Entenda a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo
Certamente você já se questionou se existem diferenças entre o inbound marketing e o marketing de conteúdo. Será que existe, de fato, uma diferença entre essas duas definições no universo do marketing digital?
O inbound marketing, assim como o marketing de conteúdo, são conceitos relativamente novos. Com a consolidação do marketing digital no mercado brasileiro, movimentos acontecem para que essa discussão floresça, pois existem diferenças ou são sinônimos?
O que você vai perceber com este artigo é que esses dois conceitos não devem ser tratados como diferentes ou sinônimos, e sim como complemento um do outro.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing, não existindo um sem o outro.
Neste artigo vamos abordar melhor cada um desses conceitos e gerar a compreensão de como eles se relacionam. Continue lendo para aprender mais.
O que é Inbound Marketing?
Em uma tradução livre, o inbound marketing pode ser definido como marketing de atração, havendo uma ideia que em vez da empresa ir atrás do cliente usando técnicas ortodoxas, ela faz com que o cliente voluntariamente a encontre.
Isso pode ocorrer por uma série de meios, que realizam essa comunicação com o usuários, como:
- Mecanismos de busca, como o Google;
- Sites de referência;
- Redes sociais;
- Blogs.
Nessa modalidade de marketing, é o cliente que chega até o site de uma empresa de laudo nr10.
Lembrando que não é uma ação imediata para comprar, e sim para primeiro buscar as respostas que ele precisa ou para matar uma curiosidade, e sem querer descobrir que precisa de uma solução.
O inbound marketing é uma técnica que se encaixa perfeitamente nos dias atuais porque é cada vez mais comum que as pessoas usem os mecanismos de pesquisa para encontrar respostas para seus questionamentos.
Outro detalhe importante e fundamental no inbound marketing é que a relação não se resume apenas a visitante e cliente. Ao contrário do marketing tradicional, existe um funil de vendas que segue uma ordem um pouco mais detalhada e complexa.
Um visitante é quem está conhecendo seu site e ainda não compartilhou nenhum dado com sua empresa. Um lead é um usuário que assinou uma newsletter ou baixou gratuitamente uma material rico, deixando dados para contato como uma moeda de troca, como:
- Nome;
- E-mail;
- Cargo;
- Empresa.
Uma oportunidade são leads que estão prontos para a compra e foram educados com o conteúdo gerado pela empresa com o passar do tempo.
Somente nesse momento o vendedor entrará em contato diretamente com o futuro cliente de sua empresa de fretamento de aeronaves, por exemplo.
Um cliente é a pessoa que já conhece e já estudou bastante sobre seu problema, e finalmente7 está pronto para adquirir seu produto ou serviço. Como você pode perceber, não é aquele tipo de relação que a pessoa vai até a loja e já se torna cliente imediatamente.
No inbound marketing as vendas não são empurradas, acontecendo para pessoas que já conhecem a empresa, já sabem de seus problemas e das soluções que podem ser entregues.
Existem basicamente 5 etapas fundamentais que fazem parte de uma estratégia de inbound marketing, tornando a metodologia um processo sistemático, escalável e previsível de aquisição de clientes. São eles:
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Vender;
- Analisar.
Na etapa de atrair você traz visitantes para seu site por meio do conteúdo criado. A atração pode ser feita por busca orgânica, busca paga ou redes sociais.
Na etapa de converter são coletados os contatos dos usuários para poder dar início a um relacionamento com eles, transformando-os em leads.
Nessa etapa a conversão pode ser feita por meio de uma oferta gratuita de um produto em uma landing page.
A etapa de relacionar é a chave para conduzir leads até o momento da compra em si. Aposte nas mídias sociais, trabalhe sua lista de e-mails e prepare-os para a venda usando uma boa nutrição de leads.
Na etapa de vender, após um relacionamento prévio com os leads e já tendo um contato mais próximo, chega o momento da compra, que se torna muito mais fácil e gera muito mais resultados.
É importante alinhar as equipes de marketing e vendas para qualificar seus leads e realizar as vendas do seu serviço ou produto para as pessoas certas.
Na última etapa, é preciso manter a máquina funcionando e se desenvolvendo, de modo que sua empresa de triciclo de carga baú, por exemplo, examine cada uma das etapas anteriores e identifique o que precisa de ajustes.
O que é Marketing de Conteúdo?
Para irmos direto ao ponto central, marketing de conteúdo é todo conteúdo feito para informar, educar e entreter um futuro cliente. Podemos dizer que ele é o combustível do inbound marketing, pois é ali que se mostram os conteúdos de valor para os usuários.
A ideia do marketing de conteúdo é informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a marca e a tenham como uma referência, mas também se tornem clientes.
Trata-se de um conceito relativamente novo, mas suas aplicações já aconteciam mesmo antes da era digital, existindo o marketing de conteúdo offline há muito tempo.
Para contextualizar historicamente, em 1895 a John Deere publicou a primeira edição da revista The Furrow, tendo um foco em assuntos relacionados à agricultura.
Tal revista cumpre exatamente o propósito do conceito do marketing de conteúdo sendo voltada para pessoas interessadas em agricultura que um dia podem se interessar por comprar um trator.
Esse foi um dos primeiros registros de marketing de conteúdo na história, e empresas de rolamento alternador skf seguem apostando nesta tendência.
Uma estratégia de marketing de conteúdo pode consistir na publicação de posts em blogs e materiais ricos como:
- E-books;
- Kits;
- Ferramentas;
- Webinars.
Todo o conteúdo desenvolvido precisa ser estrategicamente planejado para obter bons resultados.
Podemos dar vários exemplos, como uma agência de turismo, onde você pode criar um blog sobre viagens e começar a produzir conteúdo para atrair futuros clientes.
Ou se você possui um negócio, como um fornecedor de biscoito de polvilho, invista em um blog que fale sobre alimentação e bem-estar.
De forma diferente de uma assessoria de imprensa, o marketing de conteúdo não se trata apenas de falar da empresa em si, mas sim do que a empresa pode entregar ou fazer por seus clientes.
Existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo?
Como você pôde aprender neste artigo, o objetivo do inbound marketing está atrelado a atrair pessoas para uma oferta, trocar essa oferta por seus dados e educá-las até que se tornem clientes.
Para os mais diversos segmentos, como uma empresa de camisas de silicone, podemos perceber uma relação direta entre o inbound marketing e o marketing de conteúdo.
Afinal de contas, esse processo de inbound marketing entra em contato diretamente com o marketing de conteúdo, pois é impossível gerar leads sem a produção de bons conteúdos.
Brevemente podemos resumir de uma forma como se o marketing de conteúdo fosse uma estratégia de relacionamento com o consumidor, enquanto o inbound marketing é uma estratégia de conversão e vendas.
O fato é que não existe inbound marketing sem marketing de conteúdo ou marketing de conteúdo sem o inbound marketing. Um não sobrevive sem o outro.
Considerações finais
Empresas nos mais diversos segmentos, como logística transporte de cargas, estão apostando nessas tendências do mercado que são o inbound marketing e o marketing de conteúdo.
Neste artigo você entendeu que não se trata de serem conceitos diferentes ou similares, e sim complementares. O inbound marketing ou marketing de atração tem como objetivo atrair novos prospects para um negócio através, principalmente, da busca orgânica.
Para estar posicionado nos mecanismos de busca você precisa de conteúdos que sejam úteis, relevantes e originais.
Eles devem conseguir entreter, informar e tirar dúvidas da persona do seu negócio, como uma empresa de instrumentos cirúrgicos que aposta nesta estratégia.
Ambas são estratégias do marketing digital e não podem existir sozinhas, pois conforme já pontuamos uma não existe sem a outra. Não existe marketing de conteúdo sem o inbound marketing e não existe inbound marketing sem marketing de conteúdo.
Essa é a ideia central que você precisa aprender com este artigo, que explicou em tópicos o que significa cada uma dessas estratégias.
Ganha-se muito ao rever métodos ortodoxos de ir atrás de clientes e mudar para uma dinâmica onde o cliente vem atrás da sua solução. E a melhor parte é que, ao passar pela jornada de compra, ele é educado, conhecendo a sua solução e já perdendo uma série de objeções.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.