Saiba como começar a sua geração de leads
A geração de leads é algo que toda e qualquer empresa deseja alcançar, pois quanto maior a geração de leads, maior a lucratividade da empresa.
Para você entender melhor, a geração de leads é o conjunto de atividades de marketing destinadas a gerar visitantes dos sites ou perfis que possam se transformar em clientes em potencial.
Seja em uma empresa de piso laminado durafloor ou empresa de cosméticos veganos, é preciso ter estratégias de geração de leads para que a base de clientes aumente. É isso que rege um negócio e faz com que ele cresça e se perpetue por longos anos.
Numa era em que somos bombardeados com informações, é importante conseguir captar a atenção do nosso target, mas é ainda mais importante atrair quem se interessa pelos nossos serviços/produtos.
Como todo profissional de marketing digital afirma, realizar campanhas de geração de leads é a chave para o sucesso de toda empresa de médio e grande porte, tanto para quem lida com B2B quanto com B2C.
O que é um lead?
Antes de entendermos melhor o que é geração de leads, vamos entender melhor o que é um lead.
Basicamente, lead é um indivíduo ou empresa (no caso de negócios B2B) que tem interesse no produto ou serviço e que compartilha seus dados pessoais para receber mais informações.
Ou seja, são contatos que podem se transformar em clientes em potencial ao longo das estratégias, e quanto maior a qualidade do contato, mais fácil será para transformar os leads em prospects (contato propenso à conversão) e, por fim, em potenciais clientes.
Portanto, o gerenciamento de leads é ideal para todos os tipos de negócios, tanto para melhorar o desempenho de uma pequena empresa de tecido para sofá impermeável
como para uma grande empresa de café.
O que é geração de leads?
O significado de geração de leads é o conjunto de estratégias de marketing para atrair visitantes para os sites, blogs e perfis nas redes sociais.
Ou seja, são ações para fazer com que usuários predispostos se tornem clientes potenciais devido e tenham interesse nos produtos/serviços oferecidos pelas empresas.
Logo, ao preencher um formulário online, a pessoa passa a fazer parte das listas de contatos, constituindo um “lead”. Portanto, os leads são contatos importantes para as empresas, tanto que eles fornecem dados pessoais como:
- Nome;
- Sobrenome;
- E-mail;
- Número de telefone;
- Preferências.
São essas as informações mais importantes que os leads fornecem. Portanto, ao focar na geração de leads, em sua definição mais completa, é preciso abranger todos esses dados destinados a reunir usuários atraídos e sensíveis aos serviços oferecidos.
Mas de fato, os leads só liberam espontaneamente seus dados para receber conteúdo valioso sobre o qual desejam conscientemente aprender mais.
Por exemplo, uma empresa de serviços de projetos elétricosindustriais pode fornecer um e-book completo falando sobre as melhores estratégias para desenvolver esse tipo de projeto.
Essa é uma ação simples que pode claramente conquistar um Lead e transformá-lo em um cliente fidelizado.
Como fazer geração de leads?
Agora que você já entendeu o que é um lead e o que é geração de leads, vamos mergulhar nas principais dicas para implementar estratégias para gerar uma boa base de leads qualificados.
Primeiramente, antes de embarcar em uma estratégia de marketing de captura de leads, a empresa deve:
- Estabelecer o próprio alvo de referência;
- Posicionar-se nos motores de busca através de: SEO, SEM;
- Investir em marketing de conteúdo;
- Investir em e-mail marketing e marketing de mídia social.
Uma vez que esses requisitos sejam atendidos, uma empresa de tapete personalizado
estará pronta para gerar leads de sucesso por meio de técnicas mais específicas.
Essas técnicas específicas são mais aprofundadas e servem para realmente capturar leads e fazer com que eles se tornem clientes fidelizados.
Uma dessas técnicas especificamente se chama “iscas digitais”, que são principalmente conteúdos aprofundados, treinamentos, resolução de problemas que trazem conteúdo de qualidade para o público-alvo específico.
É por isso que o estudo preventivo das personas do comprador é essencial, tanto para interpretar quanto satisfazer as necessidades exatas. Vejamos alguns exemplos de iscas digitais:
- Tutoriais ou vídeos;
- E-books ou guias em PDF;
- Podcasts;
- Infográficos;
- Cursos;
- Webinários;
- Descontos ou cupons;
- Estudos de caso;
- Relatórios ou pesquisas.
Uma vez obtidos os leads, uma empresa de mezanino de ferro, por exemplo, bem como qualquer outro tipo de empresa, terá que lidar com sua gestão por meio do processo de nutrição de leads.
Nutrição de leads
Esta etapa de nutrição de leads se refere às técnicas de marketing adotadas pela empresa para estabelecer relacionamentos com clientes em potencial.
Basicamente, a nutrição de leads é feita através de um diálogo personalizado um-a-um, fornecendo conteúdos personalizados, contatos diretos para uma maior conexão com o cliente em potencial, e assim sucessivamente.
Ou seja, é o momento em que as empresas podem se comunicar online com o potencial comprador, e conquistar a confiança até transformá-lo primeiro em um comprador e depois em um cliente fiel.
A consolidação dessa relação visa a criação de um valor partilhado entre o consumidor e a marca, transmitindo confiabilidade e representando a melhor solução para os problemas e necessidades da pessoa face à concorrência.
Por exemplo, uma empresa de serviço delevantamento planialtimétrico pode estruturar estratégias de nutrição de leads do ensino uma consultoria prévia para que eles entendam os serviços e todas as condições.
Esse caminho leva ao fortalecimento da credibilidade da sua empresa e estabelece as bases para reduzir a ansiedade e agilizar a decisão de compra.
É possível nutrir leads com e-mail marketing, uma das ferramentas mais diretas e personalizáveis, com WhatsApp ou outras redes sociais como LinkedIn ou Facebook.
Defina o objetivo da campanha
Vai parecer óbvio, mas os objetivos variam de acordo com os resultados a serem alcançados. Você pode começar definindo o número de leads esperados ou receita por lead. Para definir melhor o objetivo, aqui está uma lista de perguntas úteis neste processo:
- Quem é o alvo a que pretende atingir?
- Que ação você deseja que os clientes em potencial tomem?
- O que você oferecerá aos usuários?
- Com quais CTAs?
- Como e quando você fará os acompanhamentos?
- Com base em quais KPIs você preparará os relatórios?
- Qual é o resultado que vai determinar o sucesso?
Somente após responder essas perguntas você será capaz de definir o objetivo da campanha.
Avaliação e seleção do alvo
Nas campanhas de geração de leads, você pode começar a partir de uma lista de contatos ou de um alvo completamente novo.
Em ambos os casos, é necessário conhecer perfeitamente os potenciais compradores, mas acima de tudo é preciso ter a resposta a esta pergunta: quais são os seus problemas para os quais a empresa oferece soluções através dos seus serviços ou produtos?
Escolha do meio
É aqui que você insere os méritos dos canais e ferramentas para melhor implementar sua estratégia de geração de leads. Por exemplo, para gerar leads online, você pode optar por uma campanha de marketing direto por e-mail (DEM) ou pela organização de um webinar gratuito.
Landing Page: oferta e call to action
Ao configurar a campanha da sua empresa de administração de obras civis, você também precisará criar uma ou mais páginas de destino.
Por um lado, devem resumir os pontos-chave da sua oferta, por outro, conter chamadas à ação claras, inequívocas e persuasivas, para obter leads com o menor custo de conversão possível.
Organizar acompanhamento
Uma etapa muito importante para fechar a campanha é o acompanhamento é realizar o acompanhamento.
Nesta fase, os leads obtidos online são contactados e são atribuídos mais recursos aos contactos que tenham um valor estimado de conversão superior aos restantes.
Geração de Leads e Automação de Marketing
Dada a complexidade das ações a realizar, podem ser adotadas soluções tecnológicas que podem automatizar alguns processos e facilitar o nosso trabalho.
Aqui estão algumas das atividades específicas de marketing de leads que podem ser realizadas com um software ou ferramenta adequada:
- Aquisição de leads na web;
- Importação dos mesmos de recursos internos da empresa;
- Geração de leads de e-mail;
- Gerenciamento de listas desde o primeiro contato até a conversão;
- Qualificação de leads;
- Criação de relatórios e dashboards para análise de dados.
Uma boa plataforma de pontuação de leads deve ser capaz de pontuar leads com base em suas interações com o conteúdo.
Essas ferramentas de automação de marketing são habilitadas para automatizar a pontuação e podem ser integradas ao Customer Relationship Management (CRM) da sua empresa de cobertura retrátil.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.