Veja algumas estratégias para recuperar clientes inativos
Algo muito comum entre as empresas e vendedores é lembrar de clientes que faziam pedidos incríveis e eram participativos, mas por algum motivo pararam de consumir, estar presente e fazer negócios com a sua empresa.
Os clientes inativos, por mais que em alguns momentos não sejam tão lembrados e até mesmo considerados diante das empresas, podem ser uma das principais formas da sua marca aumentar a sua receita.
Quando consideramos clientes de uma empresa de blindagem,por exemplo, eles podem ser cruciais para aumentar os lucros, pois eles já conhecem bem os produtos e serviços da sua marca e já tiveram uma certa ligação com o seu negócio.
Sendo assim, se a sua empresa tem buscado formas de crescer e aumentar suas vendas de uma forma considerável, estabelecer estratégias para recuperar os clientes inativos é uma ação totalmente necessária.
Para se ter ideia, segundo alguns dados de uma pesquisa realizada pela Frederick Reichheld da Bain e Company, taxas de retenção crescentes em 5% podem aumentar os lucros da sua empresa entre 25% a 95%.
Por isso, estabelecer estratégias para recuperar os clientes inativos e tornar sua empresa em um ambiente cada vez mais eficaz é algo necessário e que tende a fazer toda a diferença.
Afinal, o mercado se mostra cada vez mais exigente, sendo necessário que as empresas minimizem seus erros e busquem estratégias que possibilitem um crescimento e evolução constante.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre os clientes inativos, evidenciando a importância de recuperá-los, quais são os benefícios e principalmente como elaborar essa estratégia de uma forma eficaz. Vamos lá!
Importância de recuperar os clientes inativos
Para que você tenha clientes e a sua empresa consiga crescer e conquistar cada vez mais espaço no mercado, é necessário realizar alguns investimentos e tudo isso está associado ao quanto você gasta para ter um determinado número de clientes em sua empresa.
Sendo assim, a importância de recuperar os clientes inativos está associada justamente a esse ponto, pois as empresas gastam muito mais para conquistar um cliente novo do que para realizar a retenção dos seus antigos clientes.
Por isso, é essencial ter em mente que para a sua empresa de limpeza de vidros e fachadaster sucesso é essencial estabelecer estratégias de retenção aos clientes inativos, pois o custo para manter um cliente que conhece a sua marca é sete vezes menor do que conquistar um novo.
Além do mais, quando as empresas perdem clientes, os problemas que são gerados são totalmente consideráveis, pois se tem impactos desde as vendas até ao faturamento da empresa.
Com isso, fica claro que fazer com que os clientes inativos voltem a comprar tem um papel de importância totalmente determinante em seu negócio, gerando lucros e um crescimento da empresa totalmente considerável.
Benefícios de recuperar os clientes inativos
Como já até mesmo está sendo visto, os benefícios ao recuperar os clientes inativos são totalmente consideráveis, pois os reflexos positivos tendem a se estabelecer em diversos setores e áreas da empresa.
Com isso, para que você tenha ainda mais motivos para estabelecer estratégias para recuperar os clientes inativos, confira alguns dos benefícios ao realizar essa ação e veja o quanto a sua empresa tende a ganhar.
- Aumento nos lucros;
- Relevância diante do mercado;
- Estratégias importantes e precisas;
- Diminuição nos gastos da empresa;
- Experiências positivas.
Sendo assim, para que, por exemplo, uma desentupidora em SPtenha relevância e caminhe rumo ao sucesso, é indispensável recuperar os clientes inativos, pois eles tendem a ser os principais responsáveis por estabelecer um crescimento para essa empresa.
Por isso, desenvolver estratégias que possibilitem essa recuperação dos clientes inativos é algo necessário e que de fato tende a ser um dos elementos-chave para que a sua empresa se estabeleça e se torne cada vez mais relevante.
Estratégias para recuperar os clientes inativos
Por mais que algumas ferramentas e outros recursos ajudem em relação ao faturamento e crescimento da empresa, as estratégias para recuperar os clientes inativos podem ser uma das principais formas para que a sua empresa cresça.
Quando falamos assim, parece até mesmo fácil recuperar os clientes já que eles conhecem a marca e os seus produtos, entretanto para ter êxito diante dessa estratégia é necessário realizar cada ação com o máximo de precisão.
Além do mais, para se ter ideia, os clientes que já têm um relacionamento com a empresa tendem a gastar 67% a mais do que os clientes que foram conquistados recentemente.
Sendo assim, ao imaginar, por exemplo, uma empresa de reforma de apartamento e até mesmo outras empresas do mercado, as estratégias de recuperar os clientes inativos são determinantes e o ponto-chave para o sucesso.
Com isso, confira algumas das estratégias para ter êxito na retenção dos clientes inativos, conseguindo resultados e reflexos incríveis ao se tratar da sua empresa e das metas a serem alcançadas.
1 – Identifique quem são seus clientes inativos
O primeiro passo para alcançar os clientes inativos é justamente saber quem são essas pessoas, analisando seus comportamentos, seus desejos e conseguindo ter uma ideia do por que esse cliente ter parado de consumir.
Por exemplo, ao considerarmos uma empresa de caçamba de entulho, é importante considerar os seus concorrentes, atendimento, momento em que o país vive e até mesmo quanto tempo sem comprar determina uma perda do cliente em questão.
Logo, ao levar em consideração esses fatores, sua empresa tende a identificar os clientes que realmente se tornaram inativos e ter uma ideia até mesmo dos motivos que fizeram com que essa ação ocorresse.
Assim, ao ter essas informações à disposição, sua empresa começa a amadurecer para caminhar rumo aos próximos passos e realizar essa retenção dos clientes inativos.
2 – Segmente os clientes inativos identificados
O próximo passo diante dessa conquista e recuperação dos clientes inativos é segmentar os clientes identificados, pois cada consumidor tem uma necessidade e é essencial que a empresa trate cada um de uma forma única.
Assim, diante desse ponto você pode separar os grupos de consumidores antigos por tipo de produto que compravam como um forro de gesso acartonado, tempo de inatividade ou até mesmo o ticket médio de compra de cada um.
Logo, ao realizar essa separação e ter essas informações sob controle, as ações da sua empresa tendem a ser precisas, pois você sabe os gostos, desejos e diversas informações importantes sobre esse cliente em questão.
3 – Defina ações para cada grupo
Uma vez que a sua empresa realiza a segmentação, é possível definir ações que possam ser utilizadas para trazer cada um dos clientes inativos para perto e os impactar de uma forma única.
Por isso, diante desse momento, evidencie o perfil desses consumidores, levando em consideração o seu interesse por interfone para condominio intelbras e até mesmo o que a sua empresa tende a oferecer para essas pessoas.
Além do mais, é importante que a sua empresa evidencie os pontos que a diferencia das demais, seus produtos e até mesmo os benefícios que o cliente tem ao consumir seus produtos e serviços.
4 – Procure a melhor forma de falar com os clientes
Para saber como recuperar os clientes inativos e ter sucesso diante dessa busca, é essencial ter estabelecido em sua mente que o novo contato que será realizado é determinante para a retomada da parceria.
Sendo assim, ao considerar sua fábrica de bloquete de concreto intertravado, tenha o máximo de atenção e cuidado em relação ao canal de interação que será realizado esse contato, pois esse fator pode levar a sua empresa ao sucesso ou a falha.
Uma boa dica para esse momento é buscar uma conversa com esse cliente inativo por e-mail, telefone ou até mesmo chamada de vídeo, deixando claro a importância que essa pessoa possui para a sua empresa.
5 – Descubra o que motivou a parar de comprar em sua empresa
Ao conseguir estabelecer a interação dita no ponto anterior, é importante que a sua empresa aproveite o momento e entenda o que levou o cliente em questão a desistir de comprar em seu negócio.
Além do mais, nesse momento uma pesquisa de satisfação também pode ser importante, pois assim sua empresa entende se está ocorrendo falhas em seu atendimento, site ou até mesmo nas interações estabelecidas com o público.
Com as informações em mãos, fica muito mais fácil da sua empresa estabelecer melhorias e principalmente apresentar aos seus antigos clientes o que a empresa tende a oferecer diante dessa interação e contato reestabelecido.
6 – Elabore sua melhor proposta
Ao passar por cada etapa e caminhar dando um passo de cada vez mais gerar resultados positivos em sua empresa, chegou um dos momentos essenciais, que é justamente o de enviar uma proposta comercial para retomar a parceria com os clientes inativos.
A ideia em relação a esse ponto é gerar uma proposta comercial tão incrível e encantadora que o cliente, ao bater os olhos, não pense duas vezes em restabelecer o contato e as compras com a sua empresa.
Alguns pontos diante dessa proposta devem ser considerados, sendo eles:
- Conhecer bem o seu cliente;
- Ter objetividade;
- Deixar claro os diferenciais do seu negócio;
- Ser específico nos preços e forma de contratação.
Logo, ao ter esses pontos em mente e dar cada um desses passos na busca por conquistar os clientes inativos, sua empresa tende a contar com um cenário positivo e totalmente vantajoso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.