Conheça os principais meios de pagamento digitais
Os meios de pagamentos digitais se tornaram uma grande febre em todo o mundo e estão fazendo toda a diferença quando se trata da forma como as empresas estão cobrando seus clientes e como os clientes estão pagando pelo que consomem.
Não é novidade para ninguém que a tecnologia avançou de uma forma surpreendente nos últimos anos, já que foram diversas criações e inovações que mudaram por completo a forma das pessoas trabalharem, se comunicarem e até mesmo consumirem.
Por exemplo, se há cinquenta anos falássemos que em 2022 seria possível comprar o que quiséssemos através do celular e que o produto chegaria diretamente em nossa casa, provavelmente alguém diria que estávamos loucos.
Mas hoje isso já é uma realidade em todo o mundo e a maioria das pessoas souberam se adaptar bem às diferentes maneiras que as inovações da tecnologia encontraram para trazer mais facilidade na rotina das pessoas.
Além de poder contar com um serviço de reforma e manutenção de geradores que permite o contato online, as pessoas também puderam ser consagradas com pagamentos onlines que trouxeram ainda mais facilidade para o dia a dia.
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido alguém dizer que hoje é possível fazer tudo pelo celular. Bom, talvez nem tudo, mas a maioria das coisas que precisamos e queremos, conseguimos fazer através de um simples aparelho.
Isso inclui até mesmo pagamento de contas e outros tipos de cobranças, é o que chamamos de pagamentos digitais, que podem ser feitos diretamente do celular e através de algum banco digital, instituição que está ganhando cada vez mais personagens.
Hoje, uma pessoa consegue usar o aplicativo de seu banco para pagar uma simples conta, como a de água ou luz e até mesmo para pagar por algo que comprou, como uma peça de roupa ou um móvel para casa.
Seja para pagar pelos dutos de ventilação e exaustão ou até mesmo por um serviço de beleza, os meios de pagamentos digitais têm crescido cada dia mais, e hoje iremos conhecer alguns deles e como eles podem ajudar o seu negócio a crescer.
Os principais meios de pagamento digitais
Muito se fala sobre os atuais meios de pagamentos digitais, mas não são todas as pessoas que estão realmente por dentro de tudo o que envolve tão feito e quais os principais e mais usados no dia a dia. Por isso, selecionamos alguns para que você os conheça:
Pix
O primeiro deles e talvez um dos mais usados é o PIX, que entrou em ascensão há pouco mais de um ano e fez o maior sucesso entre as pessoas, que antes dele só conseguiam fazer transferências em dias úteis e horários comerciais.
Através do PIX foi possível transferir a quantia que você quisesse, sem mínimo ou máximo de valor, e a qualquer hora ou dia, seja de madrugada ou até mesmo em um feriado nacional, o que facilitou muito a vida das pessoas.
QR Code
O QR code também se tornou um dos principais meios de pagamento digital, sendo usado até mesmo junto a um software para loja de roupas com cupom fiscalque permite mais acessibilidade na hora do pagamento.
Através dele as empresas conseguem gerar um simples quadrado que é lido pela câmera do celular do cliente e já realiza a cobrança no mesmo instante com todos os dados, facilidade para quem cobra e também para quem paga.
Aproximação
E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a aproximação, que entrou em ascensão com a chegada de novos chips aos cartões, que permitiam o pagamento apenas a partir da ação de aproximar o chip da tela de uma maquininha.
Hoje é possível fazer isso aproximando até mesmo o seu próprio celular, o que torna o pagamento de contas e os gastos bem mais fáceis, pois você não precisa digitar a senha completa para tal.
Esses são os principais meios de pagamentos digitais que vale a pena testar, pois é através do teste que você consegue saber qual o melhor sistema de climatização para a sua empresa e qual o melhor meio de pagamento para você.
Importância e sucesso desse método de pagamento
Agora que você já conhece um pouco sobre os principais meios de pagamentos digitais, entender sobre a importância desses métodos também é extremamente importante para que entendamos o sucesso de tal ação.
Sabemos bem que vivemos em uma era onde as coisas estão crescendo em uma velocidade surpreendente, o que trouxe muitas melhorias para o dia a dia das pessoas e diversos benefícios para as empresas, como:
- Acessibilidade;
- Praticidade;
- Agilidade;
- Inovação;
- Eficiência;
- Produtividade.
Com isso conseguimos entender que inovações, como os meios de pagamento digital, não surgiram apenas para facilitar a vida das pessoas, mas para provar que é mais do que possível realizar ações simples de forma fácil e rápida.
Por exemplo, se antes as pessoas tinham que esperar três dias para que o pagamento da compra de uma chapa de aço inox feito através do boleto caísse na conta da marca, hoje isso pode ser feito em questão de minutos.
Tudo isso serve para que entendamos como tais inovações surgiram para o bem, e diferente do que muitos pregam e acreditam, a tecnologia está longe de trazer problemas graves para as pessoas, mas ideias que podem transformar suas vidas.
Para isso, basta olharmos para áreas como a medicina, por exemplo, que com a chegada e o desenvolvimento da tecnologia puderam abraçar novos equipamentos e conceitos que permitem mais eficiência em tratamentos e procedimentos médicos.
Seja qual for a área em questão, a tecnologia surgiu como algo que pode mudar o mundo em que vivemos e trazer ainda mais vantagens para a vida das pessoas, e os meios de pagamentos digitais são apenas uma delas.
Exemplos de pagamentos digitais para e-commerce
Com o surgimento dos meios de pagamentos digitais, uma empresa de limpeza de coifas e dutos e outras do mercado viram uma grande oportunidade de cobrar seus clientes de forma mais efetiva e acessível.
Por isso, selecionamos alguns exemplos de pagamentos digitais que você pode fazer através do seu e-commerce, que é justamente um estilo de negócio digital. Sendo assim, confira abaixo alguns deles:
Cobrança por PIX
A primeira delas é justamente a cobrança através do PIX, pois você consegue criar uma cobrança em diferentes formatos, desde um link até mesmo um QR code ou uma notificação para o cliente em questão.
Com isso, o cliente que acessar essa cobrança já será levado para a página com todos os dados do pagamento daquela conta, desde o valor, nome da empresa para qual está pagando e a data daquele pagamento.
Link de pagamento
Além disso, também é possível usar o link de pagamento para isso, seja para pagar por um produto físico ou até mesmo por um serviço de infraestrutura de rede, esses métodos de pagamento servem para qualquer negócio.
Sendo assim, basta realizar uma cobrança com o valor exato que o cliente deve te pagar e, assim que o link for criado pelo aplicativo do banco, basta enviar para o cliente em questão que ele pagará da melhor forma que achar possível.
Código e QR Code
Por fim, mas longe de ser menos importante, também é possível fazer isso através de um código de barras, código de QR ou através da própria imagem de um QR code para esse cliente.
Tudo isso é possível de se fazer através de um aplicativo de banco digital, e após criar o seu QR code, basta encaminhar para o seu cliente que ele irá diretamente para a página de pagamento e conseguirá realizá-lo.
Assim como é possível fazer uma boa pesquisa de chapa expandida preço por metro na internet, também é possível cobrar os seus clientes através das inovações de pagamento que surgiram nos últimos tempos.
Considerações finais
Lembrando que todos esses meios de cobrança servem tanto para marcas que vendem produtos físicos, como artigos de decoração, quanto para empresas que prestam serviços como uma consultoria empresarial.
Entender sobre esses meios de pagamento e saber quais os melhores para o seu tipo de negócio é essencial para que você ofereça aos seus clientes as melhores alternativas que não os deixem escapar de tal ação.
Dessa forma você conseguirá construir uma empresa que entenda a importância de estar por dentro das inovações do mundo e ainda consegue adaptá-las ao seu tipo de negócio e entregar o melhor resultados aos seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.