Por que fazer linkagem interna e linkagem externa em seus conteúdos?
A internet e a tecnologia tem andado lado a lado para a evolução da sociedade, e com a chegada do meio digital, novas estratégias e práticas tem se tornado comum para atrair mais clientes. Uma das mais utilizadas é o de linkagem interna.
O texto de hoje irá abordar porque a sua empresa deve investir em linkagem interna e linkagem externa em suas estratégias de marketing, mostrando o impacto que isso pode causar em seu conteúdo e algumas vantagens do processo.
O meio digital influencia muitas pessoas ao redor do mundo e de diferentes maneiras. A internet se tornou uma espécie de domínio público e é essencial para praticamente tudo nos dias de hoje, sendo uma incrível ajuda para pessoas e empresas.
Empreender não é uma tarefa nem um pouco fácil, e mesmo as empresas de caldeiraria em SP enfrentam dificuldades em ser mais atrativas para seus leads e clientes e se manter competitivas em um mercado de trabalho tão concorrido e abrangente.
Para isso, diversas estratégias são diariamente pensadas, aperfeiçoadas e adaptadas para o funcionamento de uma empresa, pois mesmo que elas sigam um conceito, cada negócio possui o seu próprio estilo de lidar com as adversidades.
Porém, tem um fator que é extremamente necessário para o desenvolvimento de uma organização, que é ter um site profissional ou uma página voltada para atender seu público e possíveis novos clientes.
Mesmo uma empresa desentupidora em Carapicuíba entende o quanto é necessário investir em um domínio que atraia pessoas e mostre como a sua organização leva os trabalhos a sério e de forma profissional.
Por isso, é necessário utilizar as ferramentas de SEO e de links externos e internos para melhorar o ranqueamento do seu site perante os mecanismos de pesquisa, mas como fazer isso de maneira simples, direta e efetiva.
A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir, que podem servir de orientação para melhorar o entendimento de sua empresa de energia fotovoltaica, por exemplo.
A importância do SEO para um site
Antes de entender a fundo a importância da linkagem interna e externa em seus conteúdos, independente se for em um site, página ou blog, é importante entender o que é SEO e como ele afeta diretamente a criação de seu material.
O SEO é um termo original do inglês que significa Search Engine Optimization, que em uma tradução direta para a nossa língua, seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca.
De forma simples e direta, o SEO é um conjunto de ferramentas e algoritmos que são responsáveis por melhorar o ranqueamento de seu site, página ou blog de, por exemplo, corte e dobra de aço e aproximá-lo da primeira página do Google ou outro buscador.
É importante pensar que, quanto mais próximo da primeira página o seu domínio estiver, mais pessoas irão encontrar seus produtos, melhor o Google irá recomendar ele e mais confiável será o site ou página.
Dificilmente algum cliente se interessará por um domínio que venda produtos ou serviços, e está além da segunda página do Google. Além de não passar a mesma confiança, não mostra que a empresa é uma autoridade no mercado ou se esforça para ser.
Mesmo que a pesquisa do cliente seja algo como “onde alugar andaime”, caso tenha feito um bom trabalho com o SEO, é muito provável que o buscador comece a indicar o seu domínio para as pessoas, mas esse é um trabalho longo, árduo e demorado.
Com isso, pode-se destacar alguns elementos essenciais para melhorar o ranqueamento frente aos mecanismos de pesquisa, como:
- Conteúdo relevante e de qualidade;
- Links Internos;
- Links Externos;
- Boas referências.
Isso significa que, a linkagem tanto interna quanto externa são essenciais também para que o site ou domínio consiga atrair mais público e seja, de fato, relevante para a empresa.
Com isso, fica muito mais simples da sua marca de ecobag personalizada empresas ganharem mais relevância e autoridade em seu segmento.
Benefícios e vantagens da linkagem interna
Uma coisa é bem clara, a criação de conteúdo é essencial para o desenvolvimento de qualquer no meio digital, e a linkagem interna e externa são parte desse processo, podendo ajudar no impacto gerado pelas atividades da empresa, mesmo que, muitas vezes, despercebida.
Portanto, para ajudar a entender melhor como funciona e mostrar como é importante saber utilizá-las de maneira efetiva para que seu negócio de porta comercial de aço consiga aproveitar ao máximo o que eles tem a oferecer.
Linkagem interna
Primeiramente, a linkagem interna são todos os links que sua empresa deixa disponível no seu site. Quanto melhor forem esses links, quanto mais qualidade eles tiverem, melhor será para o seu conteúdo. Lembre-se que qualidade não é igual a quantidade.
De nada adianta encher o site com links ruins e que não são tão bons que, além de gerar o efeito inverso, fará com que seus leitores não acreditem que aquele conteúdo é interessante e bem desenvolvido.
Então, pode-se dizer que a primeira qualidade da linkagem interna, seja ela aplicada em conteúdo de uma empresa de suprimentos ou uma empresa de transporte de cargas, atrair leads e clientes que realmente geram engajamento e se interessam pelo assunto.
Tal atitude torna-os mais qualificados e prontos para, futuramente, convertê-los e fidelizá-los por causa do seu trabalho.
Outro ponto positivo são os links que melhoram a vida útil de seu site. Isso significa que, normalmente, quando os links estão em boas postagens e carregam um conteúdo com um bom layout e arte, eles ajudam a manter o tráfego de pessoas no domínio.
Com mais pessoas acessando o site, mais serão os interessados pelo conteúdo, maior será o engajamento de usuários e maior a probabilidade de, novamente, conversão de clientes.
Em outras palavras, os links internos ajudam a dar maior visibilidade ao seu site ou domínio, e sabemos que, no meio digital, a visibilidade é extremamente importante.
Linkagem externa
Já a linkagem externa trabalha um pouco diferente e tem relação direta a outros sites colocando o seu domínio como link direto para algum produto, campanha ou simplesmente indicando a página.
Além disso, também pesa bastante na hora de realizar o ranqueamento e indicação.
A partir disso, já é possível destacar um grande ponto positivo é a vantagem sobre a linkagem externa, que é o incentivo da sua empresa fazer boas parcerias e ter alguns aliados no ramo em que atua.
Para que isso ocorra, também é importante destacar que, com mais parcerias, seu negócio irá atingir um público que ainda não conhece o seu trabalho e, portanto, aumenta de forma natural o alcance da sua marca.
Com mais pessoas visitando o domínio, maior é o tráfego de usuários e melhor será a indicação dos mecanismos de pesquisa.
Porém, é importante lembrar que os links externos funcionam de maneira parecida com os links internos quando o quesito é a qualidade. De nada adianta ser referenciado por diversos parceiros que não criam um bom conteúdo para a internet.
É preciso não confundir criar bom conteúdo com páginas, blogs ou domínios pequenos. Quando o conteúdo possui qualidade, é diferente de um site que coloca diversos links em seus textos mesmo não tendo relação alguma com o assunto abordado.
Isso deixa o texto mais fraco e menos influente, fazendo então com que os mecanismos de pesquisa não o achem tão interessantes como outros que existem na internet. Como dito anteriormente, é um longo e árduo trabalho e que engloba uma série de elementos.
É melhor ter poucas parcerias, mas que sejam bem qualificadas e relevantes do que ter diversas que não possuem autoridade no segmento. Portanto, pense bem antes de criar tais vínculos.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou o porque fazer linkagem interna e linkagem externa em seus conteúdos criados para sites, páginas ou blogs, abordando o conhecimento das ferramentas de SEO e algumas vantagens sobre cada um dos exemplos.
Claro que cada empresa funciona de maneiras diferentes e que são diversos os aspectos que podem variar entre cada uma, como tempo de carreira, ramo de atividade, porte, qualificação dos colaboradores, poder aquisitivo, entre muitos outros.
Mas é interessante utilizar as informações disponibilizadas ao longo do texto como orientação, servindo como um norte para muitos e como reforço para outros.
O importante é que os links fazem parte de um longo processo de criação de conteúdo e não devem ser subestimados. Quando aplicados da maneira correta, junto de outros elementos, são a diferença entre um marketing digital de sucesso e de uma falha.
Agora que ficou mais claro como funciona esse tipo de linkagem, basta sentar e se planejar com outras figuras importantes de negócio como melhorar o conteúdo postado, aumentando assim o alcance, relevância e o lucro de sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.