Marketing Cloud: entenda o que é
O Marketing Cloud é uma técnica de marketing digital moderna, que tem ganhado muito espaço entre os empreendedores por sua gama de novas possibilidades.
Inclusive, é importante dizer que se manter relevante no mercado com sua empresa de locação de guindaste, bem como com qualquer outra, é um processo que demanda inovação e metodologia.
Uma cria do processo conhecido como transformação digital, o modelo de marketing cloud utiliza a nuvem como uma forma de integrar suas estratégias e ferramentas disponíveis para realizar ações de marketing.
Esse tipo de recurso é muito importante para otimizar e agilizar uma série de processos relacionados ao seu planejamento de marketing, enquanto ao mesmo tempo otimiza ainda mais a experiência que você deseja passar para o consumidor.
O processo de transformação digital já é uma realidade, e é bem mais próximo do que parece. Enquanto o termo evoca grandes máquinas futuristas e avanços cinematográficos, na realidade esse processo está muito mais próximo do usuário comum.
A popularização de material tecnológico, e avanços criados para tornar o dia a dia mais funcional e otimizado são muito importantes para a transformação digital, trazendo-a para mais perto dos consumidores.
O mercado entende essa realidade, e em grande parte modifica seus propósitos e projetos para conseguir oferecer ferramentas necessárias para isso.
Hoje, a maioria das empresas já possui um grande espaço digital, seja através de e-commerces e sites, ou utilizando tecnologia de ponta para otimizar seus processos internos e conseguir tomar a frente da concorrência na industria de paineis eletricos.
A potencialização de processos digitais tem sido particularmente muito importante para a maioria das empresas. Setores de marketing antes tinham uma série de problemas para conseguir dados relevantes para estruturar suas estratégias.
Hoje, com as ferramentas digitais, esse processo se tornou muito mais simples, mas ele ainda tinha alguns custos elevados, principalmente com relação ao armazenamento de informações.
Os servidores não só possuíam valores altos de manutenção, mas também necessidade de espaço físico, o que custava para a empresa com refrigeração, energia e outros recursos necessários para manter esse tipo de ação funcionando.
A nuvem então surgiu como uma mudança drástica nesse tipo de ação, fazendo com que inúmeras empresas tenham migrado rapidamente para ela.
Inclusive, é importante dizer que seus benefícios se provaram muito relevantes, e o funcionamento mais prático otimizou ainda mais esse processo para uma empresa de portaria, bem como para uma de qualquer outro ramo.
O que é o marketing cloud?
Embora muitos empreendedores não usem esse termo ainda, é muito provável que já utilizem a computação em nuvem tanto em seu dia a dia quanto na empresa. Normalmente, estes serviços utilizam servidores externos para armazenar informações.
Isso significa que não há necessidade de ter um espaço físico para você conseguir trabalhar adequadamente. Além disso, normalmente o servidor em nuvem está disponível para qualquer pessoa autorizada.
Dessa maneira, você pode acessar os dados que precisa em qualquer lugar do mundo, necessitando apenas de um dispositivo que tenha acesso à internet, seu login e senha para acessar o material e está pronto para utilizar a ferramenta.
Quando você fala de Marketing Cloud, está inserindo esses elementos de nuvem dentro do conceito de comunicação de sua empresa de elevadores. Assim, você consegue uma integração maior de todas as estratégias e ferramentas usadas durante uma campanha de marketing.
Existem diversas soluções dentro da automação que são pensadas diretamente para o marketing, e que podem ter grandes benefícios quando utilizadas em conjunto dentro de uma ferramenta de nuvem, como:
- Análise de dados;
- Gestão de redes sociais;
- Segmentação de público;
- Criação de conteúdo.
Praticamente todo o processo de integração de sua empresa passa por isso, otimizando suas ações e possibilitando uma estrutura de marketing mais adequada para suas necessidades, com resultados muito interessantes.
O marketing cloud na prática
Entender o marketing cloud é uma maneira de trabalhar adequadamente com ele, independentemente de sua estrutura e de como esse formato consegue dialogar com sua empresa como um todo.
A época atual prioriza a experiência do usuário em todas as ações da empresa, e entender estes recursos é importante para que você consiga trabalhar com mais efetividade, possibilitando suprir demandas com sua empresa de projetos elétricos de forma mais adequada.
Conseguir estes resultados, entretanto, demanda muita eficiência da parte da empresa, bem como rapidez no atendimento para dar conta da velocidade que o consumidor precisa. Por isso, quanto mais você consegue juntar esse tipo de estrutura, melhor.
Com o marketing cloud, é possível criar e gerenciar uma série de atividades de marketing diretamente da mesma plataforma, sem que você precise acessar diversos canais diferentes para conseguir seus resultados.
Por conta disso, é importante entender suas possibilidades e aproveitar melhor a forma como sua equipe consegue trabalhar para garantir uma interação maior e otimizar sua interação com os consumidores.
Até mesmo o envio de mensagens personalizadas e a organização de contatos pode ser realizada nesse processo, que muitas vezes ajuda a integrar também suas equipes internas. O conceito de vendarketing é um que tem sido muito aplicado com esse formato.
Até pouco tempo atrás, os setores de marketing e vendas de uma agencia de limpeza eram vistas como rivais. Por lidarem com o mesmo consumidor, muitas vezes era criado um ambiente de competição entre as duas equipes, o que acabava sendo prejudicial para a empresa.
O vendarketing é uma estratégia que busca unir os dois setores para apresentar resultados mais efetivos de conversão de clientes. Neste processo, a equipe de marketing vai trabalhando com o consumidor até o momento em que ele está pronto para a abordagem de vendas.
Conseguir este processo, entretanto, demanda uma atenção especial para a comunicação entre as duas equipes, que devem estar em conjunto para que isso funcione corretamente e o consumidor não sinta essa mudança de forma brusca.
Com o marketing cloud, todas estas informações serão acessadas em tempo real, possibilitando que uma equipe veja as ações que a outra está fazendo. Isso evita uma série de problemas que podem ser encontrados ao dificultar a comunicação.
Quando o marketing entende que o consumidor está pronto para uma abordagem mais direta, ele sinaliza através da nuvem para os vendedores, que podem avaliar o consumidor com todas as ações realizadas anteriormente ao verificar o histórico de comunicação.
Dessa maneira, você consegue uma estrutura de atendimento muito mais adequada para seus processos como um todo, seja em uma consultoria engenharia elétrica ou qualquer outra empresa, ampliando suas chances de engajamento consideravelmente.
Veja quais são os benefícios do marketing cloud
Para você entender a importância desse processo em suas ações de marketing, é interessante pensar nas principais vantagens que o formato tem a oferecer. Isso ajuda a entender melhor suas possibilidades e o que você pode conquistar a longo prazo.
Vale lembrar que cada companhia é única, e a forma de aplicar o marketing cloud pode render resultados diferentes para cada empresa, independentemente de você estar fazendo as mesmas ações que outras marcas.
Por isso, entender sua realidade e como utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível é muito importante a longo prazo.
Aumento de produtividade
Com a automatização de tarefas e a utilização da nuvem para integrar uma série de mecanismos, você acaba otimizando a produtividade de suas equipes responsáveis pelo marketing, trabalhando com mais velocidade e reduzindo o trabalho repetitivo.
Dessa maneira, sua equipe pode focar em atividades mais complexas, que demandam uma atenção especial de suas atividades em uma empresa de impermeabilização, por exemplo.
Melhorar ROI
O Retorno sobre Investimento (ROI) representa o valor que o usuário paga pela compra de um produto ou serviço. Ele deve ser sempre maior que o custo para converter esse consumidor, também conhecido como CAC.
Com ferramentas online, você consegue trabalhar com muito mais efetividade e garante uma estrutura adequada para seus resultados, uma vez que o gasto com os serviços em nuvem acaba sendo muito menor.
Segurança digital
Um dos maiores receios de qualquer consumidor atual é ter seus dados vazados ou roubados por um hacker. Nesse aspecto, o marketing cloud oferece uma solução segura e simples através da utilização de ferramentas na nuvem.
Normalmente, as empresas que oferecem esse tipo de serviço são muito qualificadas em segurança digital, e apresentam todos os elementos necessários antes mesmo de você contratar os serviços, garantindo mais tranquilidade para a empresa e seus clientes.
Considerações finais
O marketing cloud é uma excelente inovação para o universo do marketing digital, e pode ser utilizado com ferramentas de qualidade. Quanto mais você otimizar seu uso, melhor ficará o resultado final para a empresa.
Embora muitas pessoas acreditem que se trata de um processo complexo de integração, na realidade acaba se tornando uma ferramenta simples, com a qual é possível trabalhar com apenas algumas mudanças e de forma muito intuitiva.
Estar ligado às inovações tecnológicas é estar sempre à frente em seu segmento de atuação, possibilitando uma posição de liderança.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.