O que é coworking e como ele funciona?
A chegada da internet como uma ferramenta de fácil acesso fez com que diversas estratégias comerciais e de trabalho fossem modificadas, sendo aprimoradas por novas técnicas de comunicação. O serviço de coworking acabou sendo uma dessas mudanças.
Por meio das conexões digitais foi instaurado um procedimento geral de descentralização dos métodos de trabalho, no qual nem todos os funcionários de uma empresa precisam necessariamente estar no mesmo lugar.
Principalmente quando se pensa em empresas que trabalham com atividades de escritório. E se apenas um computador, um acesso à internet e a capacidade intelectual de um funcionário se mostra necessária, esse trabalho então pode ser executado de forma remota.
Sendo o caso de uma companhia voltada a serviços relacionados a um controle de acesso e monitoramento, podendo ser contratada por condomínios e prédios comerciais, para exercer a segurança desses locais.
Enquanto parte dos profissionais dessas empresas de fato necessitam estar presentes em tais lugares, para exercer os serviços de segurança, o setor responsável por atender os seus clientes, além do setor de vendas, pode atuar em escritórios descentralizados.
O conceito de trabalho remoto se mostra cada vez mais frequente, principalmente em serviços como os de telemarketing, mas a sua real expansão teve início após o período de pandemia, onde trabalhadores em pontos distantes tornaram-se uma grande realidade.
O tempo passou e os escritórios começaram a abrir suas portas, muitos em modelos híbridos, trabalhando com funcionários presenciais e remotos, em modelos de rodízio, por exemplo.
Por outro lado, com esse número de colaboradores agora em um conjunto fisicamente menor, os gastos relacionados a manutenção de um espaço próprio podem se mostrar desnecessariamente elevados, vide o espaço menor a ser ocupado.
Gastos relacionados à procura de locação de notebook SP, além de serviços variados que são necessários para se manter um escritório. Custos que poderiam ser abatidos com a adoção de um ambiente de coworking, disponível para diferentes empresas.
Um modelo de trabalho que vem se tornando cada vez mais popular.
Como funciona o método de coworking?
O coworking pode ser definido como um meio de trabalho colaborativo, onde diferentes profissionais, muitas vezes de áreas ou até de empresas distintas, dividem um espaço de cooperação, nos quais podem exercer as suas funções em um ambiente adequado.
O termo em si costuma ser atrelado ao design de jogos eletrônicos Bernie Dekoven, que no final da década de 90 estudava um novo meio de trabalho, onde profissionais de diferentes áreas poderiam compartilhar espaços, experiências e conhecimentos.
Já a implementação real desse modelo é creditada com destaque ao programador Brad Neuberg, que estava insatisfeito com a realidade de trabalho na startup em que atuava, e procurou desenvolver um espaço próprio para ações colaborativas entre os funcionários.
Enquanto uma central de telefone pabx é de grande importância para um grande prédio comercial, de forma a realizar um melhor contato entre os diferentes setores, com suas centenas de funcionários, para outros ambientes, pode destacar-se outra configuração.
E esse é o principal objetivo do coworking, ou seja, apresentar um ambiente propício para a melhor execução de atividades específicas de um profissional, podendo estar sob o nome de uma empresa em particular, mas também sendo o caso de um trabalhador autônomo.
A partir disso já é possível entender um pouco sobre como o ambiente de coworking pode ser positivo para os profissionais, vide o seu contato com os mais variados tipos de pessoas, que estão fisicamente juntas, porém com funções e objetivos distintos.
A troca de experiência é importante, mas o sucesso do modelo de coworking também pode ser creditado às facilidades financeiras que tais ambientes podem oferecer. Como uma empresa de São Paulo, que precisa procurar por aluguel impressora multifuncional SP.
Muitos desses ambientes colaborativos de trabalho se responsabilizam pela oferta e manutenção de equipamentos de escritório a serem oferecidos, pelo valor de uma mensalidade, dividindo-se assim essas despesas entre diferentes clientes.
Entre esses custos podem ser identificados:
- Gastos com internet;
- Materiais de escritório;
- Custos com eletricidade e água;
- Aluguel ou compra de um grande estabelecimento.
Valores diluídos na mensalidade paga pelas pessoas que buscam um espaço de coworking, o que a longo prazo pode ser mais vantajoso do que criar e manter um escritório individual, contando com diferentes planos, com cobranças, mensais, anuais ou até semanais.
Para quem se mostra receoso com esse tipo de serviço, é só lembrar que a externalização de atividades relacionadas ao ambiente de trabalho são cada vez mais comuns, como na contratação de uma empresa terceirizada recepcionista ou de limpeza.
O mesmo pode acontecer com relação ao espaço de trabalho em si, tendo como base todas as vantagens que esse tipo de ambiente pode trazer para a realização de atividades essenciais para o seu negócio. De empresas a profissionais liberais e freelancers.
Os benefícios de um ambiente de coworking
Um espaço de trabalho adequado pode trazer diferentes benefícios para a realização de uma atividade específica. Algo fácil de ser identificado por alguém que atua através de um trabalho remoto e que precisou montar um escritório dentro de sua casa.
Não é apenas sobre a compra de materiais específicos, como um computador avançado ou uma confortável cadeira presidente giratória.
Apesar deles terem a sua importância, um ambiente de trabalho costuma ser maior do que isso, levando em conta também o clima do local, no qual um espírito profissional presente no lugar pode resultar em uma maior concentração e entrega dos funcionários.
E é justamente nesse sentido que o espaço de coworking se destaca, contando com diferentes vantagens, tais como:
Estrutura do lugar
Como já foi adiantado em trechos anteriores, a estrutura do ambiente de trabalho pode influenciar na qualidade dos serviços ali executados, sendo uma das responsabilidades de um administrador apresentar um ambiente adequado aos seus colaboradores.
E para montar esse espaço apropriado é necessário atuar com a compra de materiais, mesas, cadeiras, computadores, ou se for uma oportunidade melhor alugar tais objetos, procurando-se por locação de impressoras SP, além de outros equipamentos.
Ao se responsabilizar por muitos desses instrumentos, os serviços de coworking se apresentam como boas alternativas para uma empresa, que pode focar as suas atividades na realização dos trabalhos que mais importam para o progresso da sua companhia.
Isso também é algo positivo para os profissionais autônomos, que podem contar com um ambiente otimizado para a realização dos seus serviços, dando um apelo mais profissional a seu método de trabalho, com a organização de horários e atributos afins.
Conexão via internet
Um dos maiores desafios para quem trabalha de maneira remota não é nem a realização do trabalho em si, ou o acesso a equipamentos de qualidade, mas sim encontrar uma conexão de internet decente.
Com o grande número de usuários presentes na internet, trabalhando, se comunicando ou simplesmente consumindo algum tipo de conteúdo, é comum que a qualidade do sinal diminua durante horários de pico, o que pode prejudicar um profissional.
Algo diferente de estar presente em um ambiente profissional, que contam com auxílio especializado de empresas de internet, que costumam responder melhor em comparação a um atendimento individual, que demanda um número maior de funcionários.
Salas de reunião
O ambiente de coworking permite também o acesso a espaços profissionais, como auditórios e salas de reunião. Locais importantes para se realizar o encontro profissionais e clientes, reunindo pessoas físicas e onlines, por meio de videoconferências, por exemplo.
Contratando uma empresa de divisórias, esses espaços de coworking conseguem separar os ambientes de trabalho entre os diferentes profissionais que ali atuam.
Espaços de convivência
Todos os esses benefícios citados são de grande importância para um profissional e para a empresa com a qual ele atua, mas existem também as vantagens relacionadas a conexão entre os funcionários, estabelecendo uma relação de networking.
A troca de informações, ainda mais em um ambiente repleto de diferentes trabalhadores das mais diversas áreas, permite a melhora das atividades realizadas, tendo um leque de referências muito maior.
Existe também a troca de experiências não só ligadas ao universo de trabalho, mas também à convivência geral entre indivíduos, podendo reservar um tempo para lazer e confraternização dos profissionais ali presentes.
Os momentos de pausa são de grande importância para a qualidade do trabalho em si, evitando o desgaste do profissional e uma situação de burnout, quando acontece um completo esgotamento desse funcionário.
Com essa situação é possível compreender como uma relação excessiva de trabalho pode ser mais prejudicial do que benéfica, e o ambiente ocupacional pode exercer uma certa importância nesse sentido, melhorando a sua relação com as atividades exercidas.
Sendo assim, um ambiente de coworking pode trazer os mais diversos benefícios para um profissional, para o mercado e a longo prazo até a sociedade.
Afinal, o mercado de trabalho funciona justamente como algo dependente do meio social, de forma a encontrar as melhores alternativas para esse ambiente, e o coworking trabalha justamente com esse tipo de relação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.