Entenda como as empresas podem usar as redes sociais para alcançar e engajar seus públicos-alvo
As redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais para empresas, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.
As empresas estão otimizando seus recursos e criando ações com ótimos resultados com o auxílio de estratégias do marketing digital.
Qual a importância das redes sociais para empresas?
De acordo com a MarketingSherpa, entre os adultos entre 18 e 34 anos, 95% seguem alguma marca nas redes sociais. Seguindo essa mesma tendência, as demais faixas etárias apresentam porcentagens elevadas também, sempre acima dos 70%.
A pesquisa foi feita no mercado americano, mas a tendência não é muito diferente do Brasil, que é responsável por 10% do tempo médio gasto nas mídias sociais em todo o mundo, ficando em segundo lugar, apenas atrás dos Estados Unidos, segundo a Com Score.
O avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, tornam as redes sociais uma ótima oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos, por meio de:
- Conteúdos de qualidade;
- Informações;
- Interatividade;
- Sem excesso de anúncios.
Propagandas são consideradas disruptivas e algumas pessoas instalam softwares específicos para bloquear anúncios.
Tenha em mente que as redes sociais são um caminho para que sua empresa de corrimão de ferro simples esteja presente onde o público-alvo está e contornar a situação. Essa iniciativa não anula outras estratégias, como o envio de e-mail marketing e comerciais na TV.
Para engajar a audiência em múltiplos canais, aposte na integração entre diferentes mídias, pois isso vem ganhando mais força.
Vantagens de estar nas redes sociais
Ao analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias, fica mais fácil visualizar a importância das redes sociais para empresas.
Tráfego para o site
Os sites são uma das principais ferramentas de vendas das marcas, uma vez que reúne diversas informações institucionais sobre a empresa. Mas para que ele dê bons resultados e gere bons negócios, é preciso existir tráfego e interesse dos usuários.
Use as mídias sociais como porta de entrada para o site da empresa e para contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Insira links em suas postagens e perfis para gerar leads para sua empresa de produto para caixa de gordura.
Com o compartilhamento de publicações e informações de seu site em suas redes sociais, você pode atrair vários usuários, envolvendo mais pessoas nesse canal e gerando um tráfego que pode ser convertido em mais vendas.
Um maior tráfego também gera mais relevância e potencializa o seu posicionamento orgânico em mecanismos de busca como o Google.
Mais oportunidades de impacto
Cada uma das redes sociais são focadas em diferentes formas de apresentar uma marca, produto ou serviço, bem como em diferentes formatos. A escolha da melhor opção para sua empresa está ligada ao seu público-alvo. Você tem opções como:
- Vídeos;
- Postagens escritas;
- Imagens;
- Cliques rápidos e outras formas de impactar sua audiência.
Cada postagem é uma oportunidade para sua empresa de telha termoacustica valorinteragir com o público.
Construção de autoridade
Para se posicionar como autoridade, publique conteúdos nas redes sociais. Isso pode ser feito por meio de vídeos no YouTube, artigos no blog ou dicas dos stories do Instagram.
A construção do relacionamento deve mostrar que sua empresa entende do assunto. Esse relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes.
Aproveite o ambiente das redes sociais para publicar conteúdos interessantes para sua persona, responder seus comentários e prestar atendimento. A construção da autoridade nas redes sociais faz com que sua empresa seja lembrada pelos clientes.
Divulgação
A divulgação de conteúdos é outro forte das mídias sociais. Por exemplo, o Twitter é uma das melhores plataformas para sua empresa de montagem de máquinas industriais compartilhar artigos e materiais, devido a sua praticidade e aceitação dos links.
Redes sociais como o Instagram, Facebook e LinkedIn, permitem a segmentação de anúncios considerando fatores como:
- Idade;
- Gênero;
- Localização;
- Interesses da persona.
Geralmente o investimento necessário não é muito grande, e os resultados costumam ser bons.
Divulgar sua marca nas redes sociais é mais simples e barato de se fazer do que as ações promovidas em mídias tradicionais, gerando mais alcance e podendo ser direcionada para um público específico que traga mais retorno para a organização.
Mensuração
As estratégias em mídias sociais permitem a mensuração de campanhas e a análise de retorno sobre o investimento (ROI).
O Google Analytics é uma ferramenta que pode ajudá-lo na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.
Com esse controle, sua empresa de instalação de câmeras pode identificar aquilo que realmente funciona e quais ações não geram o retorno esperado, redirecionando seus recursos e esforços de acordo com o esperado de sua marca.
Engajamento com os clientes
As redes sociais permitem criar um relacionamento direto com os clientes, o que não seria possível de outras formas.
Ao criar um perfil em uma rede social, as empresas não devem apenas realizar publicações aleatórias, e sim se relacionar de fato com a audiência por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.
É esse processo que gera engajamento, o relacionamento direto entre os clientes e a página da empresa.O engajamento tem como consequência o aumento da audiência e um maior interesse do público por sua marca de nr15 ruidos.
Como utilizar redes sociais para empresas?
Essas plataformas se tornaram parte de nosso dia a dia. De acordo com uma pesquisa do Facebook, 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses, o que mostra o grande potencial dessa ferramenta.
Vale lembrar que para uma empresa não basta criar um perfil e esperar que aconteça uma mágica. É preciso dedicação e empenho, pois as redes sociais são dinâmicas e exigem acompanhamento.
Os usuários usam esse espaço disponibilizado pelas mídias sociais para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas.
Dessa forma, é fundamental estar presente, interagir, ouvir e responder às solicitações e comentários.
Empresas de compressor de parafuso atlas copco são exemplos de negócios que tiveram sucesso com essa estratégia.
As diferentes redes sociais
O Facebook é muito popular entre os empresários, por ser uma plataforma fácil de usar, que facilmente pode ser acessada pelo celular.
Essa plataforma oferece a opção de inserir links, criar páginas, grupos e divulgá-los, atingindo muitas pessoas e podendo selecionar seu público-alvo.
Para a interação, o Instagram é a ferramenta mais indicada, de forma que você pode usar várias estratégias, como publicar imagens de produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio.
Junto destas imagens, ofereça a opção do seguidor saber informações como preço, além de mostrar em primeira mão as novidades da sua marca, criar sorteios para ter maior visibilidade, vídeos nos stories e usar o IGTV.
Já o WhatsApp é uma ferramenta de interação social que também tem a funcionalidade dos stories, de forma que você pode compartilhar situações do cotidiano de sua empresa.
Também é possível construir relações e atingir um objetivo em comum. Muitas empresas e profissionais utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes.
Por fim, o YouTube é uma rede social que algumas vezes é ignorada pelo empresário, mas não por uma empresa de transporte de produtos químicos.
É uma plataforma que oferece um grande espaço para a postagem de vídeos de como seu produto é feito, como manter a durabilidade, como o cliente o manuseia, além de oferecer serviço agregado que seu cliente nem saber que você tem.
Mas atenção: não importa qual rede social você escolher, o mais importante é estar sempre alimentando ela. Seu perfil não deve ficar parado, é preciso que ele seja constantemente movimentado.
Considerações finais
Como o engajamento depende do público-alvo, procure descobrir o que pode te conectar com eles. Mostre o produto, a confecção, a montagem e a entrega, criando uma história e fazendo uma surpresa para o público.
Dessa forma as pessoas vão ver sua empresa. Com isso o cliente pode usar seu próprio perfil para divulgar seu negócio, de forma que você só precisa repostar.
Ações como essa acontecem pelo uso de mecanismos que podem ajudar no engajamento de sua empresa.
Para finalizar, é importante falar da relevância das legendas: uma boa descrição pode chamar atenção de sua audiência e direcioná-los para outros conteúdos.
Use as hashtags, pois os usuários procuram pelas tags e esse meio pode ajudá-los a chegar até você com esse tipo de busca.
Não esqueça também do CTA (Call To Action). Trata-se da chamada para ação nas redes sociais.
Ele é fundamental para esse tipo de conversação, pois as pessoas estão na correria da rotina e acabam se esquecendo de algumas coisas, então a CTA determina o que seu leitor deve fazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.