Como o marketing de gamificação pode engajar seu público e aumentar as vendas
Se antes os jogos eram vistos apenas como passatempos para crianças, atualmente se trata de um dos campos que mais recebem atenção do público, com o mesmo ocorrendo com o mercado, isso através do que chamamos de marketing de gamificação.
Esse tipo de estratégia mostra o que é mais comum de acontecer no marketing que é o acompanhamento das tendências do momentos, fazendo assim com que o mercado consiga se adaptar às novas demandas, perspectivas e realidades do público que busca.
O avanço tecnológico possui um grande destaque nesse sentido, oferecendo novas ferramentas e estratégias tanto ao público como ao mercado, com ambos recorrendo a esses novos sistemas por causa das oportunidades que lhe são apresentadas.
É a partir disso que uma venda de tapete de vinilpode conquistar um maior percentual comercial, bastando recorrer às estratégias que estejam não só disponíveis, mas também em destaque dentro de um mercado e também durante um período em particular.
Entre as mudanças nesse sentido, podemos apontar atualmente para o interesse do público pelo cenário eletrônico e digital, o que envolve não só o uso das plataformas digitais, como é o caso das redes sociais, mas também do universo dos jogos que vem se ampliando.
Na mesma medida em que o público vem dando uma atenção maior ao mundo dos games, o mesmo deve ser feito por parte das empresas, de modo a conquistar uma melhor ligação com seus possíveis clientes, contando com o uso de algo que os conecte.
A variedade existente na oferta de tecnologias é bastante útil nesse sentido, permitindo a criação de um jogo que tenha utilidade até mesmo no setor de reforma residencial, permitindo assim trabalhar com simulações acerca da decoração do seu lar.
Esse é apenas um entre os diversos exemplos que podem ser citados em relação ao uso dos games como uma estratégia comercial, tratando-se então de algo que merece uma maior atenção por parte das empresas, diante das oportunidades que surjam nesse sentido.
E quando falamos das possibilidades que o cenário gamer oferece, é possível falar sobre os mais diversos tipos de segmentos, indo da educação ao meio profissional, com um destaque em particular para as oportunidades existentes dentro do meio comercial.
Como funciona o marketing de gamificação?
Para entender melhor como funciona esse tipo de marketing, primeiro é necessário compreender ao que se refere o movimento de gamificação, sendo uma prática que envolve o uso dos jogos para se alcançar algum tipo de resultado frente à sua audiência.
Isso parte da própria atenção que o público dá a esse tipo de atividade, sendo o mercado dos games um dos mais lucrativos atualmente, faturando somente em 2022 o total de 196,8 bilhões de dólares, assim como apontam projeções feitas pela consultoria PwC.
Se o público se mostra então cada vez mais interessado no universo dos games, seria um erro por parte de outros segmentos não reconhecer isso e passar a usar desse elemento como parte de suas estratégias, mesmo que seja para conquistar uma certa atenção.
O destaque dos games com os jovens, por exemplo, faz com que possa ser considerado recorrer ao movimento de gamificação para obter um maior interesse dos alunos durante o horário de aula, compreendendo melhor os assuntos que ali forem discutidos.
Esse mesmo conceito de aprendizado recreativo também pode ser adotado por parte das empresas, criando assim um sistema que ajude os seus funcionários a lidarem melhor com todas as particularidades de um serviço de levantamento planialtimétrico, por exemplo.
Junto de todas essas possibilidades é que surge também o marketing de gamificação, tratando-se então do uso dos games como uma estratégia comercial, aumentando assim a possibilidade de compra de um produto ou até de aproximação com uma marca.
Esse tipo de estratégia pode ser vista durante a divulgação de um filme nos cinemas, com a disponibilização de um pequeno passatempo mobile, que ao mesmo tempo entretenha o público e funcione como uma peça de incentivo à compra de um ingresso.
Outras empresas também podem recorrer a esse tipo de estratégia para divulgar um novo produto, serviço ou até mesmo construir uma relação maior com possíveis consumidores, aumentando a performance de vendas de escada plataforma industrial ou outro item.
Contudo, para que esse tipo de estratégia mostre de fato resultados, é preciso que sua estratégia de gamificação seja aplicada da melhor maneira possível, o que envolve a criação de todos os elementos essenciais para um jogo, o que inclui:
- História;
- Avatar (o personagem a ser controlado);
- Objetivo;
- Dinâmica do jogo;
- Sistema de pontuação e ranking.
Todos esses são pontos necessários na criação de um jogo qualquer, mas quando pensamos em algo voltado à conquista de um possível desempenho comercial, aí é necessário que cada um dos tópicos citados sejam pensados com essa meta em mente.
A partir disso então uma empresa que trabalha com manta térmica para telhado pode desenvolver um jogo que ajude com suas vendas, por meio de uma plataforma que permite simular a construção de um imóvel, por exemplo, com destaque para a parte da cobertura.
Seja qual for o seguimento do seu negócio, é possível que exista uma abordagem específica à prática de gamificação, valendo estar atento a todos os benefícios a serem traídos por essa estratégia, o que explica o seu crescimento cada vez maior em diferentes mercados.
Benefícios da gamificação ao seu negócio
Se por um lado podemos falar que o movimento de gamificação pode ser positivo ao seu negócio, fazendo com que ele alcance uma melhor performance comercial, é importante entender exatamente como isso é possível para de fato considerar sua adoção.
Tudo isso ocorre por causa dos seguintes benefícios específicos que podem vir a ser conquistados, influenciando diretamente ou de maneira indireta tanto em suas vendas como em seu engajamento, dentre eles:
Incentivos a recomendações
Muitas são as ações que podem ser colocadas em prática para que o público considere a compra de uma mercadoria, com destaque a estratégias populares, como a veiculação de um anúncio, mas nada é tão forte quanto a recomendação do próprio público.
É nesse ponto que o movimento de gamificação mostra o seu valor, construindo uma conexão com o público que o leve a recomendar uma marca a outros, mesmo que seja através do compartilhamento do jogo em si, até para competir entre si.
Dessa forma é possível a quem trabalha com cobertura retrátil, por exemplo, conquistar um maior interesse de um público específico, mesmo tratando-se de um produto tão segmentado.
Interação com o cliente
Outro ponto positivo de trabalhar um jogo junto ao público é a possibilidade de interagir melhor com essa audiência, criando uma conexão que pode levar tanto a uma melhor performance de vendas como também um engajamento com tal audiência.
A partir disso se torna possível alcançar uma maior atenção por parte do público, mesmo aquele que não seja foco das suas atividades, mas que desenvolva certo interesse pelo game a ser compartilhado, criando um possível cliente para o futuro do negócio.
Produção de conhecimento
A gamificação pode ser usada também como uma estratégia de auxílio para melhor explicar o funcionamento do seu produto ou serviço, algo essencial para novas mercadorias que chegam ao mercado, por exemplo, oferecendo instruções de um modo lúdico e divertido.
Por meio disso, torna-se possível a quem trabalha com projetos elétricos trazer uma melhor explicação ao público sobre o valor desses projetos, assim como eles funcionam e são essenciais para as atividades a serem mantidas no seu estabelecimento.
Trata-se de uma prática positiva para quem queira ensinar ao público sobre o funcionamento de algo sem oferecer um enfadonho manual de instruções, trocando isso por um tutorial simples e interativo no caso.
Feedback em tempo real
O avanço dos jogos está ligado também ao aumento das tecnologias, permitindo que diversos usuários possam competir entre si dentro de um universo online. Essa atuação em tempo real pode ser de grande valor para uma companhia compreender sua performance.
Ou seja, números rápidos podem surgir em relação ao desempenho do seu game com o público, compreendendo não só o número de jogadores, mas também a percepção desses usuários, seja por elogios ou reclamações feitas em cima dessa atividade oferecida.
Tal contato imediato permite a empresa não só otimizar o seu jogo, como também suas estratégias de mercado, conquistando dessa forma um melhor desempenho junto ao seu público, alcançando assim a sua esperada melhora no número de vendas.
É por causa então do destaque que os jogos percebem hoje que recorrer ao marketing de gamificação se torna algo de tamanha importância para uma empresa, tanto quanto algumas obrigação, como fazer uma avcb consulta para garantir a proteção física do lugar.
Logo, é importante então ficar atento ao que um game pode trazer ao seu negócio, otimizando sua performance comercial enquanto o seu público se diverte.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.