E-commerce: o que é, como funciona e como criar para o seu negócio?
Em uma tradução literal, e-commerce quer dizer “comércio eletrônico”, que é um meio de negócio que tem se tornado cada vez mais comum, ainda mais com o advento da tecnologia e o estilo de vida das pessoas, onde estamos cada vez mais conectados.
Essa é uma tendência de migração das relações de compra e venda. Se antes as pessoas precisavam se deslocar para fazer suas compras, agora todas as lojas e produtos estão na palma da sua mão.
Entender e aprender como funciona esse meio de negócio é fundamental para abrir novas oportunidades de crescimento, te colocar no mercado digital e transformar sua empresa.
E não pense que o e-commerce não é para o seu negócio, qualquer segmento consegue vender pela internet, desde uma empresa de câmeras de monitoramento até desenhos e ilustrações, basta apenas dar o primeiro passo.
Só para você ter ideia do potencial do e-commerce, só em 2018, segundo dados do Ebit/Nielsen, o Brasil faturou cerca de R$ 53,2 bilhões com esse negócio.
Promissor, não? Para entender como funciona o e-commerce, seus benefícios e acima de tudo como criar o seu próprio, continue lendo esse artigo e descubra tudo que esse modelo de negócio pode te oferecer.
O que é um e-commerce?
E-commerce se refere aos negócios que fazem seu processo de compra e venda pela internet, ou seja, todas as transações comerciais que são realizadas de forma online.
Se você comprou um forno para pizzaria profissional em algum site, utilizou o meio de negócio do e-commerce.
Por isso é importante entender que esse modelo de negócio vai muito além de criar um site, esse é um tipo de empreendimento que acontece no mundo digital, mas não quer dizer que você não pode ter uma loja física.
Existem muitas empresas que trabalham com os dois meios de negócios, ou seja, têm uma loja física, mas também vende seus produtos de maneira online. O e-commerce permite que seu negócio seja conhecido por mais pessoas.
Por exemplo, uma empresa de selo mecânico para bombas que possui apenas uma loja física terá seu público limitado à região de onde está instalado. Já no ambiente online, consegue alcançar o país todo.
Além disso, o e-commerce digitaliza alguns dos processos básicos como:
- Venda;
- Atendimento ao cliente;
- Controle do estoque;
- Controle financeiro das vendas.
Assim você consegue automatizar esses processos, não sendo preciso que uma pessoa fique dedicada só para isso, porque o sistema já vai te mostrar tudo que você precisa para atender o que o cliente solicitou.
Isso facilita e agiliza todo o trabalho de gestão do seu negócio, te permitindo focar em outras coisas como marketing e logística de transportes para melhorar cada vez mais.
O sistema de e-commerce não é exclusivo apenas para vendas de produtos, também é possível a comercialização de negócios, como consultoria ambiental, aulas de yoga, entre outras coisas.
Como funciona o e-commerce?
Existem vários processos que envolvem esse meio de negócio, então citamos os principais abaixo.
Plataforma
Seu produto é anunciado de maneira online e as páginas funcionam como uma espécie de vitrine, com fotos e informações dos produtos, assim o cliente escolhe e coloca o produto no carrinho.
Meios de pagamento
Os meios de pagamentos são basicamente os mesmos das lojas físicas, só acrescentam o boleto e as carteiras digitais. Antes de pagar o produto, o cliente faz um cadastro com seus dados pessoais e endereço de entrega.
Processo de entrega
Esse processo é feito em quatro etapas, sendo elas
- Notificação;
- Coleta;
- Roteirização;
- Entrega.
Ou seja, assim que o cliente faz a compra, você é notificado e já começa a preparar o produto, o embalando e preparando para o despacho, depois ele entra no processo de transporte e em seguida informa ao cliente o prazo de entrega.
Essas etapas são fundamentais, pois os clientes levam muito em consideração a prazo que os seus produtos chegam, além disso é necessário embalar da melhor forma para que não sejam danificados no caminho.
Benefícios e vantagens do e-commerce
O consumidor geralmente prefere o e-commerce pois os preços costumam ser mais baixos, afinal a empresa tem menos custos como aluguel do espaço físico, salário e comissão dos vendedores, e geralmente a equipe é bem reduzida.
Outra vantagem para os clientes é a comodidade, pois ele consegue fazer sua compra a qualquer hora, inclusive fora do horário comercial e de qualquer lugar, sem precisar reservar horas do seu dia para ir até o local escolher o produto.
Além disso, esse consumidor consegue comprar os preços. Ao procurar equipamentos para laboratório, por exemplo, ele consegue ver várias lojas, marcas, valores, tudo diretamente da tela do seu celular.
Em uma pesquisa feita pela Global Online Consumer Report em 2017, as pessoas foram questionadas sobre quais eram as vantagens ao se fazer uma compra online, e as respostas mais apostadas por esses consumidores foram:
- Possibilidade de compra a qualquer hora;
- Comparação de preços;
- Melhores preços.
Essas vantagens ajudam o cliente optar ao realizar suas compras pelo e-commerce, aliás esse é o grande diferencial das compras físicas, o que faz esse sistema de negócio ser tão importante e grandioso.
Só para compreender a importância desse negócio, segundo dados da Statista, as vendas em e-commerce no ano de 2018 representaram 14% do total de vendas do varejo no mundo todo.
É importante ressaltar que, quando o cliente compra nas lojas online, além do preço, eles ficam atentos à segurança e ao tempo de espera de entrega.
Por isso, além de um e-commerce com produtos de qualidade e preço baixo, esses dois itens acima precisam ser levados em conta para se criar um e-commerce de sucesso.
Como montar um e-commerce?
Agora que você já conhece todo o potencial que esse sistema de negócio possui, aprenda como começar o e-commerce da sua loja. Vale lembrar que esse sistema é válido para aqueles que já possuem uma loja física ou que querem vender apenas pela internet.
Aprenda alguns passos para transformar seu negócio em um e-commerce.
Defina o produto a ser vendido
O que você vai vender na sua loja? Um produto físico, como um livro e cosméticos? Ou um serviço como instalação de sistema de climatização, aulas online de meditação?
O primeiro passo é definir com o que você vai trabalhar. Caso queira começar algo e está em dúvida, tente pensar nas tendências do mercado ou em alguma solução para um problema, assim você vai conseguir garantir o sucesso do seu negócio.
Compre um domínio
Um domínio é o nome da URL do seu site, o nome que aparece no espaço das pesquisas. Por exemplo, se você tem uma empresa de locação de compressores que se chama Burton, o seu domínio pode ser www.burtonlocacoesdecompressores.com.
É importante levar em consideração o nome da sua empresa e o produto ou serviço que comercializa, assim ficará mais fácil que os clientes identifiquem seu negócio, além disso, precisa ser fácil de digitar e memorizar para facilitar a vida do cliente.
Existem inúmeras plataformas para se criar esse domínio, escolha a que mais te agrada e faz sentido com o seu negócio.
Escolha uma plataforma
Para criar o seu site de venda, é importante escolher a plataforma em que ele ficará hospedado. Existem muitas no mercado, então pesquise muito antes de escolher e veja a que melhor funciona no seu orçamento e para sua empresa.
A dica é comparar preços, fazer orçamento e entender qual tem o melhor suporte para você e seus clientes.
Empresas que tiveram sucesso com o e-commerce
Segundo uma pesquisa realizada pela AAA Inovação, a Shopee foi o e-commerce que apresentou a maior taxa de crescimento, chegando a 2.000% em relação ao ano de 2020.
Com esse número a empresa alcançou cerca de 5% do mercado de todo país no que diz respeito ao mercado virtual.
A Casas Bahia é outro exemplo desse mercado em expansão, pois é uma loja física espalhada por todo território nacional que viu uma oportunidade de crescer ainda mais através das vendas online.
A loja cresceu cerca de 113% no ano de 2020, e além dela, é importante destacar o Magazine Luiza, Samsung, Extra e Amazon Brasil, que obtiveram um desenvolvimento superior a 50%.
Ainda temos as Lojas Americanas com 36%, Aliexpress 33% e o Mercado Livre com 12%.
Esses indicadores nos mostram como é importante ter um e-commerce. Se até empresas grandes e consolidadas viram a oportunidade de crescer com esse meio de negócio, saiba que você também consegue se destacar.
Seja uma empresa de usinagem de peças, uma loja de cosméticos, sapatos ou artesanato, invista em um site de e-commerce, pois com ele você vai conseguir alavancar suas vendas, ter um maior alcance, economizar recursos e automatizar vários processos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.