Como não errar nas contratações para sua empresa?
Realizar novas contratações para o corpo de profissionais do seu negócio pode ser o passo necessário para trazer uma nova perspectiva para o negócio e fazer com que a sua empresa decole frente às concorrentes e aumente sua autoridade no mercado.
Porém, é possível que tome decisões erradas no processo e contrate pessoas não tão boas ou efetivas, podendo causar o efeito inverso ao que se busca para a organização. Portanto, errar não é uma opção e você deve estar preparado para lidar com isso.
Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar e se aprofundar em como não errar nas contratações para a sua empresa, abordando desde competências como curso de capacitação SPaté mesmo testes avaliativos de performance.
As empresas hoje em dia sabem como é difícil encontrar um colaborador que atenda a todas as suas necessidades e tenham aquela real vontade de crescer dentro da organização e se tornar um profissional melhor para o mercado.
Muitas vezes, parte desse problema está dentro das próprias organizações que não valorizam ou sabem lidar com a maneira como os colaboradores trabalham ou não estabelecem um plano de carreira interessante para eles.
Alguns utilizam serviços de locação de mão de obra temporária, mas, como o próprio nome já diz, é um serviço temporário que pode ainda não conhecer a forma como a empresa trabalha.
Isso sem mencionar que muitos dos colaboradores novos podem não se adaptar à cultura da empresa, se destoando muito do que ela precisa.
Porém, é possível ver alguns desses indícios logo no momento das entrevistas e testes, ficando mais simples de prever possíveis profissionais com um potencial incrível e que podem agregar muito valor ao seu negócio.
Portanto, independente se o objetivo do seu negócio é vender serviços de contabilidade para empresasou produtos tecnológicos, confira os tópicos a seguir, onde dicas e orientações serão dadas para não errar na contratação para a sua empresa.
Como acertar nas contratações?
São diversos aspectos que moldam o que é necessário no momento da contratação de um funcionário, podendo variar muito de empresa para empresa, afinal, cada um delas valoriza um aspecto diferente que precisa para o seu negócio.
Em outras palavras, tudo dependerá do que a organização precisa no momento, como mais conhecimento específico, maior número de funcionários para determinada campanha, ou até mesmo uma mão de obra qualificada para futuros investimentos do negócio.
Portanto, seja para a criação de um Esocial e departamento pessoal ou aplicação de tecnologia precisa, existem alguns critérios e elementos que podem e devem ser seguidos para um melhor entendimento de como não errar na contratação, como:
- Objetividade na vaga de trabalho;
- Convicção e certeza do que se busca;
- Boa comunicação e divulgação da vaga;
- Análise das qualificações do colaborador;
- Ambiente adequado para entrevista.
Quanto melhor aplicado os elementos acima destacados, melhor será a visão do contratante sobre o candidato e se ele se qualifica para as vagas selecionadas e para o corpo de profissionais da empresa.
Por isso, para começar com o pé direito e entender melhor como não errar nas contratações para a sua empresa, confira as dicas a seguir, te ajudando a escolher uma mão de obra qualificada e especializada para o seu negócio.
01 – Defina muito bem a vaga
Se o seu negócio precisa de, por exemplo, um engenheiro mecânico, então a vaga deve conter todas as informações referentes ao que a sua empresa espera do colaborador e uma pequena descrição sobre as atividades que serão desempenhadas pelo profissional.
Porém, é preciso ter muito cuidado aqui para não passar informações falsas ou requisitar experiências muito absurdas na área.
Diferente de antigamente, nos dias de hoje, é possível acumular muita experiência em um determinado assunto e adaptá-lo para outro local de trabalho.
Detalhar a vaga ajuda o seu negócio a baixar expectativas muito altas tanto da empresa quanto das pessoas que será entrevistada, fazendo com que todos alinhem o esperado durante o processo, facilitando em encontrar umamão de obra especializada para eventos, por exemplo.
02 – Elabore um anúncio transparente
Essa dica serve também para alinhar as expectativas tanto da empresa quanto das pessoas que serão entrevistadas, mas não apenas isso, serve também como um filtro, atraindo então somente os que estão realmente interessados pela vaga.
Essas informações podem incluir alguns detalhes da vaga para atrair as pessoas, diferente de muitas vagas que vemos onde poucas ou quase nenhuma informação é dada, fazendo com que tudo seja descoberto na entrevista.
Esse é um tempo que pode ser otimizado pela empresa.
Mesmo que seja algo como um profissional para realizar palestras sipat SP, informações sobre onde fica a empresa, horário de trabalho, benefícios e remuneração pode ser importante para realizar esse filtro de maneira simples e bastante eficaz.
03 – Saiba onde divulgar as contratações
Tão importante quanto as dicas oferecidas até o momento é saber onde divulgar as vagas. Existem locais que melhor atende o seu público e o perfil de diversos usuários, alguns podem ser redes sociais enquanto outros estão relacionados a sites de busca de empregos.
Independente de onde escolher divulgar as vagas, é importante utilizar os canais de comunicação corretos e que tenham relação com o que se busca.
Não faz sentido buscar por profissionais do ramo de ciências em um site focado em profissionais de exatas, por exemplo.
Portanto, para encontrar o próximo colaborador que trabalhará em sua empresa de administração contratual, busque saber onde esse tipo de público mais busca vagas de emprego.
04 – Realize uma boa análise de currículo
Uma dica muito valiosa para qualquer recrutador de departamento de recursos humanos ou gerentes que buscam contratações de novos colaboradores para a empresa é analisar e estudar o currículo dos candidatos antes do mesmo chegar para a entrevista.
É possível que surjam dúvidas sobre o mesmo que, talvez no momento da conversa, podem passar despercebidos.
Sem mencionar que, ao analisar um currículo, é possível criar e pensar em tópicos para extrair o máximo de informações do candidato antes dele entrar na empresa.
Não só isso, mas ao saber o que o candidato pode ou não fazer, se torna muito mais simples de estudá-lo e orientá-lo, orientando a entrevista de forma muito mais efetiva e deixando tudo mais leve e natural.
Tal ação aumenta as possibilidades de conhecer melhor a pessoa da entrevista e, com isso, ter uma intuição ou conhecimento melhor sobre se ela se adequa para a vaga na qual está se candidatando.
05 – Crie um ambiente confortável
O momento de uma entrevista para contratações pode ser bastante difícil e complicado. A pressão de algumas perguntas, passar uma boa impressão, demonstrar confiança e interesse, além de responder todas as perguntas de forma satisfatória pode ser realmente desconfortável.
Tal situação não é nada interessante para o seu negócio, pois ela prejudica em uma melhor leitura das capacidades do entrevistado, afinal, o nervosismo pode ser tanto que o mesmo não demonstra seu real potencial no momento.
Claro que lidar com o nervosismo e saber como controlá-lo é parte do que uma empresa pode buscar para um entrevistado, mas é muito mais interessante criar um ambiente cômodo e confortável para extrair o potencial máximo de um candidato.
Procure deixar o ambiente o mais calmo, tranquilo e receptível possível para as pessoas é ideal para conseguir ter uma boa entrevista. Caso as contratações sejam para uma vaga de mais confiança e precise de um colaborador muito dedicado para a vaga, apresente a empresa ao candidato.
Além de tranquilizá-lo, é possível criar uma certa conexão e enxergar as qualidades que só seriam possíveis perceber com algum tempo de convivência com a pessoa.
E claro que o seu negócio busca pessoas confiáveis e capacitadas para resolver seus problemas. Portanto, é uma atitude que vale a pena.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou como não errar no momento das contratações para a sua empresa, se aprofundando na importância de ter bons profissionais na sua empresa, além de dar dicas e orientações de qualidade de como fazer isso.
Claro que tudo dependerá de empresa para empresa, tendo que levar em conta o ramo de trabalho, maneira como negocia, visão, missão e valores, formas como enxerga seus colaboradores, entre diversos outros aspectos.
Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e adapte a realidade de sua empresa, explorando ao máximo os seus pontos fortes e melhorando os que ainda não estão tão bons quanto você precisa e espera para o mercado.
Agora que já entende melhor a importância de não errar nas suas contratações, comece a implantar o processo de análise de vagas desde o seu começo, melhorando ainda mais a maneira que o seu departamento de recursos humanos trabalha e desenvolve suas demandas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.