Saiba como a organização visual pode ajudar seu trabalho de design
O trabalho de design é visto com uma importância cada vez maior, tanto no mercado como na sociedade de uma forma geral. Não é como se isso fosse algo recente, afinal, as mais clássicas obras de arte, de esculturas e pinturas, partem de uma espécie de ato de design.
A atenção especial que o design recebe está mais associada à forma pela qual as próprias pessoas passam a visualizar diferentes tipos de projetos. Uma exposição maior que acaba sendo um resultado direto do crescimento da internet e o compartilhamento de conteúdos.
Especificamente no ramo comercial é possível destacar a competitividade existente entre as empresas, onde é necessário desenvolver um bom trabalho de estrutura em cima de uma marca, para garantir que ela receba o maior destaque possível frente a seus concorrentes.
Questão essa que deve ser trabalhada tanto por uma empresa mais popular, que atua na internet, como também por companhias do segmento industrial, como empresas de torre de resfriamento ou qualquer negócio que dependa de uma boa imagem com o público.
E isso é algo que pode ser dito sobre praticamente todo tipo de empreendimento, já que é necessário estabelecer uma boa visibilidade para um negócio, para assim garantir com que melhores resultados possam ser alcançados, principalmente em um cenário competitivo.
Nesse sentido, um trabalho de design precisa ser executado não apenas para a criação de uma imagem de destaque para um negócio, mas também para o desenvolvimento dos seus próprios projetos, o que pode envolver os seus produtos e também serviços.
Até porque a questão do design não vale apenas para o espaço físico, tendo seu valor cada vez mais importante no ambiente digital, o que pode incluir também a forma com que uma empresa de projetos hidráulicos desenvolve seu planejamento, com auxílio do design.
Exemplos distintos, mas que acabam por explicar um pouco sobre o valor que a questão do design acaba recebendo no mundo moderno, sendo algo a ser visto com importância por parte do público, das empresas e por todos que irão visualizar algo em específico.
Mas se o design é tão importante assim, primeiro é preciso entender ao que se refere exatamente esse termo.
O que é o design?
O design envolve todas as etapas utilizadas no desenvolvimento de algum tipo de projeto, o que pode incluir tanto a composição de um produto, como a construção visual de algum tipo de elemento, incluindo o logotipo de uma marca ou o plano de fundo de um site.
Normalmente o design se preocupa também com a criação de padrões ou até mesmo com o desenvolvimento de projetos que usam de fórmulas que vão contra esse tipo de estrutura, tudo em busca de garantir a melhor experiência possível com esse item produzido.
Ponto esse que pode acabar abordando desde a criação de um novo modelo de ventilador, desenvolvido para oferecer uma experiência diferente aos seus clientes, mas que pode abordar também outros elementos destes itens, como o visual da sua embalagem.
De uma maneira mais ampla é possível dizer que o design trabalha com diferentes questões em cima de um projeto, passando pelos seus aspectos funcionais, mas também os seus elementos visuais, sendo esse o ponto inclusive de maior atenção do público.
Situação que faz com que o design gráfico, responsável pela criação de projetos com um destaque para o seu visual, principalmente no ambiente digital, acabe sendo amplamente valorizado, a ponto de ser uma principais carreiras em crescimento na sociedade.
A partir do uso do design, é possível garantir com que uma empresa de manutenção de equipamentos de laboratório conquiste uma melhor recepção no mercado, já que se trata de algo a ser usado tanto em sua comunicação como para a definição de suas ferramentas.
Por ser um trabalho importante é necessário que um projeto de design seja construído da melhor maneira possível, sendo importante destacar o valor da organização visual para a realização de um projeto otimizado de design. Ele que pode ser visto em opções como:
- Infográficos;
- Fluxogramas;
- Tabelas;
- Diagramas;
- Mapas mentais.
Projetos visuais esses que são de grande valor até mesmo para a gerência de um negócio, auxiliando na visualização de como certos projetos poderão ser construídos, além de outros tópicos que podem ser melhor trabalhados com a ajuda de um trabalho de design.
Frente a essa realidade, os mais variados tipos de empresas devem olhar para a questão do design com um olhar diferenciado, já que se trata de algo que influencia até mesmo um serviço de eletropolimento, que pode resultar no visual aplicado a um equipamento.
E para que os benefícios de um bom trabalho de design possa ser conquistado, podendo garantir tanto uma maior visualização como um possível aumento de vendas por parte de uma loja, é necessário saber como se certificar sobre a organização visual de um projeto.
Como garantir uma organização visual
Esse tipo de composição visual parte da organização dos mais diversos elementos que podem estar presentes em um projeto de design, passando pela sua forma, presença de cores, contornos, entre outros elementos que devem conversar entre si.
Uma combinação difícil de trabalhar, mas que precisa ser assegurada para que esse design tenha o melhor tipo de performance possível, seja sobre um produto a se destacar na prateleira do mercado, até um anúncio visual a circular nas redes sociais.
E para que tal ordenação seja possível existe uma série de pontos que precisam ser então considerados, sendo eles:
Objetivo do projeto
Antes de se trabalhar com a construção de um design, é preciso entender qual a motivação por trás daquilo. O que pode envolver o desenvolvimento de um modelo mais prático de calorímetro de laboratórioou a construção de uma nova imagem para uma marca.
Para cada um dos objetivos citados existe um trabalho específico a ser executado, levando em conta os propósitos a serem alcançados, assim como a percepção que o seu público-almejado terá em cima desse item em particular a ser apresentado no mercado.
Experiência do público
Esse costuma ser o ponto principal a ser trabalhado pelas marcas, contudo, não é apenas no cenário comercial que a experiência do público deve ser considerada durante a organização visual dos itens que irão compor algum projeto de design.
Até porque a experiência de um leitor ao ler uma matéria em um blog depende também do design dessa plataforma virtual, o que engloba a escolha da fonte, o tamanho das letras, assim como a construção visual da página em si, diante da disposição de textos e imagens.
O mesmo tipo de experiência que pode ser almejada por parte de empresas de manutenção de grupo gerador em relação ao tipo de produtos com que trabalham, para assim oferecer o melhor serviço ao seu público. Tudo partindo de um bom design.
Compartilhamento de uma mensagem
A organização visual também pode ser responsável pelo melhor compartilhamento de uma ideia ou mensagem, sendo assim um ponto a ser desenvolvido em anúncios ou qualquer tipo de tópico de comunicação a ser distribuído por uma empresa.
Como exemplo é possível citar um encarte de supermercado, onde uma má-distribuição de ícones visuais pode atrapalhar o seu público a compreender as informações ali presentes, assim como o design em si pode passar uma mensagem, pela escolha de certos elementos.
Busca por referências
A criação de um bom design parte não só de projetos inéditos, mas também da inspiração acerca de referências que estejam disponíveis no mercado e na sociedade, o que pode incluir até mesmo a escolha por algum tipo de cor, baseado no seu destaque.
Como é o caso do uso do cinza como tonalidade principal para quem trabalha no ramo industrial, sendo uma opção a ser considerada por quem atua com o serviço de avaliação de integridade de caldeira, por exemplo.
A escolha por boas referências pode até mesmo facilitar a visualização de um projeto por parte do seu público, levando em conta a proximidade já existente com algum tipo de item em particular a ser reutilizado na construção desse design específico.
O trabalho da organização visual na idealização de um bom design é tão importante que muitas empresas são hoje conhecidas simplesmente por seus logotipos ou elementos visuais, em certos casos até mesmo por sua escolha de cores. Alguns exemplos fortes nesse sentido são:
- Netflix;
- Pepsi;
- Google;
- Nike.
Marcas de diferentes segmentos, mas que são facilmente reconhecidas pelo seu impacto visual, trabalhando com o desenvolvimento de fortes ícones de design, tornando-se referência para companhias diversas, como uma que atua com dessecante para plásticos.
De uma forma geral, só é preciso garantir uma boa construção visual, para assim ter certeza de que os projetos de design de uma empresa consiga obter o melhor destaque e visualização diante do público que se busca conquistar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.