Veja como o fim dos cookies irá afetar seu e-commerce
Um dos temas mais discutidos em 2022 vem se estendendo também para 2023. Trata-se dos cookies de terceiros que terão uso descontinuado neste ano.
Contudo, apesar de um prazo de término, é certo dizer que muitos profissionais ainda não estão totalmente preparados para substituir métodos de captação de dados, afinal esse é um dos elementos essenciais para que as empresas possam criar campanhas eficientes.
Atualmente, muitas empresas consideram o investimento em campanhas de marketing, como um dos pilares para manter a saúde do negócio.
Ou seja, não é difícil encontrar uma loja virtual que vendelima rotativa, investindo em estratégias para conseguir estar nas melhores posições na internet além de, claro, tornar-se referência no mercado.
É através dessas campanhas que muitas vezes estas empresas conseguem aumentar o seu número de venda ou clientes. Hoje você pode encontrar até mesmo negócios que não atuam diretamente com vendas, investindo alto em campanhas baseadas em dados.
Uma empresa especializada emcalibração de termômetro, por exemplo, é um tipo de negócio que também vem priorizando a criação de campanhas de marketing na internet.
Neste artigo iremos abordar os impactos das novas atualizações e como é possível captar informações relevantes para o seu e-commerce com outros métodos. Confira:
O que são cookies?
Todos os dias os usuários interagem com termos de consentimento de utilização de cookies. Isso já se tornou normal e, inclusive, muitas pessoas estão acostumadas a receber pop-ups de cookies.
Quando você entra em uma loja virtual de roupas, por exemplo, em questão de segundos aparece uma janela informando sobre os cookies.
Esse mesmo cenário também se repete em sites mais específicos, como uma página que trata de assuntos como o interesse de pessoas que procuram por redutor de velocidade usado, por exemplo.
Contudo, poucas pessoas sabem o que são de fato os cookies. Ou seja, muitas pessoas acabam aceitando que o site tenha acesso a certos dados pessoais e nem imaginam que está possibilitando essa coleta de informações.
Pois bem, o que são, afinal, os cookies? Por que ele é tão importante para sites com páginas voltadas para assuntos específicos, como as que tratam sobre selo mecânico?
Em resumo, os cookies são pequenos códigos anexados aos sites. Esse recurso tem o objetivo de rastrear informações comerciais interessantes sobre os usuários, como:
- Quais páginas foram acessadas;
- Quais os produtos que foram clicados;
- Qual produto foi colocado no carrinho;
- Conjunto de todo percurso digital.
Além disso, é interessante dizer que os cookies foram criados em 1994, ou seja, não é um recurso atual. A tecnologia foi criada com o propósito de auxiliar na captação de dados dos usuários que acessaram certas lojas virtuais.
Perceba que estamos falando de uma tecnologia fundamental, por exemplo, para uma loja virtual que vendesensores de temperatura, além de, claro, outras lojas que vendem produtos mais populares.
Com o passar do tempo, os profissionais de marketing perceberam que esse recurso poderia ser de alto valor para a criação de estratégias, então os cookies passaram a ser utilizados por profissionais de marketing que buscavam criar campanhas mais assertivas.
Por esse motivo, hoje é possível se deparar com campanhas muito bem desenvolvidas até mesmo para produtos mais específicos, comotubo bourdon manômetro, por exemplo.
Entretanto, com o avanço das regulamentações de proteção de dados, como o GDPR na Europa, LGPD no Brasil e CCPA na Califórnia (Estados Unidos), Google e Apple, por exemplo, começaram a desenvolver atualizações em suas políticas de privacidade.
Inclusive, a empresa da maçã lançou recentemente um prompt que solicita aos usuários do sistemas iOS a permissão para que os aplicativos de terceiros rastreiem seus dados e atividades.
Agora que você sabe o que realmente são os cookies, é importante entender também quais são seus respectivos tipos.
Quais os tipos de cookies?
Se o assunto é sobre o fim dos cookies, é importante dizer que não estamos falando do fim de todos os seus tipos, mas sim dos cookies de terceiros, como já foi dito no início deste artigo.
Para que você possa entender melhor sobre os cookies, abordaremos abaixo os tipos existentes dessa tecnologia:
Cookies primários
Inicialmente temos os cookies primários, que em resumo são aqueles que rastreiam informações dentro de um único domínio.
Por exemplo, no caso dos e-commerces, ele possui o objetivo de documentar quais foram as interações do visitante em cada página, categoria e produtos. Isso pode se estender até ao seu carrinho de compras.
Cookies de terceiros
Logo em seguida temos os cookies de terceiros, que contemplam a jornada de navegação do usuário em outros domínios.
Esse tipo de coisa acontece quando o usuário clica em um anúncio e visita outras páginas. Assim, o dono do anúncio pode ter em mãos os dados comportamentais do usuário na internet, o que naturalmente pode ser usado para o desenvolvimento de campanhas.
É importante pontuar que os cookies de terceiros são usados frequentemente para configurações de campanhas justamente pelo fato dos sites terem em mãos dados relevantes dos usuários.
Esses dados são essenciais, por exemplo, para uma loja virtual especializada em comercializarcadinho de porcelana, onde haverá um acompanhamento do usuário.
Afinal, dessa forma fica mais fácil identificar quais são as preferências e interesses do público-alvo de um negócio.
Contudo, ao mesmo tempo que os cookies de terceiros são essenciais para a construção de campanhas, essa tecnologia já está infringindo as novas políticas de privacidade de dados.
Essa violação está relacionada ao fato de que os cookies de terceiros expõem dados pessoais dos usuários para empresas que visam oferecer produtos e serviços para eles, mesmo sem consentimento prévio.
A importância dos cookies nas estratégias
Ao ter uma estratégia customizada de divulgação e comunicação, é essencial conquistar os melhores resultados possíveis. Esse pensamento se aplica tanto para uma loja de roupas, quanto para um site que trata de assuntos relacionados a bomba de engrenagem, por exemplo.
É por esse motivo que o planejamento de ações se torna tão importante, principalmente em ambientes corporativos. Nesse processo, é necessário definir objetivos e usar métricas.
Na prática, os cookies ajudam na execução das estratégias digitais, visto que a tecnologia permite personalizar a experiência de navegação do usuário.
Quando esses arquivos são utilizados, é possível acompanhar o comportamento do usuário e conhecer quais são suas preferências, como foi dito logo acima.
Portanto, podemos concluir que, para a construção de boas estratégias de marketing, a ausência dos cookies podem trazer uma série de dificuldades para as empresas.
Como a ausência dos cookies pode impactar o e-commerce?
É questão de tempo para que os profissionais de marketing comecem a viver uma nova era sem os cookies de terceiros. Logo, o cenário é naturalmente preocupante para marcas com estratégias dependentes de cookies de terceiros.
Entretanto, com um planejamento cuidadoso voltado para a atração de leads qualificados, é possível contornar essa nova fase. Além disso, é possível também otimizar campanhas de maneira ainda mais assertiva.
Atualmente, ainda é possível encontrar várias ferramentas de anúncios que utilizam cookies de terceiros para realizar suas automações de anúncio, então em breve estas mesmas ferramentas deverão ser ajustadas manualmente ou integradas com uma base de dados própria.
Quais as alternativas para captação de dados?
Finalmente chegamos para uma das partes mais esperadas do conteúdo. Obviamente, com a ausência dos cookies de terceiros, muitas pessoas vêm se perguntando sobre as maneiras alternativas de obter dados de usuários.
Em resumo, os dados de intenção são uma alternativa para o uso de cookies de terceiros, inclusive os profissionais de marketing acreditam na eficiência dessa alternativa para os próximos anos.
Os dados de intenção são um conjunto de informações diferentes provenientes de diversos canais. Ao cruzar essas informações, é possível identificar padrões de comportamento entre os usuários com perfil potencial de futuramente se tornarem clientes.
Além dos dados de intenção, temos também a utilização de dados primários e públicos lookalike. A utilização de públicos primários nada mais é do que dados referentes aos dos consumidores que tiveram em algum momento algum contato com a marca.
De uma forma geral, eles podem ser coletados através de campanhas de marketing, formulários, ferramentas de monitoramento, redes sociais e pesquisas.
No marketing digital, o lookalike é um processo que permite descobrir novos públicos semelhantes ao seu público-alvo original. Por esse motivo, ele também pode ser chamado de audience extension, ou extensão da audiência.
Além disso, o Google também vem desenvolvendo novas ferramentas para auxiliar o dia a dia dos anunciantes, para que eles possam atingir um público qualificado mesmo sem utilizar os cookies para otimizar suas automações.
Conclusão
Embora o cenário seja preocupante, há sim maneiras bem interessantes para ter acesso aos dados comportamentais dos usuários.
No mais, é importante que o gestor de um site já esteja preparado para utilizar novas ferramentas, afinal a ausência dos cookies não significa que as estratégias serão menos assertivas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.