Você sabe quais são os tipos de email marketing?
. Email Marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégia de Marketing Digital.
Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis etc.
Cada um desses formatos deve ser usado para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados para a venda de um produto. Outros notificações sobre a atualização em um blog. Ou ainda oferta de um download gratuito, comemorações e mais.
Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre alguns desses formatos. Assim você ter uma visão geral sobre o que pode — e o que não deve — ser feito.
Newsletter
Newsletters são uma boa forma de se comunicar. Parque é usada para nutrir o relacionamento com seus Leads e clientes de maneira mais leve e com mais proximidade.
Elas costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo. Por exemplo, é possível promover um produto para os que estão em um momento avançado de compra. Mas também ser relevante para os que ainda se interessam apenas pelos artigos e dicas.
Se sua empresa já possui um blog com conteúdo frequente. Use a newsletter que é uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo.
Mais detalhes sobre esse formato estão no post 7 dicas para criar uma newsletter de qualidade. E, para não perder nenhuma etapa do processo de criação de uma newsletter, acesse nossa checklist de Newsletter.
Email promocional
Antes de tudo, é importante entender que “promocional” não quer dizer apenas email divulgando promoções e produtos.
No caso do email, “promocional” é no sentido de “promover uma oferta”. Pode ser um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Esmiuçando melhor, um email promocional pode ser:
- de produtos físicos (como é o caso de ecommerces e empresas de varejo em geral);
- de produtos/serviços digitais (como é o caso de ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas);
- de produtos digitais gratuitos (como é o caso de eBooks, ferramentas, webinars etc.).
Emails promocionais têm como foco único a conversão, sem as várias opções que uma newsletter possui. Eles possuem um potencial enorme de levar a mensagem certa para a pessoa certa. Em qualquer etapa do estágio de compra. Mas apenas se for feita de forma otimizada.
E como fazê-los de forma otimizada? O segredo está na segmentação. Enviar o email para um público-alvo específico, porque ele estará interessado no que está sendo oferecido.
Ainda nessa página, no tópico “Segmentação”, você vai aprender sobre como segmentar uma lista para ter melhores resultados.
O passo a passo completo para montar uma campanha desse tipo você vê no nosso checklist de email promocional.
Email sazonal
Uma outra opção de uso de Email Marketing é usar as datas especiais de cada usuário para enviar uma mensagem personalizada.
Essas campanhas podem corresponder a mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral.
A ideia central é fazer com que seus Leads e clientes se sintam lembrados e que sua empresa esteja presente nos momentos importantes para o seu público.
Datas comemorativas podem ser excelentes para promover sua marca. Geralmente, os emails de comemoração envolvem um uso maior de artifícios visuais e textos curtos para conquistar e prender a atenção do destinatário.
Email Marketing de boas-vindas
O email de boas-vindas é o email que você enviará ao seu prospect assim que ele se tornar Lead. Pode não parecer importante, mas esse email tem diversas funções, principalmente avançar o usuário em sua jornada de compra, ou seja, nutri-lo com informações relevantes. O próximo passo que ele tomar pode ser decisivo na relação com sua empresa.
Na Resultados Digitais, fizemos um experimento para provar o impacto desse email. Queríamos saber qual era a taxa de retorno dos usuários em todos os canais. Ou seja, quantos usuários, daqueles que tinham recém-entrado em nossa base, acabavam retornando.
A resposta era: 31% das pessoas retornavam. Assim, resolvemos enviar esse email.
Após fazermos isso, a taxa passou a ser 47,6% de retorno para os novos usuários (um aumento de 51% nessa métrica, que é uma das mais importantes para qualquer negócio).
Email para clientes inativos
Para aumentar a taxa de engajamento de suas campanhas e alcançar o objetivo que provocou o envio, a regra número 1 de emails para clientes inativos é fazer uma oferta interessante, alinhada com as características do público que receberá o email e com uma periodicidade adequada.
Também é importante se lembrar de destacar a relevância do assunto do seu email e segmentar os Leads selecionados para o envio, entre outras dicas importantes para que suas campanhas de email tenham boas taxas de abertura e clique.
Mas, além disso, há algumas boas práticas que você pode adotar para engajar seus Leads que não estão mais interagindo com os seus emails. São elas:
- Perguntar quais conteúdos ele gostaria de receber;
- Fazer anúncios segmentados para seus Leads nas redes sociais (utilize o email deles para encontrá-los);
- Evitar emails de grupo (como financeiro@ ou contato@);
- Avisar o Lead que ele não receberá spam ou inserir a opção de opt in (isso ajudará a evitar o cadastro com emails temporários);
- Confirmar a adesão do Lead;
- Higienizar sua lista de emails.
Leia mais sobre o engajamento de Leads inativos aqui.
Email para ecommerce
O Email Marketing tem um papel muito importante para empresas que trabalham no modelo de ecommerce, seja para engajar, relacionar-se, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou diminuir a quantidade de carrinhos abandonados.
A seguir, veja algumas dicas para que esta ferramenta traga os melhores resultados e para que as mensagens sejam relevantes e não virem spam:
- Crie maneiras de incentivar o cadastro de clientes na sua lista de emails. Assim, você garante uma base de pessoas realmente interessadas. Esse é o primeiro passo para campanhas eficazes e mensagens que não são consideradas spam. Inclua alguns campos de cadastro para identificar o perfil dos participantes do seu mailing e enviar a mensagem certa para os seus clientes;
- Envie aquilo que for relevante para o seu cliente e que tenha ligação com a loja, como promoções e lançamentos, mas também que estejam conectadas ao seu negócio e que ajudem o consumidor a resolver algum tipo de problema;
- Teste várias possibilidades de assunto de email, conteúdo, layout, horário e frequência de envio — depois, avalie e adote as que gerarem mais resultados para você.
Automação de emails
Automação de marketing é qualquer interação que ocorra entre a empresa e o Lead/cliente de forma automatizada, com objetivo de se relacionar com esse Lead ou cliente de acordo com as ações dele no seu site, redes sociais ou Email Marketing.
Isso significa que, dependendo do caminho que seu Lead ou cliente fizer, sua resposta a ele será diferente. Ou seja, o relacionamento, apesar de automatizado, será personalizado.
Assim, a Automação de Email Marketing consiste no envio de emails automáticos para o Lead, dependendo de determinada ação que ele realizou.
Esses emails podem ser de diversos tipos, mas aqui vamos focar nos emails de nutrição de Leads, que consiste em enviar, de forma automatizada, uma série de emails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse.
À medida que os emails vão sendo disparados e o Lead vai consumindo os conteúdos, novos emails são enviados, conduzindo o usuário pela jornada de compraaté levá-lo ao Fundo do Funil.
Se ele chegar nessa etapa, é sinal de que provavelmente está maduro para comprar e, se for qualificado, é o momento ideal para o vendedor abordá-lo.
Esses emails ajudarão a informar o Lead e a conscientizá-lo da importância da sua solução, aumentando as chances de ele comprar com você.