Porque fazer a integração entre os setores de marketing e vendas
Quando você está estruturando sua empresa, é importante ter atenção a alguns detalhes para conseguir resultados efetivos, principalmente ao trabalhar com equipes. É o caso dos setores de marketing e vendas, que tem um forte potencial de aprimorar suas ações.
É muito comum que os setores de marketing e vendas sejam vistos como antagonistas em uma empresa.
Esse tipo de pensamento é antigo e defasado, mas ainda está enraizado em muitas companhias que ainda perdem oportunidades por conta disso.
Esse tipo de pensamento vai da ideia de que o marketing cria apenas imagens e propagandas, enquanto as equipes de vendas estão focadas no processo de fechar contratos.
Entretanto, quando as duas equipes estão em união, as chances de sucesso são muito maiores, seja para uma distribuidora de produtos de limpezaou de cosméticos.
O que é o marketing?
O conceito de marketing ainda é uma discussão acadêmica até os dias de hoje, por isso é muito difícil definir em poucas palavras o que exatamente é o marketing.
Entretanto, é possível ter uma ideia ampla do que ele é na prática para as empresas de projetos de engenhariaou de finanças.
Uma ação de marketing é criada para entender o mercado e atender as demandas que ele exige da melhor maneira possível, conseguindo compreender como o cliente se comporta e como você pode satisfazê-lo.
Um cliente satisfeito tem uma propensão de fechar negócios muito maior do que aquele que não teve uma experiência satisfatória, e ele ainda pode se tornar um promotor da empresa, divulgando-a em suas redes de contatos e defendendo-a quando necessário.
Esse tipo de processo de fidelização é o principal resultado de uma ação bem feita de marketing, garantindo que você conseguirá um cliente costumeiro que ainda ajudará empresas de serviços para condomínios a se posicionar melhor no mercado.
Trabalho com vendas
Já a equipe de vendas muitas vezes trabalha com o processo diretamente. Estes profissionais são responsáveis por conseguir a transação de troca do produto pelo valor pré-estabelecido.
A venda vai muito além de simples transações com produtos. Entre o conceito, podemos citar:
- Bens;
- Informações;
- Ideias;
- Eventos.
Qualquer proposta que sua empresa tiver pode ser vendida, e para isso é preciso que a equipe de vendas esteja integrada para que consiga apresentar resultados satisfatórios, sobretudo com relação a itens que têm alta rotatividade.
Uma empresa depende das vendas para se manter economicamente, uma vez que elas geram o lucro esperado para que o distribuidor de material para construção pague todas as contas e consiga resultar em lucros, possibilitando a manutenção da saúde financeira da companhia.
Por isso, é muito importante que a equipe de vendas saiba trabalhar com efetividade e entenda o momento certo de agir para conseguir resultados mais expressivos. Esse tipo de ação é fundamental para você alcançar um bom resultado.
Qual a relação entre ambos?
Pensar no marketing e nas vendas não é algo tão longe quanto se imagina. A verdade é que ambos os setores se completam, e quando trabalham juntos, conseguem uma preparação muito mais efetiva para melhorar sua empresa.
As ações de marketing deixam o consumidor no ponto certo para o avanço do time de vendas, que identifica a hora de apresentar-se como uma oportunidade para que o cliente opte por fechar negócios, conseguindo a conversão que era esperada.
O marketing costuma trabalhar com quatro pontos básicos, conhecidos como os quatro P ‘s. São eles produto, praça, promoção e preço.
Cada um deles é importante para que você entenda o mercado e como você pode se posicionar nele, identificando para os clientesonde comprar cimento queimado.
Dessa forma, a equipe de marketing consegue pensar em toda a experiência vivida pelo cliente, realizando a precificação correta do produto, identificando necessidades e desejos em particular e outras ações.
Para isso, existe uma série de fatores que são levados em conta desde o início da atividade de marketing, quando ainda está acontecendo o planejamento estratégico e se pensa em como atrair os consumidores.
A equipe de marketing então faz uma extensa pesquisa de mercado, conseguindo identificar seu nicho e como a empresa está posicionada no mercado em que está inserida, comunicando-se diretamente com seu público.
O marketing então começa a criar ações ativas para atrair estes consumidores, divulgando o material e tentando engajar o interesse desse público pré-definido para conseguir mais ações de qualificação do cliente.
A equipe de vendas então recebe um potencial cliente trabalhado e segmentado, com muito mais chances de fechar negócios com uma empresa de portaria eletronica.
A equipe de vendas terá que fazer toda a parte do atendimento e tirar as últimas dúvidas do cliente, criando um ambiente de conforto com o qual eles possam se sentir à vontade para fechar o negócio.
Por estar nessa última etapa da negociação, a equipe de vendas tem a possibilidade de coletar um feedback mais profundo sobre a relação que o usuário teve na experiência de compra com sua empresa.
Dessa maneira, a equipe de vendas pode identificar para a equipe de marketing quais foram os pontos fortes e fracos da negociação, para que ambos possam trabalhar de maneira mais efetiva e conquistar resultados muito melhores para sua empresa como um todo.
Trabalhando com ambos os conceitos
Existem algumas ferramentas que ajudam você a identificar a necessidade de trabalhar com ambos os setores em harmonia. Tratam-se de possibilidades muito importantes no mercado atual, que podem fazer a diferença para sua empresa.
Quando você trabalha com estes conceitos, é muito mais fácil integrar suas equipes e conseguir resultados mais satisfatórios, conquistando uma estrutura de qualidade para seu atendimento ao público desde a descoberta até o fechamento da negociação.
Funil de vendas
O funil de vendas é uma estratégia muito eficiente de marketing digital.
Ele estrutura todo o processo da jornada de compras, que um consumidor faz desde o momento que descobre sua empresa de projetos de engenharia até o ponto de fechamento de contrato.
O funil se divide em três grandes grupos, o topo, o meio e o fundo do funil, que se baseia no atendimento e contato que o cliente possui com a empresa.
Neste caso, o diálogo com a equipe de vendas está no fundo do funil, e é fundamental para o fechamento dos negócios.
Entretanto, durante o topo e o meio do funil, o setor de marketing é o responsável por trabalhar de forma eficiente o contato com o potencial cliente, inserindo informações relevantes e conteúdos de qualidade para que ele se interesse.
Assim, as duas equipes trabalham em conjunto para levar um usuário visitante de sua loja virtual até a fidelização, tornando-o um aliado da empresa que muitas vezes fará um bom trabalho com esse tipo de ação.
Uma das grandes vantagens do trabalho com o funil de vendas é a utilização de marketing de conteúdo, que ajuda a qualificar melhor os clientes e a diminuir as dúvidas e questionamentos durante o processo.
Dessa forma, você consegue alcançar uma quantidade muito maior de vendas com qualidade e trabalho em equipe, garantindo uma estrutura mais adequada para suas ações.
Criação de anúncios
Outro ponto importante para o trabalho em conjunto das equipes é a criação de anúncios. Embora a estrutura das propagandas e as ideias sejam do departamento de marketing, a equipe de vendas pode dar informações valiosas sobre este processo.
Por estarem mais próximas dos clientes, principalmente nas etapas finais, os atendentes da equipe de vendas se comunicam melhor e conseguem entender o perfil de consumidor que sua fábrica de uniformes personalizados está atraindo.
Além disso, eles conseguem passar informações cruciais para a criação de anúncios que sejam muito mais efetivos para sua empresa, aproveitando melhor suas ações para alcançar resultados na questão de vendas.
Pós-venda
O pós-venda também é uma importante capacidade de trabalho em conjunto, uma vez que a equipe de vendas pode receber informações importantes da equipe de marketing para manter o interesse do consumidor.
Dessa forma, mesmo que o cliente encerra um ciclo com a empresa, ele estará pronto para voltar a participar do funil de vendas, dessa vez como um cliente fidelizado.
Isso significa que ele irá pular diversas etapas e acabará sendo convertido muito mais rapidamente.
Esse tipo de ação ajuda a criar uma frequência maior de compra para sua empresa gastando menos para a aquisição destes clientes.
Considerações finais
O trabalho em sua empresa consegue resultados muito mais expressivos quando os setores decidem trabalhar juntos em prol de resultados mais satisfatórios. Portanto, é o momento de apresentar os benefícios de ambas as equipes estarem juntas.
O processo de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais também tem um forte impacto para mudar essa mentalidade de competição e criar um ambiente mais propício para você conseguir resultados mais efetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.