Como aplicar estratégias de remarketing para a sua loja online
O remarketing é uma das principais estratégias de negócio para quem possui uma loja online e deseja reativar clientes que deixaram de comprar de você por algum motivo, seja ele pessoal com a marca ou por forças maiores.
Quem possui uma loja online sabe os desafios que existem para que se consiga atrair novos clientes e para que se consiga mantê-los por perto, ou seja, fidelizados e consumindo de você, além de indicar o seu negócio para outras pessoas.
Entretanto, hoje, com a internet, as redes sociais e as diversas ferramentas que surgiram com o marketing digital, entender como fazer isso se tornou mais simples do que muitos poderiam imaginar, e uma das melhores formas é usando o remarketing.
Por isso, hoje iremos conhecer mais sobre essa estratégia poderosa de mercado e sobre como você pode aplicá-la dentro da sua loja online, além dos benefícios e a diferença gigante que ela faz dentro da sua marca.
Entenda o que é uma estratégia de remarketing
O remarketing pode ser entendido como uma estratégia que visa trazer para a sua marca algum cliente que esteja inativo, pode ser desde o cliente de uma empresa que fornece remediação do solo até mesmo o de uma marca de roupas.
O objetivo do remarketing é traçar estratégias que ajudem a sua marca a atrair esse cliente novamente, ou seja, fazer com que ele se lembre do quão boa é a sua marca e volte a comprar de você.
Tal estratégia se tornou extremamente importante nos últimos tempos, isso porque se trata de uma ideia que gira em torno daquilo de mais precioso e importante que uma marca tem e precisa obter para fazer sucesso no mercado: o cliente.
Nenhum empreendedor deseja perder clientes, mas quando isso acontece, é possível contar com ótimas estratégias como o remarketing para te ajudar a passar por essa situação da melhor maneira possível e ainda trazer esse cliente para perto novamente.
Benefícios do remarketing
Assim como um serviço de desenvolvimento de software traz ótimos benefícios para uma grande empresa, por exemplo, é claro que o remarketing também traz diversas vantagens para as lojas que nele decidem apostar. Confira abaixo algumas delas:
Aumenta a taxa de conversão
A primeira é justamente o aumento na taxa de conversão, ou seja, é possível aumentar o número de usuários que deixam de ser simples usuários ou clientes inovativos para aqueles que possuem grandes chances de consumir de você.
Dentro do universo do marketing digital, a conversão é um processo que diz respeito a mudança do status de um usuário, que deixa de ser um simples admirador ou cliente afastado da sua marca, para um potencial consumidor.
Potencializa o seu brand awareness
O brand awareness é um conceito que diz respeito a visibilidade da sua marca e ao quanto seus clientes e até mesmo o seu público-alvo conhece a sua marca, quanto mais alguém vê sobre ela, mais fácil será de reconhecê-la.
Por exemplo, as pessoas já sabem qual é a melhor empresa para fazer um aluguel de van em Salvador, pois devido a todo o trabalho de remarketing da marca, o brand awareness dela cresceu e as pessoas conheceram ainda mais sobre o que ela oferece.
Eleva o alcance aos usuários
E é claro que não podemos deixar de falar sobre como tal estratégia também faz toda a diferença na elevação do alcance a usuários, pois nem só aqueles que precisam ser reativados poderão se deparar com seus conteúdos e campanhas, mas também os novos.
Afinal de contas, novos usuários conhecendo a sua marca também quer dizer novos possíveis clientes, o que gera ainda mais resultados. Esses são alguns dos diversos benefícios do remarketing e que vale a pena conhecer para entender a sua influência.
Dicas de como aplicar essa estratégia
Partindo para a prática, chegou o momento de entender como trazer o remarketing para a rotina da sua empresa, e para isso selecionamos algumas dicas essenciais para te auxiliar nesse processo. Confira:
Segmente sua lista de clientes
O primeiro passo é segmentar a sua lista de clientes inativos e entender o perfil de cada um deles, o motivo pelo qual deixaram de consumir e qual serviço ou produto seu pode cativar o desejo deles mais uma vez, seja o aluguel de van 18 lugares ou um novo produto.
Ao definir e segmentar essa lista, você tornará o processo de remarketing ainda mais efetivo e personalizado, pois conseguirá traçar estratégias que foquem no cenário de cada cliente, e com isso ele se sentirá ainda mais acolhido pela sua marca.
Analise as etapas do funil de vendas
Além disso, outro ponto de extrema importância para se atentar são as etapas do funil de vendas, um conceito que já existe no mercado há bastante tempo e que foca em uma jornada de etapas para a venda, que são: atração, conversão e venda.
Entender sobre como a sua marca trabalha com cada uma dessas etapas e como o cliente se sente perante elas é essencial para que você ache possíveis erros ou tente personalizar o processo para reativar clientes antigos.
Ofereça descontos
E é claro que ninguém nega um bom desconto, quando oferecido, não é mesmo? Seja na compra do aquecedor a gás Campinas que você tanto deseja ou até mesmo na compra de um produto/serviço que você já consumiu antes e sabe que é bom.
Sendo assim, oferecer descontos para os seus antigos clientes é uma ótima forma de atraí-los novamente para a sua marca e tentar fazer com que eles se lembrem do quão bom é o que você oferece e aproveite a condição especial para comprar novamente de você.
Aposte no e-mail marketing
Outra estratégia que faz muito sucesso no universo do remarketing é o e-mail marketing, conhecido por ser uma estratégia que trabalha com a estruturação e envio de e-mails que estimulam um determinado tipo de ação por parte do cliente.
Você provavelmente já deve ter recebido algum e-mail de uma marca que deseja lhe vender algo ou até mesmo perguntando por onde você anda, já que não estava mais presente no site da empresa. Pois bem, trata-se do e-mail marketing em ação.
Forneça um bom atendimento
Por fim, mas longe de ser menos importante, fornecer um bom atendimento aos seus clientes é essencial para que eles se sintam confortáveis para consumir de você, seja um gradil nylofor ou até mesmo um serviço de consultoria.
Para isso, treine a sua equipe e deixe todos devidamente preparados para que consigam fornecer um bom atendimento e suporte a esses clientes, pois assim será ainda melhor construir um relacionamento saudável e duradouro com eles.
Essas são algumas das diversas dicas e estratégias de remarketing que existem no mercado e que, para alguém que não conhece tanto sobre o assunto, já é algo que faz toda a diferença na hora de estruturar tal estratégia.
A diferença nos resultados de uma marca sem o remarketing
Mesmo entendendo bem sobre o conceito do remarketing e os benefícios que ele traz para a empresa, é normal que muitos sintam a diferença que tal estratégia traz e como ficar sem ela pode afetar os resultados do seu negócio.
Hoje, para que uma empresa de indústria de massase tornasse a melhor no seu segmento, foi preciso muito mais do que coragem e investimento, mas estratégia, pois é ela que realmente traça o caminho para o sucesso.
Uma marca que entende a importância de ir atrás dos clientes inativos precisa de uma estratégia para que consiga fazer tudo da melhor maneira possível, pois sem isso será impossível conseguir atrair esses clientes de forma efetiva.
Isso porque é através da estratégia de remarketing que você consegue entender, aprender e aplicar o que precisa para fazer com que esses potenciais clientes voltem a se tornar ativos em sua marca e consumir o que você oferece.
Sem isso, os profissionais ficam perdidos e, mesmo entendendo a necessidade de trazer esses clientes para perto da marca, não irão conseguir fazer isso de forma efetiva, pois não sabem qual caminho tomar.
Sendo assim, entendemos que tal estratégia é mais do que importante, mas necessária para o sucesso de uma marca, assim como a pesquisa por umbox de vidro para banheiro preçoacessível também é necessária para uma reforma.
Cases de sucesso com essa estratégia
Para finalizar este conteúdo e provar o quão eficiente é a estratégia de remarketing, selecionamos algumas marcas que aplicaram tal ideia e hoje são cases de sucesso dentro dessa estratégia. Confira:
- Netflix;
- Ifood;
- Spotify;
- Americanas;
- Mercado Livre;
- Amazon.
A sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista que cresce cada dia mais e, a partir de tal conceito, não só reativar seus clientes, mas também conseguir com que novos possam conhecer o seu trabalho.
Considerações finais
Dessa forma, você conseguirá não só aumentar os resultados da sua loja online, mas trabalhar ativamente para que seus clientes não pensem em abandonar a sua marca de novo, pois sabem que não haverá outra com tamanha qualidade e cuidado no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.