Você sabe como desenvolver o Growth hacking?
Em resumo, o growth hacking é uma forma de trabalhar a evolução do seu negócio, baseando-se na construção empírica de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos.
Engana-se quem acha que se trata de ter uma ideia genial, que mudará os paradigmas de resultado da empresa.
Há uma diferença muito grande entre o que se vende por aí, e o que essa expressão, de fato, significa. Mas no geral, ela pode ser entendida como um pontapé inicial para que empresas de usinagem, por exemplo, tenham resultados melhores no mercado.
As diversas metodologias que tratam do assunto, servem apenas para facilitar a interpretação, mas na prática, são criadas para o contexto genérico ou distante do seu real conceito.
Na prática, você deve seguir uma linha de raciocínio para desenvolver o growth hacking da sua empresa. Para isso, observe as ações a serem tomadas:
- Focar os esforços no principal problema;
- Desenvolver ideias para resolver o problema;
- Modelar a maneira mais simples de testar essa nova ideia;
- Aprender com seus sucessos e fracassos;
- Usar o aprendizado para novos testes.
Embora essa linha de raciocínio possa parecer uma metodologia, é interessante refletir sobre a ordem lógica das coisas, afinal, é através delas que é possível impulsionar o número de vendas de um kit de lima rotativa comercializado por um negócio online.
No geral, não há nada de novo ou complicado nessa linha de raciocínio, na verdade, a dificuldade pode ser encontrada na disciplina e execução.
Qual a origem do termo growth hacking?
Para que você possa entender melhor o conceito por trás do growth hacking, é necessário, antes, conhecer a origem da expressão.
O termo foi criado em 2010, por Sean Ellis, ex-líder de Growth do Dropbox. Na época, Ellis analisou empresas com conseguiram obter um crescimento acelerado e descobriu que elas tinham alguns pontos em comum quando o assunto era crescimento.
Dentre os aspectos que Sean Ellis conseguiu observar nessas empresas em ascensão, foram:
- Fugiam do marketing tradicional;
- Haviam times dedicados ao growth;
- Faziam rigorosas otimizações baseadas em dados e análises.
Além desses fatores, Ellis também identificou que estas empresas tinham um processo de growth hacking bem estruturado, ou seja, eram praticadas através de um passo a passo para implementar melhorias e fazer com que aquela empresa tivesse uma evolução saudável no mercado.
Premissas do growth hacking
As premissas do growth hacking deixa ainda mais evidente o conceito de manter os resultados saudáveis de um negócio e, ao mesmo tempo, mostrando a sua importância para empresas de calibração de termômetro e outras áreas semelhantes. Conheça-os:
Crescer
Crescer é considerada a premissa básica do growth hacking. Para que isso possa acontecer, o processo deve englobar diversas expertises, que passam pela aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de usuários.
Métrica norte
Resumidamente, trata-se de uma métrica que define o que significa crescimento para a sua empresa, ou algum problema que você eventualmente precisará resolver.
A métrica norte é essencial para você manter o foco nas ações que realmente importam para a empresa. Ou seja, colocar o seu negócio em primeiro lugar quando usuários pesquisarem algo como “redutor de velocidade usado“, por exemplo.
Ao contrário do que alguns podem pensar, a métrica principal não é a de vender ou ter mais lucro.
Simplificando: a métrica pode ser o número de usuários ativos, leads qualificados, números de clientes, etc. Tudo vai depender do que realmente define o sucesso do seu modelo de negócio.
Experimentos
Os experimentos podem ser considerados como o motor de operação de growth hacking. A razão disto, é que você vai conseguir identificar o que de fato não funciona e o que funciona no negócio.
Exemplos comuns que podem ser citados, são os Testes de Otimização, que tem o objetivo de otimizar algo que já existe, mas executando-o de uma maneira mais rápida e fácil.
Essa prática, inclusive, é essencial para promover melhorias em um selo mecânico ou qualquer outro item.
Qual a importância do growth hacking?
No geral, existem três razões que podem explicar a importância do growth hacking, e ao mesmo tempo, responde a famosa dúvida: “por que eu deveria fazer o growth hacking?” São elas:
O crescimento surge de crescimentos pequenos
Realizar hacks milagrosos é muito raro, portanto, em vez de se esforçar para achar o caminho mais rápido do sucesso, o ideal é ir em busca de várias soluções com taxas de crescimento mais realistas, condizentes à realidade do seu negócio.
No final, o somatório dessas várias melhorias irão funcionar como um caminho, para que a sua empresa seja direcionada ao caminho do crescimento.
Realize vários experimentos ao mesmo tempo
Como você provavelmente já sabe, alguns experimentos podem demorar um tempo considerável. Nesse contexto, é necessário uma enorme quantidade de dados para dar a eles alguma relevância estatística.
Para que você possa colher os resultados do seu esforço, é preciso respeitar o tempo, ou seja, ter paciência. Por isso, se você não rodar experimentos em paralelo, há grandes chances de demorar ainda mais para que você possa obter os resultados das análises.
Além disso, é preciso levar em conta que a maioria dos experimentos tendem a falhar, portanto, não hesite em fazer vários testes até que você consiga encontrar uma melhoria.
Acumula aprendizado e promove otimização
A partir do momento que uma empresa começa a realizar a estruturação de um processo, é possível a geração de aprendizado para a equipe. Ou seja, é uma fase semelhante a uma aula de sensores de temperatura, ou seja, você estará recebendo vários conhecimentos.
Por mais que um experimento não consiga render resultados positivos, é possível tirar alguns aprendizados com ele e pensar em novas formas para desenvolver melhorias.
Como começar o growth hacking?
Para que você possa entender melhor a maneira de começar o growth hacking, vamos construir uma linha de raciocínio, desdobrando as melhorias de performance em duas grandes frentes, que são:
- Otimizar os processos já existentes;
- Criar processos que já validados pelo mercado.
Em resumo, criar esses processos permite melhorar o desempenho muito mais facilmente do que qualquer outro tipo de otimização. A realidade nos mostra um exemplo claro de empresas que quebram tentando criar algo totalmente novo, sem fazer, pelo menos, o básico.
Pense em um mercado qualquer, com dois conhecidos canais de aquisição e uma nova empresa do meio trabalhando apenas um deles. Diante desse cenário, o que você acha melhor? Otimizar o canal que já existe, ou criar um novo?
Obviamente, a resposta é contextual e vai depender muito da sua expectativa com cada uma das ações mencionadas. Na prática, são raras as vezes que a otimização será melhor com esse contexto.
Quais as vantagens do growth hacking?
Se você chegou até esta parte do artigo, provavelmente, deve-se perguntar quais são as reais vantagens que esse modelo de negócio pode proporcionar e como ele pode ser usado para colocar, por exemplo, uma empresa especializada em tubo para manômetro no mapa.
Embora, ao decorrer do conteúdo já seja possível identificar alguns de seus benefícios, vamos citar as principais vantagens aqui. Veja:
Resultados maiores por custos menores
Devido ao fato das redes sociais terem crescido significativamente nos últimos anos, o seu público-alvo fica mais acessível a cada dia que passa.
Ao invés de optar por mídias convencionais, que envolvem custos que, na maioria das vezes, são elevados, a mídia digital abre possibilidades para que a sua empresa fale diretamente com o seu público, gerando motivação de consumo quase que imediata.
Nessa estratégia, considere utilizar técnicas de SEO, Adwords, além de criar estratégias com influenciadores para potencializar o seu objetivo.
Você vai conhecer o seu cliente
Como você já sabe, um dos pilares do growth hacking é entender a fundo os seus usuários, o que eles querem e pensam ao consumir a sua marca, para construir gatilhos que vão ajudar na conquista de novos clientes e retê-los sem gastar todo o seu budget.
No geral, é importante que você promova uma boa experiência para o seu usuário, para que ele se sinta à vontade em compartilhar algumas informações com você.
Amplie os horizontes do seu negócio
Se o seu objetivo é conquistar resultados e crescimento, é necessário fugir daqueles canais convencionais e pensar em estratégias inéditas.
Sabemos que essa tarefa não é fácil, mas analisando com cuidado, a solução dessa questão pode ser uma das particularidades da sua empresa.
Ou seja, se você trabalha vendendo cadinho de porcelana, considere a ideia de promover o seu produto de uma maneira diferente da concorrência. Você pode buscar inspirações nas empresas que conseguem colocar a sua marca no topo, sem investir sequer um centavo nas mídias.
Você pode se tornar referência no mercado
São vários exemplos de empresas que se tornaram referência no mercado através de inovações, como a própria Microsoft ao comprar o Hotmail. Contudo, a dica é investir em uma ideia de baixíssima complexidade, promovendo a simplificação dos processos para os usuários.
Retenha seus clientes
Por fim, a sua empresa criará o potencial suficiente para reter os clientes, afinal, você já terá ciência de suas principais características, necessidades, desejos e dores, o que favorece a criação de estratégias para reter seus consumidores.
Considerações finais
Neste artigo, reunimos as principais informações sobre um dos conceitos de negócio mais famosos da atualidade.
Hoje, podemos perceber que grandes empresas como a Amazon, Netflix e Coca-Cola conseguem executar o growth hacking com maestria, tendo as principais estratégias nas mãos para reter seus clientes, tornando-se referência em seus respectivos mercados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.