Dicas para fazer a avaliação de sua estratégia de marketing
Ter uma boa estratégia de marketing é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio e conquistar resultados surpreendentes, afinal de contas, esse é o objetivo de qualquer empreendedor nos dias de hoje, não é mesmo?
Mas dentre as diversas estratégias de marketing que existem, não há como negar que existem algumas que se destacam mais do que as outras justamente pelo maior desempenho nos resultados.
Entretanto, isso também é algo bem relativo, pois enquanto uma determinada estratégia não funcione para uma agência de publicidade, por exemplo, ela pode ser perfeita para uma empresa de jardinagem Ribeirao Preto.
E para saber isso, apenas testando quais as melhores estratégias para o seu tipo de negócio, levando em consideração seu segmento de mercado, público-alvo e diversos outros fatores essenciais para alinhar a melhor estratégia.
Algumas das mais utilizadas e que costumam trazer mais resultados para os empreendedores nos dias de hoje são:
- Marketing de conteúdo;
- Redes sociais;
- Marketing de influência;
- Anúncios pagos;
- Marketing de relacionamento;
- Gatilhos mentais.
Essas são apenas algumas das diversas estratégias que existem e que ajudam negócios dos mais diversos segmentos a obterem ótimos resultados, desde uma marca de paisagismo para empresa até mesmo um e-commerce de moda.
Por outro lado, também é preciso se atentar para a avaliação dessas estratégias, ou seja, ver se elas estão surtindo os resultados que você esperava para que a continuidade da utilização delas seja repensada por você e sua equipe.
Muitas pessoas ainda não se atentam à importância que a avaliação de sua estratégia de marketing possui dentro de todo o seu escopo de trabalho. Justamente por isso preparamos um artigo exclusivo para te ajudar a entender e colocar esse conceito em prática.
A importância da avaliação de uma estratégia de marketing
Quando falamos da avaliação de uma estratégia, nos referimos a verificação do desempenho dela para que você saiba como cada estratégia está operando dentro do seu empreendimento.
Uma empresa de montagem de painéis elétricos SP, por exemplo, consegue ver se os anúncios pagos estão trazendo mais retorno do que o marketing de conteúdo nas redes sociais, por exemplo.
E isso é extremamente importante, pois evita que você perca seu dinheiro, tempo, esforço e energia investindo em uma estratégia que, muitas vezes, não traz o resultado esperado e necessário para o sucesso da sua marca.
Sabemos bem que cada real que entra e sai do caixa de uma empresa pode fazer toda a diferença, assim como o nosso tempo, que é algo muito valioso e que não podemos perdê-lo dando atenção a estratégias que não entreguem o que precisamos.
Uma empresa que entende a importância do marketing e de estratégia de marketing para o seu negócio e, principalmente, a influência do marketing digital, precisa o quanto antes se atentar a mensuração e avaliação de seus resultados.
Seja uma empresa que trabalhe com a terceirização de mão de obra limpezaou até mesmo uma grande multinacional alimentícia, essa avaliação é essencial para evitar prejuízos e garantir resultados qualificados para sua marca.
5 maneiras de avaliar suas estratégias
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância da avaliação de uma estratégia de marketing para as empresas, chegou o momento de entender como colocar isso em prática e começar esse processo dentro da sua empresa.
Por isso, separamos 6 dicas e maneiras pelas quais você consegue avaliar os resultados das suas estratégias e saber se elas estão oferecendo um bom desempenho para continuarem recebendo o seu investimento. Confira:
- Geração de leads
Os leads são pessoas que demonstraram algum tipo de interesse nos seus produtos ou serviços, pois tomaram alguma atitude perante a sua empresa em troca de materiais e informações.
Essas atitudes podem partir desde a assinatura de uma newsletter do seu negócio de beleza para até mesmo o preenchimento de um formulário solicitando o contato da sua empresa de tratamento de piscina.
E os materiais também podem ser os mais variados, como e-books, artigos ou até mesmo demonstrações de produtos. Dessa maneira, os leads que você gera através de suas campanhas de marketing digital são oportunidades de negócios para sua empresa.
Se você utiliza uma ferramenta de automação de marketing, fica ainda mais fácil acompanhar a aquisição de novos leads. Além do número total gerado, ela também consegue te mostrar qual canal foi mais eficaz para chegar neste número.
- Oportunidade de vendas
Quando um lead é qualificado pela sua equipe de marketing como uma boa oportunidade de negócio, ele passa a ser trabalhado com mais vigor pelo time de vendas.
Isso porque essas oportunidades de vendas são qualificadas não só de acordo com seu perfil demográfico, mas também pelo interesse de cada pessoa no ato da compra, ou seja, o quão interessado ela está nos seus produtos ou serviços.
E sabemos muito bem que através da internet as pessoas acabam encontrando os mais diversos tipos de produtos ou serviços, desde esquadrias de alumínio portas e janelas até mesmo dedetização residencial.
Quanto mais oportunidades de vendas forem identificadas a partir dos seus leads gerados através das suas campanhas de marketing, maior será o número de pessoas que seus vendedores poderão trabalhar e fechar negócios futuramente.
- Ciclo de vendas
Quando um lead se torna uma oportunidade de venda e, consequentemente, um consumidor da sua marca, ele completa o que chamamos de ciclo de vendas. A duração desse ciclo varia de empresa para empresa, dependendo dos produtos oferecidos.
Por exemplo, uma empresa que vende tênis possui um ciclo de vendas menor do que o de uma empresa que oferece umserviço de furo em concreto, pois o último envolve fatores mais complexos na hora de decidir pela compra.
Esta métrica de negócios é fundamental para projetar novas vendas a partir da geração de novos leads. Dessa maneira, assim como acontece com oportunidades de vendas, medir o tamanho desse ciclo pode garantir uma maior previsibilidade no crescimento da sua marca.
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Todos os clientes que consomem seus produtos ou serviços chegaram ao momento da compra a partir de um investimento que a sua empresa fez para conquistá-lo. E esse investimento é justamente o Custo de Aquisição de Clientes, conhecido também como CAC.
Ele é responsável por medir esse valor e calcular quais são os custos mensais para trazer novos clientes para a sua empresa, dividido pelo número total de clientes que entram a cada mês.
O CAC indica se os seus custos de aquisição estão permitindo a rentabilidade das suas vendas. Portanto, quanto menor for esta métrica, maior será o seu lucro sobre cada cliente que comprar seus serviços ou produtos.
E isso serve para todos os tipos de negócios, desde uma empresa de barreira acústica até mesmo uma marca que ofereça um serviço de colorimetria pessoal, afinal de contas, todos investem em seus clientes e desejam esse retorno.
Além de calcular o valor de aquisição de cada cliente, você também consegue obter o CAC de Marketing e o CAC de Vendas separadamente, isso com o objetivo de diagnosticar em qual setor você está gastando mais recursos.
- Retorno Sobre Investimento (ROI)
Enquanto o CAC mede o valor para adquirir cada cliente, o ROI mede o retorno financeiro sobre o investimento feito para garantir a receita do mês para sua empresa. Sendo assim, esta métrica é calculada a partir da receita de vendas dividida pelo seu investimento.
Muitas empresas calculam o ROI de vendas e de marketing separadamente, o que contribui para encontrar qual setor é o mais eficaz na obtenção de retorno financeiro, já que ele define se os investimentos do seu negócio estão gerando um bom retorno ou não.
Um ROI menor que 1 indica que a sua empresa teve prejuízo. Portanto, com esta métrica é possível determinar se a sua empresa está gerando lucro de maneira eficaz ou se precisa de alguma mudança.
Essas são apenas algumas métricas de avaliação que, para quem está começando a estudar sobre o assunto, são práticas e fáceis de utilizar para ajudar o seu negócio a ter resultados de qualidade.
Considerações finais
Dessa maneira é possível ver como a avaliação de sua estratégia de marketing vai muito além de apenas acompanhar o crescimento dos números, mas também de verificar quando algo já não cabe mais em seu escopo de trabalho e precisa ser descartado.
Seguindo as dicas citadas acima, estudando mais sobre o assunto e conversando com pessoas desse mercado, você irá conseguir ter um equilíbrio ainda melhor dentro da sua empresa e garantir que os resultados sejam como o esperado ou até melhores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.