Saiba como vender mais usando o YouTube
Já não é segredo para ninguém como as redes sociais podem mudar a história de uma empresa, trazendo resultados incríveis. O que pouca gente sabe é como lidar com cada uma delas, como o YouTube, que é uma das mais promissoras.
O mais incrível do YouTube é que ele é capaz de levar uma pessoa totalmente desconhecida ao sucesso em pouco tempo. Hoje o termo “youtuber” se disseminou tanto que até pessoas que não usam internet já devem ter ouvido falar nele.
Outros não sabem como exatamente funciona a plataforma, mas certamente já ouviram dizer que algumas pessoas ficaram milionárias trabalhando ali, fazendo vídeos e divulgando sua própria marca, suas ideias ou algo similar.
De fato, já é possível encontrar todo tipo de conteúdo ali, desde opiniões políticas até manuais de como fazer impressão de adesivos para parede, de shows de bandas até dicas de como ganhar dinheiro no próprio YouTube.
Ademais, além de permitir que youtubers e qualquer pessoa interessada cresça na plataforma (com pouco ou nenhum dinheiro inicial de investimento), ela também permite que uma marca ou empresa melhore seus resultados por ali.
Neste sentido, não podemos nos esquecer que hoje as redes sociais constituem uma das maiores vitrines do mundo. Ou seja, foi-se o tempo em que elas só serviam para amigos trocarem ideias entre si, agora elas têm um alcance bastante profissional.
A grande revolução veio quando ninguém menos que a Google Inc., dona do maior motor de busca do mundo, comprou a plataforma YouTube. Hoje o site de compartilhamento de vídeos faz parte da rede publicitária do buscador.
É justamente aí que entram as oportunidades de vender mais utilizando o YouTube. Atualmente, se a pessoa pesquisa qualquer coisa, como algo sobre decoração de natal para cidades, ela vai cruzar com vários anúncios enquanto assiste.
Essa rede publicitária tem uma audiência enorme, que é capaz de gerar um tráfego muito positivo e trazer vários benefícios para quem souber anunciar. Porém, isso se torna cada vez mais difícil, dada a concorrência e a briga por atenção.
Tanto que dados de uma pesquisa recente divulgada pela própria marca revelam isso, mostrando que a cada minuto que passa, mais de 300 horas de vídeos são publicadas na plataforma.
Por isso, é preciso ter estratégias muito sérias e sólidas para conseguir algo ali. Daí que decidimos escrever este artigo, trazendo dicas práticas e alguns conceitos indispensáveis sem os quais seria muito mais difícil atingir o objetivo.
O mais bacana é que os conselhos servem para qualquer iniciativa ou segmento, seja um influencer digital tentando crescer ou uma empresa de uniformes personalizados. Então, se você quer entender melhor como tudo isso funciona, basta seguir adiante.
Afinal, por que investir no YouTube?
Antes de tudo uma estratégia precisa compreender o cenário macro, isto é, quais são as tendências de fundo que garantem que aquela tática faça sentido e se perpetue no tempo.
No caso do YouTube ou de qualquer rede social, o que temos é uma sinergia tremenda com as novas gerações, também chamadas de Gerações Y e Z, que são as pessoas nascidas de meados dos anos 1980 e 2000 para cá, respectivamente.
O traço principal dessas pessoas é que elas já nascem com acesso à informática e à internet, além de que mais recentemente a criançada tem acesso ao celular e ao tablet. Isso muda tudo em termos de visão crítica de mundo.
As redes como o YouTube vêm na esteira disso, ou seja, de uma massa de pessoas que querem consumir seus próprios conteúdos e fazer sua própria programação. Em vez de ligar a TV para ver o que está passando, você só pesquisa o que quer assistir.
O impacto disso no mundo comercial é incrível, então hoje não tem como uma pessoa vender mais sem compreender esse plano de fundo. Por exemplo, se a empresa quer divulgar uma bolsa termica personalizada, vai precisar levar tudo isso em conta.
Nesse cenário é que surge o marketing de conteúdo, que é um modo de estabelecer uma relação de médio e longo prazo com o público, gerando conteúdos originais e gratuitos para ele como modo de educá-lo e fortalecer a marca.
No exemplo acima, um vídeo do tipo “10 modos de usar uma bolsa térmica” poderia fazer o maior sucesso, atraindo pessoas interessadas que depois viriam a comprar da empresa que produziu o conteúdo gratuito.
De fato, o marketing de conteúdo é a primeira grande dica que qualquer empresa pode aplicar para começar a vender mais e marcar presença entre seus clientes em potencial. Por isso, adiante daremos algumas dicas mais práticas sobre isso.
Por dentro do marketing de conteúdo
O grande segredo desse tipo de marketing é conhecer a fundo o próprio segmento de atuação da empresa. A essência dele, como vimos, é não fazer uma prospecção ativa, explicitamente comercial, mas sim uma prospecção passiva.
Nesse formato, você cria conteúdos como iscas, esperando que o cliente morda elas e entre no seu funil de vendas. Por isso mesmo, considerar as etapas da jornada da compra é um passo muito importante para seus vídeos serem mais assertivos.
Neste sentido, os estágios tradicionais são os seguintes:
- Criação de conteúdo;
- Captação de leads;
- Nutrição dos leads;
- Prospecção de vendas;
- Contato comercial;
- Fechamento e fidelização.
Se a empresa já fez vários vídeos atraentes sobre locação de impressoras, ela precisa dar um passo a mais e começar a fazer CTA (Chamado para Ação). Realmente, só criar conteúdo não basta, é preciso ter uma visão comercial.
Um CTA bem feito vai levar o visitante para um formulário onde ele deixa os dados para contato, transformando ele em um lead que depois poderá ser nutrido com mais informações.
Uma dica de ouro é oferecer algo em troca, como um e-book, uma miniaula gratuita ou até um brinde. Em todo caso, dar o salto do material gratuito para o banco de leads já é um dos grandes passos comerciais para começar a vender mais.
Sobre o crescimento impulsionado
Até aqui já ficou claro que você pode vender mais gerando conteúdos e vídeos para o seu canal no YouTube, mas também pode fazer isso investindo apenas na rede de anúncios da plataforma, sem nem sequer ter um conta ali.
Então é preciso compreender melhor como funciona essa publicidade. Embora a plataforma costume mudar de estratégia às vezes, basicamente as formas de anúncio são:
- Anúncios TrueView;
- TrueView para alcance;
- Anúncios TrueView In-Stream;
- Anúncios não ignoráveis;
- Anúncios de descoberta TrueView;
- Anúncios precedentes;
- Anúncios intermediários;
- Anúncios Bumper.
Nosso foco aqui não é fazer um manual exaustivo (e cansativo) sobre as diferenças técnicas entre todas essas modalidades de impulsionamento de um conteúdo.
O que precisa ficar claro é que as opções não existem à toa, então você precisa encontrar a melhor para você e saber utilizá-la.
Basicamente, um negócio como o de brindes empresas criativospode estar buscando captação de leads, fortalecimento de marca ou venda de impacto.
Nesses casos, que servem como exemplo, um anúncio não ignorável pode ser mais caro, porém atende melhor quem quer entregar uma mensagem por inteiro. Já as opções de TrueView de alcance podem chegar mais longe, embora corram risco de serem ignoradas.
Para garantir que cada modalidade cumpra com seu papel, você também precisa investir no formato da produção e na segmentação da campanha, como ficará claro adiante.
Dominando a parte mais técnica
Todo mundo já teve a experiência de ver uma propaganda tão bem feita, que foi um prazer consumir aquele conteúdo até o fim, mesmo que você não estivesse pensando em comprar aquele produto ou contratar o serviço.
Isso tem a ver com qualidade de produção. Em se tratando de vídeos, não tem jeito, é preciso ter uma câmera boa em termos de som e imagem, além de contar com uma edição e pós-produção que estejam à altura.
Claro que é possível começar com investimentos baixos, mas é importante que haja uma produção por trás. Se você vai falar sobre rótulos personalizados, o público precisa visualizar bem o produto final, como se estivesse com ele nas próprias mãos.
Depois, outro elemento técnico é o da “configuração” da campanha, ou seja, o modo como você vai classificá-la e segmentá-la. Uma das maiores vantagens do YouTube, que faz com que você realmente consiga vender mais, é justamente essa.
Se antes a televisão transmitia um comercial sem saber quem estava assistindo, hoje a rede social permite filtrar quem vai assistir aquela propaganda, qual o perfil de interesse da pessoa, a localização geográfica e até os horários em que o anúncio vai aparecer.
Considerações finais
Tudo o que dissemos acima deixa bastante claro como é possível vender mais utilizando o YouTube, provando que essa rede social é muito mais do que um local de troca de vídeos engraçados.
Ou seja, um negócio focado em malas personalizadas para empresaspode mudar sua realidade comercial se souber aplicar as estratégias certas, do jeito certo.
Como vimos, há todo um panorama a ser levado em conta, bem como conceitos que precisam ser assimilados. Com as dicas que demos, ficar ainda mais fácil entender os pontos essenciais e fazer a diferença.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.