Live marketing: conheça mais sobre e como aplicar
O live marketing é uma tendência que tem se solidificado muito no mercado atual. Isso acontece porque houve um avanço nas buscas por conteúdo ao vivo, que tem se popularizado no consumo de conteúdo virtual para a maioria dos mercados.
Seja em busca de conteúdo acadêmico, como aulas e webinars, ou para entretenimento, com shows e transmissões ao vivo de jogos, esse tipo de plataforma tem ganhado muito espaço, criando um material cada vez mais apropriado para esse tipo de mecanismo.
Não que o conteúdo ao vivo já não fizesse sucesso antes, mas as pessoas têm buscado cada vez mais esse tipo de material, seja pela agilidade das informações ou até mesmo pelo contato, uma vez que transmissões ao vivo normalmente trabalham diretamente com o público.
Isso acabou abrindo os olhos do mercado para esse tipo de produção de conteúdo, e suas possibilidades que podem ser oferecidas por pessoas que trabalham com qualidade nesse tipo de modelo para vender produtos de limpeza atacado, por exemplo.
Até mesmo marcas grandes, que já estão bem estabelecidas no mercado tradicional, tem se arriscado nesse novo modelo, patrocinando e se envolvendo com transmissões de artistas e de outros produtores de conteúdo.
Esse tipo de material então acabou gerando um interesse direto entre as pessoas que fazem marketing, criando assim o conceito de live marketing. Essa estratégia utiliza as experiências ao vivo para promover o engajamento de seu público.
Outros nomes para essa técnica são o marketing ao vivo, ou o marketing de experiência, uma vez que as marcas utilizam o momento ao vivo para conseguir encontrar seus clientes e até mesmo fidelizar aqueles que já tem algum tipo de relacionamento com a marca.
Esse tipo de atividade envolve qualquer ação que aconteça ao vivo, e tem como principal objetivo atrair a atenção do consumidor que está assistindo para uma determinada marca, produto ou serviço que está sendo oferecido ali, como ração para gado ou maquiagem.
O principal ponto para se atentar nesse tipo de estratégia é como despertar o interesse do consumidor para seu produto e gerar uma quantidade de vendas maior, sem perder o foco da transmissão.
Esse tipo de conteúdo usa como fonte as ações que são muito comuns em eventos ao vivo, como festivais de música, desfiles e outras ações onde as marcas criam atividades interativas para que você possa se divertir e aproveitar.
Essas atividades parecem fazer parte do evento maior, e muitas vezes chamam bastante a atenção, mas seu objetivo final é estratégico, fazendo as pessoas lembrarem dessa marca e desejarem os produtos ou serviços oferecidos por eles.
Na questão do live marketing, a preocupação é a mesma. O objetivo é fazer com que as marcas fiquem gravadas na memória dos espectadores, impedindo que elas caiam no esquecimento e garantindo assim uma quantidade muito maior de vendas, seja de piso vinílico instalação fácil ou de roupas infantis.
Algumas pessoas consideram o live marketing uma evolução natural do marketing promocional. Embora sejam dois elementos distintos, existem muitas similaridades nesse tipo de abordagem.
O marketing promocional, por um lado, oferece produtos ou serviços para aumentar o interesse dos consumidores sobre uma determinada marca, posicionando-a de forma mais efetiva no mercado.
Essa é, em sua essência, a mesma maneira de trabalhar que o live marketing, que está o tempo todo buscando soluções mais atrativas para o público.
Isso faz com que um conceito acabe se juntando ao outro, criando uma estrutura mais qualificada para você conseguir trabalhar com caixa em acrílico.
Quais são as etapas do live marketing?
Para conseguir trabalhar com qualidade seus elementos, principalmente com relação a estratégias que possam promover produtos ou serviços de sua empresa, é importante se atentar às etapas do live marketing.
É preciso ter atenção em cada uma delas para conseguir trabalhar de maneira mais efetiva, conseguindo conquistar resultados cada vez mais atrativos e interessantes para seus recursos.
Além disso, é importante ter em mente que cada empresa tem suas peculiaridades, e é preciso muita adaptação para que você consiga estruturar uma estratégia de marketing em sua realidade, não importa qual metodologia esteja utilizando.
Encontro
O encontro é o primeiro contato que sua marca faz com o público. Aqui, é importante ter um relacionamento efetivo e muito diálogo para você entender o comportamento e as preferências desse tipo de cliente, seja em busca de bolsas personalizadas para brindes. ou de alimentos orgânicos.
As pessoas estão sendo constantemente bombardeadas com publicidade e propaganda. Por isso, você precisa entender o que pode oferecer para eles de forma que consiga efetivamente ser um diferencial, apresentando um conteúdo com muito mais qualidade.
Este é o começo da jornada de live marketing, e é preciso se atentar com algumas ações em particular que podem tornar o trabalho muito melhor realizado, como por exemplo:
- Planejamento;
- Estratégias;
- Pesquisas de público;
- Análise de comportamento.
Todas estas ações ajudam a compreender melhor esse primeiro encontro entre consumidor e marca, possibilitando uma série de interações mais efetivas do ponto de vista comercial.
Assim, você garante que sua estrutura de live marketing estará preparada para os próximos passos que serão tomados, como a confecção de caneca de acrílico personalizada.
Mostra
O passo seguinte, agora que o consumidor entende que está trabalhando com uma marca, é hora de apresentá-la, para que ele possa compreender melhor seu potencial. Isso deve ser realizado ao vivo, para que você consiga trabalhar com mais qualidade.
Os canais de transmissão são vários, e existem diversas formas de mostrar seu trabalho para o grande público, sendo uma ferramenta criativa nas mãos de uma equipe competente de marketing, que pode apresentar o material de forma efetiva.
É importante que os consumidores entendam o quão valioso é o seu trabalho, para que compreendam a necessidade de procurar esse tipo de ação depois de terminar a transmissão ao vivo.
A apresentação deve ser algo natural, que não pareça forçado demais ou fora de contexto.
Quando você fala com um público que está sendo encaminhado para comprar seus produtos ou serviços, como um fabricante de filme stretch, é interessante lidar de forma única para sua apresentação.
Atração
Aqui, o consumidor já tem conhecimento de sua marca, e é o momento de envolvê-lo em uma ação direta. O projeto nesta etapa é incentivar estas pessoas a interagirem diretamente com a marca.
Para isso, existem algumas estratégias que podem funcionar bem, como promoções e concursos culturais, além de conteúdo especial que pode ser acessado ao entrar nas redes sociais da empresa.
Dessa maneira, você consegue ter uma estrutura mais adequada para trabalhar com o live marketing.
Ativação
Quando você faz uma ação em uma transmissão ao vivo, é muito comum encontrar vários potenciais clientes. Porém, muitos deles não seguirão em frente na jornada de compra.
A ativação lida diretamente com isso, conseguindo identificar seu público-alvo dentro de suas ações. Você pode fazer uma série de atividades para trabalhar com qualidade esse público, garantindo o interesse em experimentar seus produtos ou serviços.
A distribuição de brindes é um método antigo e funcional, que tem uma grande chance de fisgar mais pessoas interessadas no que você tem a oferecer.
Por conta disso, é fundamental que você saiba trabalhar com esse tipo de ação para vender mangueiras e conexões hidraulicas.
Dessa forma, você consegue criar tanto uma abordagem mais direta quanto uma ação online, no caso de brindes digitais. Isso garante que o público irá interagir com sua empresa ainda durante a live stream, o que ajuda a alcançar um público maior.
O objetivo com esse tipo de ação é ativar o máximo possível de usuários, e por isso estas etapas são muito importantes.
Experimentação
Agora, aqueles que continuam interessados no seu trabalho já podem ser considerados leads, e desejam conhecer mais e experimentar seus serviços ou produtos para identificar se é o que eles estão esperando.
Nessa etapa, você pode ter um diálogo mais aberto com o consumidor, oferecendo promoções exclusivas e outras formas de se comunicar diretamente com eles.
Fidelização
A última etapa do live marketing é a fidelização. Aqui, o consumidor já passou por todos os outros pontos da jornada de vendas, e cabe a sua empresa identificar como aproximá-lo ainda mais.
Um cliente fidelizado é uma garantia de vendas, e mais que isso, é um promotor da marca como um todo. Por isso, esse tipo de ação é fundamental dentro das estratégias de live marketing
Considerações finais
Os cases de live marketing estão se acumulando, uma vez que diversas empresas estão começando a adotar a estratégia e investir nesse tipo de dinâmica, que gera resultados bastante expressivos.
Se você tem uma empresa e deseja se engajar de verdade com seus clientes, oferecendo mudanças substanciais em suas vidas, esse tipo de estratégia deve ser pensada e planejada com muito carinho.
Dessa maneira, você consegue se destacar no mercado e se tornar uma referência em seu nicho de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.