5 tendências de marketing nas mídias sociais que irão dominar 2019
Marketing nas mídias sociais
O mundo das mídias sociais está mudando constantemente, trazendo novas tendências, idéias e regras não-verbalizadas a cada ano. Na maioria dos casos, as mudanças não são repentinas ou inesperadas, mas sim graduais e relativamente previsíveis – por exemplo, quem ficou realmente surpreso ao ver o Google + desligado?
Neste post, vamos falar das tendências esperadas para o marketing nas mídias sociais em 2019. Algumas delas já estão aqui, e estão crescendo lentamente, mas ainda não estão em plena campanha. Algumas são grandes e estão crescendo, e devem ficar ainda maiores em 2019.
Aqui estão as mudanças mais esperadas, e verdade seja dita, emocionantes:
Social listening (monitoramento) é o ato de rastrear a web e plataformas de mídia social para encontrar todas as menções de uma marca (ou qualquer outra palavra-chave). Isso inclui menções de marcas não rotuladas nas mídias sociais, menções de palavras-chave do setor que sinalizam o interesse de comprar um produto, menções em blogs, fóruns e sites de notícias. Os objetivos primários atuais da escuta social são o atendimento ao cliente e o gerenciamento da reputação, embora haja, é claro, muitos outros .
Embora o uso da escuta social para essas duas causas deva se tornar ainda maior, a tendência real de 2019 será usar a mídia social para a geração de leads e a venda social. Até agora, apenas um pequeno número de marcas faz isso, mas esse número está subindo gradualmente à medida que os profissionais de marketing descobrem que podem encontrar pessoas procurando os serviços exatos que oferecem nas mídias sociais.
Algumas ferramentas estão introduzindo recursos criados especificamente para a geração de leads em suas caixas de ferramentas.
Como as pessoas que compartilham suas frustrações, ideias e recomendações on-line não estão prestes a parar, o uso da escuta social continuará crescendo e se expandirá para incluir novas possibilidades.
Se você gostaria de começar com o social listening antes de 2019, confira esta lista de ferramentas .
2. Conteúdo de vídeo
Todos os anos, o conteúdo de vídeo continua a crescer e, em 2019, espera-se que o conteúdo de vídeo domine mais uma vez o mercado. De fato, de acordo com alguns especialistas, 80% do que consumimos online será em breve conteúdo de vídeo .
Isto é especialmente verdadeiro para vídeos ao vivo. Tendo sido sempre popular no YouTube, a tendência agora tomou conta do Facebook e do Instagram, a ponto de sermos notificados quando alguém vai ao ar.
A natureza autêntica e efêmera dos vídeos ao vivo parece torná-los especialmente atraentes e significativos para os usuários de mídia social. Os vídeos ao vivo aumentam a confiabilidade e a relevância percebidas de uma marca, e é uma tendência que você não quer ignorar.
Não é preciso dizer que você precisa fornecer conteúdo envolvente e empolgante, como faria em um blog ou em qualquer outro lugar, mas vamos mencioná-lo assim mesmo, apenas por precaução.
3. Micro-influenciadores
Nos últimos dois anos, os influenciadores de mídia social se tornaram uma tendência importante. Agora temos estrelas do Instagram, influenciadores do Twitter, milionários do YouTube. Essas pessoas têm milhões de seguidores – cada post, vlog ou tweet é visto instantaneamente por mais pessoas do que os anunciantes de TV poderiam esperar. Foi grandioso e revolucionário quando o poder dos influenciadores da mídia social ficou claro para todos – e ainda é.
No entanto, como o número de influenciadores de mídia social cresceu com o tempo, os preços de seus serviços também dispararam. Isso leva mais empresas a procurar outras alternativas, incluindo o marketing de micro-influenciadores .
Ao contrário dos principais influenciadores, os micro-influenciadores existem em todos os nichos de marketing. Eles têm seguidores de menos de 10 mil pessoas, mas a maioria de seus seguidores está genuinamente interessada no que eles têm a dizer. E eles são muito engajados – micro-influenciadores são frequentemente considerados especialistas em seu nicho.
Esses nomes menores não são amplamente segmentados pelos anunciantes, por isso são confiáveis e realistas. O potencial de marketing é muito alto e os profissionais de marketing estão prestes a reconhecer isso em 2019.
4. Personalização
Dada a grande quantidade de informações carregadas pelas pessoas todos os dias, tornou-se muito fácil obter insights sobre todos os tipos de informações sobre as pessoas sentadas atrás da tela. Isso abriu a porta para uma personalização aprimorada, e isso, por sua vez, aumentou a expectativa do consumidor pelo mesmo.
Conteúdo, produtos, e-mails – tudo isso agora pode ser baseado no histórico de compras do consumidor, links clicados, postagens de mídias sociais e outros comportamentos. Booking.com, por exemplo, notifica sobre ofertas nos locais em que você esteve, a Netflix oferece programas para assistir com base no seu gosto, a Amazon e o eBay mostram produtos semelhantes aos que você comprou anteriormente. E isso antes mesmo de você considerar o Google e o Facebook – eles nos conhecem por dentro e por fora e usam essas informações para tornar nossa experiência personalizada.
Embora o marketing personalizado possa ser inquietante (especialmente quando você considera todas as informações que as empresas têm sobre você), ele também é realmente conveniente para o usuário, e os clientes provavelmente não desistirão dos benefícios tão cedo.
Cerca de 96% dos profissionais de marketing acreditam que a personalização avança no relacionamento com o cliente. Os clientes podem se preocupar com vagos riscos à privacidade, mas ainda apreciam o produto sugerido que procuravam, bem como a notificação da venda em sua loja favorita.
Apesar das preocupações, a personalização é claramente o caminho a ser seguido pelos profissionais de marketing para aumentar o desempenho da campanha.
5. Pontualidade
O futuro quase imediato do marketing é a comunicação em tempo real. As tendências de mídia social em marketing são o suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, venda social em tempo real, chatbots e monitoramento constante para uma potencial crise na mídia social.
Isso ocorre porque a mídia social nunca dorme – os clientes continuam a usar seus produtos, falam sobre eles on-line e compram novos itens a qualquer momento. Isso vem acontecendo há um tempo e, finalmente, a tecnologia alcançou – agora temos as ferramentas para procurar menções de uma marca em tempo real, ferramentas que programem conteúdo para serem postadas a qualquer momento, chatbots que ofereçam ajuda imediata.
Em 2019, os consumidores esperam que sua queixa no Twitter seja respondida imediatamente e não se surpreenderão quando você comentar imediatamente sobre “Alguém sabe uma boa alternativa ao Trello?” Com uma oferta do seu produto. É apenas o mundo em que vivemos – ninguém tem tempo para esperar. As pessoas querem que seus problemas sejam resolvidos e suas necessidades atendidas agora.