Utilize técnicas de SEO para aumentar a visibilidade da sua marca nos mecanismos de busca
As estratégias de SEO são extremamente importantes para qualquer empresa, uma vez que ela possui a capacidade de melhorar a sua posição nas pesquisas do Google, proporcionando assim uma série de benefícios.
Com o avanço da digitalização, as organizações possuem uma maior tendência para entrar no mercado virtual o mais rápido possível, com o intuito de acompanharem as inovações e se sobressair da concorrência.
Dessa forma, desde uma empresa ancoradouroaté uma padaria precisam utilizar estratégias de SEO em seu negócio, a fim de alcançarem um maior número de pessoas e, assim, aumentarem a suas vendas.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é SEO, como ele funciona e entre muitos outros fatores.
O que é SEO?
O SEO significa SearchEngine Optimization, sendoele é a junção de uma série de técnicas que possuem o foco em otimizar as páginas da web para os seus usuários.
O SEO possui o objetivo de aumentar o número de visitas de um site, já que ele pode proporcionar um melhor posicionamento no ranking do Google, facilitando que o seu público-alvo encontre o seu conteúdo.
Esse fator é extremamente importante porque uma página bem ranqueada no Google, no topo da página, possui uma maior probabilidade de conseguir um número elevado de visualizações.
Por exemplo, se você pesquisar “baú frigorífico” no Google, as primeiras lojas serão as mais visitadas. Isso acontece porque, normalmente, elas já possuem a resposta que você está buscando, além de obterem um índice alto de autoridade no mercado.
Além disso, se o primeiro link já tiver a resposta para os seus problemas, é muito provável que você nem visite as próximas páginas.
Cerca de 75% das pessoas que efetuam buscas no Google, não olham para além dos primeiros resultados da pesquisa para procurarem o que precisam.
O SEO, diferente dos anúncios pagos, é feito através de um tráfego orgânico, onde os algoritmos do Google permitem que a sua posição no ranqueamento do navegador suba e, assim, quando o seu público-alvo procurar sobre um certo produto, ele encontra o seu site.
A importância do SEO
O SEO tem a finalidade de otimizar as suas buscas na Internet, dessa forma você encontra mais facilmente o que precisa, adquirindo as informações de forma eficiente e rápida.
Por exemplo, se você precisa entender como realizar uma aplicação de resina em pisona sua casa, através de ferramentas específicas de busca, o Google te encaminhará os melhores resultados para melhor sanar o seu problema.
Existem algumas estratégias, tais como o uso de palavras-chave, por exemplo, que são desenvolvidas em relação a um conteúdo para que, assim, as suas buscas sejam otimizadas.
Esse sistema de busca possui uma grande relevância no mercado, uma vez que, de acordo com a BrightEdge, cerca de 68% de toda experiência online começa com uma pesquisa.
Por exemplo, se você está em busca de um detector de fumaçavocê provavelmente irá primeiro começar as suas buscas através de uma pesquisa no Google para que, assim, encontre os melhores produtos.
Dessa forma, é possível perceber que o SEO tem uma grande capacidade de gerar oportunidades ao seu negócio, uma vez que é através dele que é possível expandir a sua empresa nas buscas na web.
A utilização de estratégias de SEO podem proporcionar diversos benefícios para a sua organização, onde dentre elas, podem-se citar:
- Aumento do tráfego para o site;
- Destaque da concorrência;
- Tráfego qualificado;
- Aumento da autoridade da marca;
- Aumento da taxa de conversão;
- Acompanhamento dos resultados;
- Ser referência no mercado.
Essas são algumas das vantagens que as estratégias de SEO podem gerar para a sua empresa, impactando positivamente nos seus resultados.
Aumento do tráfego para o site
Com as estratégias de SEO, é possível obter um ótimo posicionamento nas buscas do Google, onde existe um grande aumento no tráfego para o site, sendo realizado através de tráfego orgânico, onde o cliente vai até você.
Destaque da concorrência
Como já mencionado, atualmente, todos os negócios precisam atuar na internet, buscando assim acompanhar os avanços do mercado e se sobressaindo dos demais estabelecimentos.
Além disso, o posicionamento superior no Google consegue proporcionar um destaque da concorrência mesmo entre o meio virtual.
Tráfego qualificado
Os internautas só vão encontrar o seu site se pesquisem por ele e, com isso, já existe uma intenção clara de busca por um produto ou serviço. Com isso, você consegue um tráfego mais qualificado, sendo o seu público-alvo, e que já está em busca do que você oferece.
Aumento da autoridade da marca
Ao aparecer entre os primeiros resultados do Google, você ganha uma grande autoridade no seu setor, onde os seus potenciais clientes passam a confiar mais na sua empresa e buscam pelo seu site quando precisam de respostas relacionadas ao seu segmento.
Aumento da taxa de conversão
Um bom SEO possui a capacidade de afetar a taxa de conversão do seu site, uma vez que eles ajudam a aumentar o número de visitas e a otimizar a sua página, aumentando a atração e a retenção de usuários.
Acompanhamento dos resultados
Os dados gerados pelos internautas no meio digital acabam facilitando o acompanhamento de resultados do seu site, observando as preferências do seu segmento.
Ser referência no mercado
O conteúdo que é criado por você utilizando as estratégias de SEO ajudam a enriquecer o seu site e o deixar mais atrativo aos internautas, se tornando uma referência no mercado.
Quais são as principais técnicas de SEO?
O Google é uma ferramenta de busca que tem o objetivo de solucionar problemas e proporcionar a melhor experiência ao usuário, onde dentre os principais critérios que são utilizados para que isso aconteça, podem-se citar:
- Palavras-chave;
- Autoridade;
- Links relevantes;
- Conteúdo de qualidade;
- Rejeição.
Esses são os principais elementos utilizados pelo Google, garantindo ao usuário a melhor experiência e encontrando as informações que necessita de uma maneira rápida e fácil.
Palavras-chave
As palavras-chave são as palavras principais de um conteúdo, dessa forma, ao pesquisar sobre “caminhão munck”, por exemplo, o Google irá buscar por conteúdos que utilizem esses termos em seus textos.
Assim, ele pode entregar as informações corretas para você, de forma filtrada e específica para as suas necessidades.
Entretanto, o sistema de busca do Google não vai destacar os textos que usam as palavras-chave com uma maior frequência, mas sim a página que mais se relaciona com o assunto e que consegue entregar uma qualidade elevada.
O Google possui uma maior preferência pela qualidade dos conteúdos, com isso, as palavras relacionadas ao tema possuem o dever de solucionar as dúvidas que o usuário possui sobre o tema.
Autoridade
A autoridade é uma métrica do Google, identificando os sites que mais conseguem chamar a atenção do usuário.
Por exemplo, se você efetua uma pesquisa relacionada a um projeto de prevenção e combate a incêndio, a fim de compreender como ele funciona, é possível identificar o nível de autoridade de um site com a quantidade de tempo que o usuário passa nele.
Links relevantes
Todas as páginas possuem a possibilidade de colocarem sites internos e sites externos, onde o seu uso pode aumentar o seu número de visualizações.
Por exemplo, se você possui uma página com um link relacionado ao tema “fonte de alimentação eletrônica preço”e ele é encaminhado para um site que possui uma alta autoridade, a sua página pode melhorar a sua posição no ranqueamento do Google.
Entretanto, se você inserir links que encaminham o usuário para páginas de baixa autoridade, nesse caso o seu posicionamento pode cair.
O melhor cenário, nesse caso, é possuir links em outros sites de alta autoridade e que encaminham o usuário até o seu, sendo essa ação chamada de backlinks. Assim, você consegue aumentar significativamente o número de visualizações no seu site.
Conteúdo de qualidade
Como já mencionado, o Google usa ferramentas que identificam a qualidade do conteúdo disponibilizado em uma plataforma.
Isso acontece porque, através do tempo gasto em seu site, a quantidade de cliques que o internauta precisa efetuar para ter a sua dúvida respondida e entre muitos outros fatores são levados em consideração.
Por exemplo, se um texto sobre “divisória drywall preço”, fazendo um comparativo de valores, possui um conteúdo de qualidade, com autoridade, boa resposta, sem conteúdos repetitivos ou plagiados, mas sim únicos, então o seu posicionamento tende a elevar.
Rejeição
Por fim, mas não menos importante, existe a taxa de rejeição dentro do Google, onde ela é medida com a entrada e saída rápida de um usuário ao visitar um site.
Com isso, o Google entende que o site não atendeu às expectativas do internauta e, caso se repita com muita frequência, a taxa de rejeição pode subir e a de autoridade cair e, assim, o seu posicionamento pode ser comprometido.
Exemplos de empresas
Existem muitas empresas que têm tido sucesso ao implementar estratégias de SEO, onde dentre elas, podem-se citar:
- Airbnb;
- Amazon;
- Moz;
- HubSpot.
Esses são apenas algumas das empresas que conseguiram melhorar consideravelmente a sua visibilidade e tráfego orgânico por meio do SEO.
O sucesso com o SEO requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica, entretanto, ele pode trazer resultados significativos para as empresas que o implementam de forma eficaz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.