Growth hacking: o que é e como aplicar
É possível dizer que, atualmente, o growth hacking está na moda, especialmente entre as empresas de tecnologia. Por conta disso, muitos negócios buscam aprender e aplicar esses conceitos sem uma visão clara de como fazê-lo e de seu potencial.
Ou seja, visando uma melhora, mas sem entender de fato toda sua significância e tudo o que o growth hacking carrega consigo, tentando aplicar de uma forma superficial e sem realmente estar de acordo com o foco do growth hacking.
Algumas empresas acreditam que, para fazer growth hacking, precisam de uma equipe completa de especialistas, enquanto outras acreditam nessa abordagem detalhada.
Em ambos os casos, eles não entendem como conduzir a empresa para o crescimento ou perdem tempo aplicando métodos que seus negócios não estão prontos para absorver.
Como exemplo, podemos pensar em empresas de consultoria ambiental, que fazem estudos sobre esta técnica e como aplicá-la, porém, caso esta implantação não tenha cuidado e seja feita da forma certa, o entendimento e uso errado da técnica pode acontecer.
Desse modo, fazendo com que este método se torne disperso, por não entender o objetivo e tudo aquilo que a estratégia traz consigo, dificultando todo o processo e aprendizado.
É importante lembrar que o grande potencial do growth hacking não é uma metodologia ou uma equipe de especialistas, mas uma forma de pensar. Sendo mais simples do que muitas vezes pensado e aplicado, principalmente como em casos como os citados.
Não sendo como imaginado, apresentando-se de uma forma simples após seu entendimento, mas muitas empresas o levam como algo complexo de ser implantado, seja dentro de escolas de cursos profissionalizantes SP ou em empresas variadas.
Entenda o funcionamento do Growth Hacking
Pois bem, o Growth hacking é um esforço para expandir um negócio com base nas melhores práticas construídas a partir de suposições e experimentos. Para quem pensa que ter uma ideia brilhante mudará o paradigma de atuação da empresa, está enganado.
Há uma grande diferença entre o que é vendido lá e o que essa expressão significa na prática. As várias abordagens a este tema visam apenas facilitar este entendimento, mas foram criadas para um contexto genérico ou estão muito distantes do seu.
Esta é certamente uma boa referência, mas não necessariamente a mais relevante para você. Na prática, a linha de raciocínio é simples, embora pareça mais uma metodologia, é interessante refletir sobre a ordem lógica das coisas.
Dessa forma, não há nada de novo ou complicado nessa linha de raciocínio, a dificuldade está mais na disciplina e na execução.
Assim, exigindo o máximo de atenção ao executar esses métodos, conseguindo se atentar aos detalhes e tudo que é necessário para que esta técnica possa ser executada da melhor forma possível.
Podendo ser aplicada em diversos meios como em fornecedores de brindes corporativos, sendo algo simples conforme os métodos e a maneira de se usar, além disso, é totalmente utilitário e positivo.
É preciso ter a devida atenção em diversos detalhes que podem fazer a diferença e facilitar as mais variadas técnicas, principalmente para que se tenha uma execução ideal, sendo eles:
- Foco nas principais questões/alavancas da empresa;
- Considerar melhorar esse foco e priorizar as melhores ideias;
- Certificar-se de aprender com seus sucessos e fracassos;
- Usar esse aprendizado para gerar novos testes.
Para facilitar o entendimento sobre o tema, explicamos um pouco mais sobre cada uma das pontas em questão, confira:
Foco nas principais questões/alavancas da empresa
É importante que se tenha foco durante todo este processo, fazendo com que a cobrança para uma execução ideal seja constante, conseguindo de fato o uso da técnica de forma positiva e ideal.
Sendo algo fundamental para que a implementação seja realizada da forma certa, como em uma indústria de embalagens de papelão, que ao se atentar ao foco para que growth hacking seja aplicado corretamente, conquistou ótimos benefícios.
Considerar melhorar esse foco e priorizar as melhores ideias
Priorize e organize as ideias de uma forma em que a execução se torne mais fácil, diante do que possa surgir, trazendo tudo de uma maneira muito mais prática e única, diferenciando-se dos demais concorrentes do meio.
Ademais, a organização para que se tenha a prioridade destas ideias, acabou se tornando algo necessário para que se tenha este alinhamento e para que através deste alinhamento seja alcançado realmente o êxito diante desta técnica.
Organização semelhante a outras plataformas e meios de trabalho, em que exigem essa ação para que seja feita a realização de diversos trabalhos, como em um software gestão de ativos de TI, bem como em outras áreas.
Certificar-se de aprender com seus sucessos e fracassos
Aprenda independentemente dos resultados obtidos, trazendo sempre aprendizados bons em todas as circunstâncias, conseguindo ver um lado bom e evoluindo todos os dias em todas as situações que a empresa possa estar envolvida.
Adquirir experiências através deste aprendizado, fazendo com que eles sejam refletidos em mudanças e melhoras para o dia a dia da empresa, visando sempre o bem-estar e todo o processo diário.
Usar esse aprendizado para gerar novos testes
Faça testes em cada situação, pense em formas de conseguir testar ideias e aplicar este método com a sua equipe, fazendo com que se torne parte da rotina e do aprendizado diário. Para raciocinar com base nisso, é preciso expandir as “melhorias de desempenho”.
Como exemplo, pense em empresas que terceirizam serviços de TI, que através de testes em seu dia a dia, visando estas melhorias e uma implementação melhor destes meios, consegue uma execução deste processo mais prática e funcional.
Otimizar os processos existentes da empresa: veja como
Executar este método é basicamente criar um processo comprovado pelo mercado. Em geral, fazer “feijão com arroz” é mais fácil do que qualquer otimização para melhorar os desempenhos.
Desse modo, muitas empresas falham ao tentar criar algo totalmente novo sem nem mesmo acertar esses fundamentos. Por isso a importância em ter atenção em todos os detalhes possíveis, começando de forma simples e diversificada, buscando se adaptar a esta plataforma de uma maneira mais tranquila.
Assim, não antecipando passos a serem dados, respeitando o tempo e método de aprendizado, fazendo com que se tenha um estudo ideal da plataforma, conseguindo compreender e executar cada tarefa de forma mais prática em cada situação.
Pense em qualquer mercado com dois canais de aquisição bem conhecidos, com uma nova empresa no meio trabalhando em apenas um deles. Nesse caso, é melhor otimizar um canal já existente ou criar um?
Obviamente, a resposta é sensível ao contexto e depende do que você espera de cada uma dessas operações, mas há poucas situações em que a otimização seria melhor. Por isso, seja você uma terceirização de TI ou outra empresa, vale sempre pensar com cuidado.
Existem várias maneiras de aplicar growth hacking em sua vida diária. Teste o máximo que puder: variações de anúncios, variações de texto, variações de e-mail, variações de segmentação, entre outras ações.
Teste ao máximo a linguagem que será estabelecida, aplicando em diversos meios possíveis, conseguindo se adaptar a melhor opção e divulgação, fazendo com que seja imposta e trabalhada sempre de uma maneira atual.
Lembra daquela antiga história do “nada é bom demais”? Então a ideia está aí. Sempre existem maneiras mais eficientes de fazer algum processo, e no growth hacking você está sempre procurando por elas.
Assim, buscando inovação, de formas de trazer o novo e conseguir ser referência no meio, atendendo os mais variados públicos de uma forma única, estabelecendo um padrão de conhecimento das pessoas que fazem parte do seu negócio.
Entre os exemplos de empresas que usam o growth hacking, uma técnica se destaca, fazendo com que os estudos desta técnica se tornem múltiplos, compreendendo e repassando estas técnicas para mais empresas e negócios.
Fazendo com que este método se propague e ganhe cada vez mais espaço, alcançando meios diversos e se tornando referência na aplicação e na facilitação em cada momento do dia a dia de uma empresa.
Assim, sendo como uma espécie de backup para empresas, tornando o meio mais atual e inovador diante de cada ferramenta que ganha espaço e faz parte do mercado, se habituando às mais diversas inovações que possam ganhar espaço com os anos.
Os programas de referência são amplamente utilizados porque são uma das formas mais rápidas de expandir um negócio, pois os próprios consumidores são responsáveis por essa expansão, um cliente convida outro, que convida outro, que convida outro, e assim vai.
Gerando um próprio sistema interno de divulgação, conseguindo com que o próprio público seja responsável pela divulgação e por sempre fazer com que esta plataforma e os conteúdos sejam divulgados entre todos.
Quanto mais dados, melhor! Por exemplo, se você estiver executando uma campanha de marketing, pesquise ao máximo seus clientes e reúna todas as informações necessárias para isso.
Entendendo os principais gostos e necessidades dos clientes que consomem seu negócio, procurando atender e oferecer os melhores produtos e serviços possíveis, para que se tenha o melhor relacionamento entre empresa e o cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.