Entenda o que é o posicionamento de marca e quais são suas relevâncias estratégicas
O posicionamento de marca é algo que envolve muitas dúvidas, já que é importante pensar em qual mensagem ou sentimento deseja transmitir com seus produtos e, acima de tudo, como isso pode ajudar a elevar a competitividade da marca.
Além disso, é importante pensar no caso como um todo, qual será seu processo e o quanto o posicionamento será premeditado.
Exemplo, uma empresa de calibração de equipamentos industriais mudou o posicionamento da marca referente a questões ambientais, como refletir isso de uma forma natural para os seus clientes?
Veja a seguir neste artigo tudo que você precisa saber sobre o assunto, além de toda sua relevância estratégica.
O que é posicionamento estratégico?
É a forma que uma empresa deseja ser percebida no mercado e, acima de tudo, como pretende estar no imaginário do público. Sendo assim, o posicionamento estratégico é uma forma de se destacar entre os concorrentes, criando uma vantagem competitiva.
Exemplo, como uma empresa de climatizador evaporativo quer ser vista no mercado, como será sua identidade, valores, como esse público irá se identificar com os seus produtos?
É importante que o posicionamento não seja apenas algo teórico e bonito para vender, as ações da marca precisam estar alinhadas ao posicionamento estratégico de marketing, ao contrário será impossível que essa estratégia seja eficaz.
O posicionamento estratégico de marketing é um dos fatores que determina a vantagem competitiva da empresa, ou seja, entre duas empresas de serviço de portaria, a que se posicionar no mercado, ganhará mais destaque que a outra.
Segundo alguns especialistas, existem 3 estratégias genéricas para se conseguir essa vantagem competitiva, então vamos abordar um pouco sobre cada uma.
A primeira é a liderança em custos, onde a marca investe em um menor custo de seus produtos para oferecer um produto ou serviço abaixo da concorrência.
Existe também a diferenciação, e aqui a marca destaca as características únicas dela que a diferenciam da concorrência, por exemplo, uma loja de guincho para veículos 4×4 cria algo que o cliente não encontre em nenhuma outra loja.
Isso fará com que essa empresa chame atenção do mercado e os clientes se sintam atraídos pelo serviço diferenciado.
Por último tem o enfoque, nessa estratégia a empresa seleciona um nicho específico do mercado, atuando assim em liderar os custos e a diferenciação da sua marca.
Essas estratégias ajudam em futuras decisões, afinal toda a comunicação da marca deve ser guiada pela estratégia escolhida.
Exemplo, se você tem uma empresa de instrumentos cirúrgicos e deseja utilizar a liderança de custos, todo seu posicionamento será em volta dessa estratégia.
Quais são suas relevâncias estratégicas?
Entendemos o posicionamento da marca como a ação de projetar um produto ou a imagem da organização, a fim de ocupar uma posição diferenciada na hora de escolha do público-alvo.
Com isso fica claro que o posicionamento estratégico da marca fortalece a preferência dos clientes. Sendo assim, ao ter uma estratégia bem definida, é mais fácil que eles enxerguem o diferencial da marca.
Isso leva os usuários a tomarem uma decisão de compra mais fácil e acertada.
Benefícios do posicionamento estratégico
O posicionamento estratégico é importante para todas as empresas, como mostrado no decorrer desse artigo, pois é ela que diferencia sua empresa da concorrência, gerando uma maior competitividade e maior chance de crescimento.
Ou seja, uma empresa sem um posicionamento estratégico bem definido, ou pior, que tenha esse posicionamento apenas na teoria, perderá a oportunidade de se beneficiar de diversas maneiras, além de prejudicar seus negócios.
Por isso, seja você uma consultoria técnica ambiental ou uma produtora de filmes, invista em uma boa estratégia de posicionamento de marca, conheça alguns dos benefícios que a sua empresa terá ao executá-la, como:
- Aumento da reputação da marca no segmento;
- Conquista do público ideal;
- Objetivo da marca definido e organizado;
- Maior chance de preferência dos clientes;
- Conquista de um local no imaginário dos consumidores.
Esses são só alguns dos benefícios que a sua marca consegue ao se posicionar de uma boa forma no mercado.
Como construir um posicionamento de marca?
É importante ter em mente que, para ter um bom posicionamento de marca, é preciso muito estudo e investigação. Você não terá uma boa estratégia da noite para o dia, leva tempo para conseguir alinhar todos os objetivos e expectativas.
Tente começar por um diagnóstico, entrevistando todos os líderes e os clientes, visite os escritórios e os pontos de vendas do seu produto, assim você vai conhecer de fato o seu negócio e conseguir traçar a melhor estratégia.
Além disso, procure entender toda a história do seu negócio, isso é bem importante, sem contar todos os objetivos e o mercado que a sua empresa atua, essas questões fazem toda diferença quando está criando um posicionamento da marca.
Após entender tudo que envolve a sua marca, é importante entender o seu público. Nesse momento é importante sair da teoria e das suposições, vá atrás de entender de fato o que o seu cliente quer.
Faça pesquisas e escute o que ele tem a dizer, afinal o cliente é o termômetro do seu negócio.
Todos esses estudos servem para mapear a jornada de experiência, como uma empresa de laudo técnico de condições ambientais do trabalho que vai observar e avaliar quais os pontos de contato, que é fundamental para a decisão de compra deste serviço.
Além disso, como esses clientes chegaram até essa empresa, como o interesse desse público é despertado e acima de tudo quem influencia a compra.
Cruzar esses dados para entender e propor o melhor caminho de compra para o cliente é um trabalho que exige bastante dedicação, mas após esse processo será muito mais fácil definir suas estratégias.
Não apenas o posicionamento da marca, mas todas as estratégias que pretende executar na sua empresa.
É importante que nenhum processo, ao criar um posicionamento da marca, seja negligenciado, pois é preciso que se atravessem todos da melhor forma, colhendo o máximo de resultados possíveis.
Caso contrário, existe um grande risco de criar um descompasso entre o que a marca expressa e o que a empresa é de verdade, isso pode tirar toda a credibilidade do seu negócio e fazer com que os clientes rejeitem seus produtos.
Desse jeito a marca precisa criar boas estratégias e se posicionar no mercado para que consiga ocupar o imaginário do consumidor.
Como uma empresa de máquinas e equipamentos para indústria alimentícia que tem um bom posicionamento da marca se destaca dos seus concorrentes e se tornou uma referência no mercado.
Quando uma pessoa pensar em adquirir esse equipamento, essa marca será a primeira a ser lembrada, ou quando alguém pedir indicações, com certeza irá indicar essa empresa.
Por isso, é importante executar todos os processos e tornar sua marca uma referência, assim você consegue alavancar suas vendas e ter um negócio de sucesso.
Exemplos de posicionamento estratégico
Para entender melhor o poder do posicionamento da marca, conheça alguns exemplos de sucesso. Você já deve conhecer as empresas que serão apresentadas e, acima de tudo, elas estão em seu imaginário.
Afinal, são empresas que estão há anos no mercado e são referências em seus segmentos.
A tarefa de criar um posicionamento pode ser complexa, por isso é importante buscar referências que te ajudem a entender melhor e acima de tudo ter um norte para seguir. Conheça alguns exemplos para te ajudar nessa tarefa.
Coca-Cola
Quando o assunto é posicionamento da marca, a Coca-Cola é uma das marcas que faz isso de melhor. A empresa não foca apenas em vender as suas bebidas, eles criam todo um conceito no imaginário dos clientes.
A Coca-Cola não vende refrigerante, ela vende momentos de felicidade com a família e amigos, para compartilhar coisas boas, afinal o seu slogan é “Abra a felicidade”.
É esse posicionamento que norteia suas campanhas e todo marketing em torno da marca, mesmo com anos de história no mercado, afinal são 130 anos de existência, e passando por várias gerações, a empresa soube adaptar suas estratégias a todos os cenários.
Nike
Com seu slogan “Just do it” (apenas faça), a marca conseguiu se fortalecer no mercado do mundo todo com um posicionamento de qualidade para todos os atletas, desde profissionais até os iniciantes.
Observe que aqui foi usada a estratégia de enfoque, pois ele mirou em um nicho e fez a sua marca ser referência para esse público.
A Nike foca no culto a marca, ou seja, seus clientes consomem por todo conceito e funcionalidade que ela trás, ela investe numa boa comunicação e aproxima os seus clientes com posicionamento de qualidade.
Com isso eles abordam temas que vão direto às dores e anseios do consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.