Entenda a importância da estratégia de link building no marketing
Iniciar uma estratégia de link building para impulsionar um site é uma tática rentável e inteligente dentro do marketing moderno.
Diversas estratégias são ideais para proporcionar um crescimento contínuo para a empresa. Os times de marketing, por exemplo, conseguem identificar diversas saídas no meio digital para cumprir essa missão.
Indo de vendas até ajuste do posicionamento da marca no mercado, colocar-se online pode estruturar todas as áreas para cumprir seu objetivo inicial.
Uma das estratégias é usar os buscadores para que a marca possa ser localizada por outros usuários. Essa, no geral, é uma estratégia paga e que demanda um foco maior no entendimento do buscador, mas existem outras com foco no conteúdo oferecido pelo site.
Quando uma empresa de conserto de exaustor, por exemplo, possui um site em que produz conteúdos diversos a respeito do tema, ela poderá usar a linkagem entre seus conteúdos e outros disponíveis na rede.
Essa relação entre os conteúdos hospedados online é justamente o que define o link building.
O que é o link building?
Com o crescimento da presença de usuários consumindo conteúdo online, maior é também o número de empresas e marcas desenvolvendo estes conteúdos. É nesse cenário de exponencial crescimento que a estratégia de link building se faz necessária e ganha força.
Ela consiste em uma busca de links que possuam relevância e façam sentido com o que é proposto na página da marca.
Olhando para um exemplo prático, uma estamparia de metais produziu um artigo sobre as principais peças de estamparia. Ela usa o link building quando consegue que uma loja que vende metais personalizados coloque o link do seu artigo em um conteúdo no site dessa loja.
Esta relação entre os sites gera uma construção de relações, o que tem tudo a ver com a tradução de link building para o português, que é “construção de links”.
Utilizando-se dessa construção, a autoridade da marca citada é reforçada, afinal ela serviu de referência para uma outra empresa do mesmo segmento.
Essa técnica traz um grande impacto para diversas áreas da empresa, tendo então uma importância estratégica no todo.
Importância da aplicação correta do link building
Manter a marca ativa e conhecida no mercado é um objetivo que deve estar incluso no planejamento de qualquer negócio.
O link building proporciona diversos benefícios, entre eles o posicionamento positivo e transparecendo autoridade para os usuários interessados no setor.
Algumas estratégias podem ser usadas para garantir esse atingimento, e a principal delas é o SEO. Esse conjunto de ações busca otimizar o posicionamento de sites através do uso de palavras-chave em diversas páginas encontradas nos dispositivos de busca.
É na adaptação dessa técnica que o link building se desenvolve e estabelece sua atuação. Mas é preciso aplicar da forma mais estratégica possível para que não seja prejudicada a estratégia inicial do negócio.
Supondo que uma empresa de bomba dosadora de cloro, por exemplo, esteja planejando incluir seus links em um site de moda e beleza, os cliques que vierem deste parceiro serão desqualificados ou não existirão.
Isso acontecerá porque o segmento do site parceiro é muito distante do que está inserido a empresa proprietária do link de referência.
Quando os clicks que não são valiosos começam a crescer na página linkada, as taxas de rejeição e outros indicadores de sucesso começam a cair, proporcionando uma leitura equivocada dos resultados, impedindo a marca de alcançar todos os benefícios previstos.
Benefícios do link building
Quando aplicada considerando os fatores decisivos, os benefícios que atingem são extremamente diversos.
É importante considerar que essas vantagens não se restringem apenas a conteúdos voltados para o entretenimento, conteúdos técnicos do ramo de gravação a laser em metal, por exemplo, também podem ser os responsáveis pela atração destes.
Alguns dos principais benefícios são:
- Captação de tráfego para o site;
- Reconhecimento da marca;
- Aumento das taxas de conversão;
- Fidelização do cliente.
O benefício direto mais conhecido é o aumento do tráfego que é direcionado ao site. O tráfego consiste na quantidade de pessoas que clicam no link relacionado e começam a navegar na página da marca.
Esse tráfego pode ser altamente útil para o aumento de taxas de conversão caso a página direcionada contenha uma interação de produto ou até mesmo algum formulário de captação de clientes.
Mas principalmente o tráfego qualificado auxilia na geração de reconhecimento para a marca, fazendo com que ela consiga posicionar-se com mais autoridade no mercado em que está inserida.
No momento em que a marca se torna mais conhecida, ela consegue atingir alguns marcos em sua trajetória, um deles, como citado, é o aumento de conversões.
Muitos sites como o de um projeto de academia, por exemplo, podem conter em seus artigos vinculações para formulários ou outras páginas que busquem gerar algum nível de relação entre a marca e o cliente, sendo considerada como uma conversão.
Quando essa conversão é criada diante da procura orgânica do cliente, a manutenção dessa conversão será feita com maior eficiência, proporcionando uma maior fidelização de todos os clientes.
Para obter estes benefícios é preciso usar técnicas que possam facilitar o caminho até cada um deles.
Técnicas para aplicação do link building
Quando o time de marketing localiza novas oportunidades de crescimento para a marca, eles devem encontrar também as melhores práticas a serem aplicadas em cada uma delas.
Conheça abaixo algumas dessas técnicas usadas para garantir o sucesso do link building.
Dar importância ao conteúdo
O marketing de conteúdo vem ganhando força nos últimos anos. Para o link building ser aplicado de forma eficaz, é preciso usar algo que está na essência desse tipo de marketing: o foco no conteúdo.
Uma empresa que produz tubo de papel, por exemplo, deve produzir os conteúdos pensando no público que deseja atingir, para que dessa forma outros artigos possam utilizá-los como referência.
Além de serem pertinentes ao setor, essas produções devem também ser úteis, como tutoriais, curiosidade e demais temas que despertam facilmente a atenção do leitor, facilitando o clique.
Criar um network
A relação de parceria entre sites que falam dos mesmos assuntos deve ser um ponto prioritário para a equipe de marketing.
Inserir organicamente um link dentro de sites que possuem relevância é uma das melhores formas de alcançar o cliente e fazê-lo considerar a marca em um momento decisório.
Uso de sites estratégicos
Como mostrado anteriormente, é extremamente importante considerar o setor que a marca atua.
Afinal, uma agência que facilita a obtenção de umtcra ambiental não conseguiria bons resultados quando citada em um conteúdo de melhores filmes do ano, quando comparado a um artigo de construção civil, por exemplo.
Campos de atuação
Devido à infinidade de sites, muitos setores terão flexibilidade para elencar quais os sites mais favorecem seus conteúdos. Conheça alguns destes campos de atuação que conseguem usar o link building de forma eficaz.
Empresas de tecnologia
Um dos mercados que mais despertam a atenção do público é sem dúvida o de tecnologias. As novidades em aparelhos, tendências e explicações técnicas sempre são assuntos que podem ser referenciados e linkados em diversas conversas.
Até mesmo as inovações tecnológicas em produtos nichados como um tomador de pressão, por exemplo, pode ser considerado uma pauta valiosa para usar com link de referência em sites terceiros.
Com isso, esse setor consegue obter todos os benefícios possíveis e ainda aumentar a chance de alcançar novos públicos organicamente.
Empresas de entretenimento
Celebridades, cinema, teatro e danças, por exemplo, são alguns temas que aparecem com frequência sendo citados em artigos, notícias ou críticas.
Justamente por isso que empresas desse setor devem considerar a estratégia do link building para alavancar os resultados de seus times de marketing. Devido a qualidade do assunto, a maioria das citações tendem a ser orgânicas.
É também mais simples encontrar empresas parceiras, desde que o conteúdo produzido pelas empresas do setor seja relevante para esses parceiros.
Empresas especialistas
Diversas empresas atuam como especialistas sobre um determinado assunto, um exemplo podem ser agências de consultoria ou até mesmo uma marca líder de mercado em determinado assunto.
Essas empresas apresentam um conhecimento superior sobre o mercado que estão inseridos, por esse motivo todos os assuntos que abordam em seus conteúdos são úteis e por si só já apresentam um certo grau de confiabilidade.
Essa característica é um facilitador para que os sites o utilizem como referência, dando também credibilidade para o artigo que os usa como fonte. Dessa forma a confiança dos sites que usam essas empresas especialistas tende a ser maior.
O link building é uma estratégia extremamente valiosa quando bem aplicada e produzida da forma correta, podendo mudar a forma como a empresa é vista no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.