garantir com que os melhores resultados sejam alcançados, permitindo assim não só a manutenção da empresa, como também levá-la a outros espaços, diante de seu crescimento no mercado.
Ao mesmo tempo não é como se isso fosse algo simples de se conquistar, sendo importante considerar tanto as oportunidades como os desafios que estão presentes no mercado, equilibrando tudo para que a melhor performance venha a ser alcançada.
Esses são os desafios de qualquer tipo de empreendimento, indo desde uma empresa de jardinagem que acaba de abrir suas portas até uma uma multinacional do ramo da indústria, sendo importante para ambos tomarem as melhores decisões em suas áreas.
Até porque mesmo lidando com segmentos tão distintos, existe algo em comum que une não só as empresas citadas, mas também o mercado de uma maneira geral, sendo no caso a expectativa do público em cima da experiência que será oferecida a si.
É a partir de sua satisfação com um produto ou serviço que tal consumidor pode voltar novamente a fazer negócios com tal companhia, além de poder indicá-la para conhecidos ao seu redor, ampliando ainda mais os resultados dessa marca em particular.
É por isso que a citada empresa de jardinagem deve olhar com atenção a qualidade dos serviços a serem oferecidos, como a aplicação de forração para jardim, por exemplo, reconhecendo como a percepção positiva do público pode impactar de forma positiva.
Tudo isso aponta para a importância de uma empresa não só saber como divulgar sua imagem, mas também dar um foco especial naquilo que vendem, pois no fim é isso que será responsável pelo desempenho final de uma companhia com o seu público.
O positivo nesse sentido é a presença de uma vertente do marketing que é responsável justamente por esse tipo de performance, valendo então ser considerada com mais atenção por quem está em busca de conquistar um melhor resultado dentro do seu negócio.
O diferencial do marketing de produto
O propósito do marketing como um todo é garantir com que os melhores resultados possam ser conquistados dentro do mercado, com isso estando atrelado de forma independente ao segmento da empresa ou então o tipo de público que se busca alcançar em uma área.
O ponto é que o mercado se apresenta de uma maneira cada vez mais ampla, apontando para um amplo número tanto de perfis de audiência como de negócio, o que faz com que o marketing tenha que se adaptar a tudo isso, para alcançar uma maior performance.
Entre essas variações temos estratégias como o marketing digital, marketing de conteúdo, entre muitas outras. Boa parte dessas táticas estão voltadas a garantir uma melhor conexão com o público, dando uma atenção em particular para a sua audiência de interesse então.
Por mais que olhar para todos esses espaços seja importante para uma companhia, para que o público recorra a uma empresa em particular ao buscar pelo serviço de locação de plataforma elevatória, uma atenção deve estar na qualidade da plataforma oferecida.
É justamente nesse sentido que surge o valor do marketing de produto, tratando-se de uma estratégia de mercado que olha especificamente para as características da mercadoria a ser vendida, buscando formas de trabalhar esse item, vendendo-o melhor ao público.
Por outro lado é importante ter cuidado para não confundir com o movimento de gestão de produto, esse estando preocupado com o desenvolvimento dessa mercadoria, se preocupando então com a composição e definição do item que será comercializado.
O marketing de produto, por outro lado, possui uma atenção um pouco mais específica, estando preocupada na forma em que essa mercadoria é apresentada no mercado, chegando a trabalhar também com a sua embalagem, destacando-se entre as prateleiras.
O mesmo pode ser dito sobre produto de maior porte, como um misturador de argamassa a ser usado em obra, onde a qualidade específica deste equipamento junto da forma em que ele é apresentado ao público pode influenciar no índice de vendas de tal produto.
No geral, sendo então uma estratégia que merece bastante atenção do mercado, ainda mais diante dos benefícios que podem ser conquistados a partir da sua aplicação.
As vantagens do marketing de produto
Ao se trabalhar com esse tipo de estratégia se torna possível melhorar a percepção do público em cima de um produto específico, tal como um piso laminado durafloor pode trazer uma decoração de maior destaque para um imóvel em particular.
E esse é apenas um dos benefícios que podem ser conquistados, sendo válido destacar também outros como:
- Aumento de vendas;
- Conexão com o público;
- Melhor experiência aos clientes;
- Lidar melhor com seus concorrentes.
Uma série de pontos que apontam para o sucesso de um negócio tanto a curto como a longo prazo, fazendo dessa estratégia tão importante dentro do mercado, ainda mais diante do mercado competitivo que encontramos atualmente, com diferentes ofertas disponíveis.
Sendo assim, para que seja possível ter acesso a todos esses benefícios, basta então saber como trabalhar com esse tipo de estratégia junto à sua empresa.
Colocando em prática o marketing de produto
Para que uma empresa tenha sucesso em suas vendas, um bom trabalho de marketing se mostra essencial, existindo diversas maneiras de se colocar em prática esse tipo de estratégia, com uma delas sendo o criado marketing de produtos.
Ao trabalhar com esse tipo de tática é possível ampliar o seu número de vendas, além de muitos outros pontos positivos, conforme foram citados anteriormente. Para se garantir então tal performance, as seguintes práticas são recomendadas:
Criação de persona
Uma persona de marketing se trata de um personagem criado em cima das características principais do seu público-alvo. A partir dessa persona se torna mais fácil vender um filtro para piscina, criando uma estratégia que responda às expectativas do seu público.
É preciso olhar para as demandas da sua audiência e garantir que elas sejam respondidas por meio do uso do seu produto, facilitando assim a criação de uma campanha voltada à características de tal mercadoria, por exemplo.
Plano de lançamento
Para que um produto seja bem reconhecido no mercado, é importante que ele marque sua presença desde o seu lançamento, sendo essencial a criação de um plano de divulgação em tal sentido, facilitando dessa forma a apresentação de tal item aos consumidores.
Lembrando que relançamentos devem ser considerados também, seja mudando sua embalagem, fórmula ou qualquer característica que possa chamar a atenção do público de forma positiva após um certo tempo disponível à venda no mercado.
Estratégia de preço
Conhecida como pricing, esse tipo de tática envolve a definição da melhor estratégia de preço, deixando assim o seu produto em uma melhor posição no mercado, criando assim algo de atrativo ao público, mas que também traga lucro ao fornecedor.
Jornada de compra
Para garantir que o público possa de fato adquirir um produto ou assinar um serviço, é importante acompanhar toda a jornada de compra de tal indivíduo, começando pelo seu interesse por um serviço de aterramento elétrico até a contratação por tal ofício.
Ao acompanhar essa trajetória, é possível criar uma melhor estratégia comercial, passando por etapas que facilitam a venda de uma mercadoria, oferecendo táticas e até mesmo conteúdos que possam criar uma relação com o público, convertendo-os em clientes.
Canais de divulgação
O marketing de produto trabalha também em busca da melhor divulgação de uma mercadoria, para isso é necessário estar presente nos melhores canais disponíveis, o que hoje inclui as redes sociais, sites entre outras plataformas disponíveis na internet.
Além do meio digital, é importante não deixar de lado mídias vistas como tradicionais, tais como jornais e TV, contanto que exista ali a atenção por parte do seu público-alvo, permitindo a uma administração de condomínios, por exemplo, se divulgar melhor.
Diferenciais do produto
Por último, é sempre de destaque dar atenção aos diferenciais que um produto pode exibir, fazendo assim com que ele receba um interesse especial dentro do mercado, ampliando assim as suas possibilidades de venda, ainda mais frente aos seus concorrentes.
A partir desse trabalho específico trazido pelo marketing de produto se torna possível ampliar sua performance no mercado, ampliando o seu número de vendas, mas batendo também outras metas que possam ser positivas para a sua empresa.
Para garantir tudo isso basta então saber como melhor recorrer ao marketing, usando também de uma atenção em particular, nesse caso em cima das características de um produto em si.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.