Como utilizar o Facebook Ads em sua estratégia de marketing
O Facebook Ads é um sistema pago, onde você pode utilizar arede social para divulgar o seu negócio para um público qualificado, bem como para conseguir agregar muito valor a sua marca, principalmente se o trabalho for feito da maneira correta.
Não é novidade para ninguém que o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, além de que o Brasil é um forte mercado para o empreendedor que quer ter sua marca vista por mais pessoas.
Todos nós já presenciamos algum tipo de propaganda dentro da plataforma, e de algum modo já interagimos com alguma delas. Seja por meio de uma curtida, lendo os comentários ou até clicando no link para conferir a oferta do produto.
O fato é que o algoritmo do Facebook é um dos mais efetivos existentes, pois diferentemente do Google Ads, a rede social detém todo um banco de dados do usuário, capaz de direcioná-lo diretamente para as ofertas que mais tem relação com o seu perfil.
Inclusive, é bastante comum estarmos realizando algum tipo de atividade do nosso cotidiano como uma mudança, e alguma oferta aparecer após uma conversa sobre tal assunto, seja de um móvel ou até mesmo de algum outro item.
Vamos trazer um exemplo prático: um casal que está prestes a se casar e a montar seu apartamento está na internet para comprar metais sanitários, mas desiste para ir jantar ou ver uma série juntos.
A simples pesquisa realizada ou um comentário feito perto do celular já é o bastante para que o algoritmo reconheça a necessidade de seu usuário e passe a indicar empresas parceiras que investiram no Facebook.
Ou seja, uma das estratégias mais eficientes que une necessidade com rápido acesso. Por isso, se você está construindo uma estratégia de marketing é bem provável que saiba que essa pode ser uma das melhores ações dentro do seu plano.
Por que usar o Facebook Ads?
Muitos negócios são capazes de definir objetivos bem específicos, ou seja, existe um público de interesse que precisa ser identificado e atingido pelas campanhas de marketing da empresa.
Entendendo esse contexto, o Facebook Ads pode ser uma ferramenta extremamente interessante para quem deseja construir de fato esses objetivos, além de ser rentável tanto para quem quer lucrar quanto para quem for investir.
Por exemplo, se você trabalha com serviços de limpeza e conservação seu público é bem abrangente, afinal, todos os lugares precisam de limpeza frequente. Logo, as estratégias de marketing são mais complicadas e exigem um tempo mais longo para serem elaboradas.
Contudo, se o produto for um curso, por exemplo, você consegue direcioná-lo exatamente para as pessoas que desejam comprá-lo, de modo a garantir de forma mais hábil o número de acessos planejados com essa campanha.
Curtidas não significam engajamento, apenas interações. Inclusive, muitos se enganam por terem páginas com muitas curtidas, acreditando que isso gerará um grande número de acessos, bem como um aumento nas vendas.
O que realmente mudará as vendas é a oportunidade de agregar engajamento de verdade com a tomada de decisão do consumidor. Por isso, dizemos agora, sem medo, que o Facebook Ads é uma das ferramentas de Tráfego Pago mais eficientes do mercado.
Afinal, o seu público pode adquirir diferentes formatos sem ter que se limitar apenas por textos.
Entendendo os conceitos do Facebook Ads
Assim como uma empresa de cabeamento estruturado precisa montar toda a plataforma para instalação e execução de seus serviços, nossos artigos seguem uma estrutura que busca fazer você, leitor, entender um pouco melhor os conceitos, por partes.
Vejamos os diferentes tipos de conceitos existentes dentro do Facebook Ads e como cada um deles age perante a sua estratégia de marketing. Desse modo, você poderá se ater aos mínimos detalhes para garantir o sucesso da sua campanha de divulgação.
Gerenciador de Negócios
O primeiro deles é o Gerenciador de Negócios, que funciona parecido com o Estúdio de Criação do YouTube, é nele onde você montará seu anúncio dependendo da estratégia que será utilizada.
Não basta simplesmente escolher uma publicação, clicar em “Impulsionar”, pagar e esperar que a mágica ocorra. Muitas ações antes dessa precisam ser realizadas para que a campanha seja um sucesso.
O Gerenciador de Negócios consegue monitorar todos os resultados anteriores e atuais das campanhas, realizando a mensuração dos resultados. Ficar atento às informações que ele te oferece é essencial para criação de uma estratégia bem sucedida dentro do Google Ads.
É quase como uma empresa de automação que começa instalando parte por parte de cada veículo ou eletrônico até no final ter algo completo e pronto para ser utilizado. Ou seja, existem diversas formas de fazer o mesmo item, mas somente uma receita perfeita.
Ads do Facebook, ou melhor, o anúncio
Chegamos no conceito que dá nome a essa ferramenta de tráfego pago. Ads são os diferentes tipos de mídia que você paga para aparecer ao maior número de pessoas possível dentro do objetivo definido.
Dentro do anúncio você pode colocar imagens, textos e até vídeos, E especificar quais os tipos de usuário serão contemplados com a sua campanha.
Pixel de conversão
Essa é a ferramenta que consegue calcular a efetividade dos anúncios dentro de outras páginas na Web, como o seu site. Então se você fez um anúncio sobre um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, conseguirá mensurar o quão efetivo ele foi dentro de uma página na web.
Feed de notícias
O Feed do Facebook é o mesmo do Instagram, ou seja, é a central da plataforma onde as pessoas costumam navegar. É ali que está o coração de toda a experiência com o aplicativo, e é bem provável que seja nele onde as pessoas verão o anúncio.
Também é o local onde você pode publicar algum tipo de divulgação sem patrocínio. Ademais, se a pessoa acompanha seu produto com frequência e interage com ele, as publicações aparecem com mais frequência.
Publicação impulsionada
Impulsionar no Feed é o que faz as pessoas verem o produto com mais frequência, independentemente se elas te conhecem ou não.
Então se um fornecedor de produtos de limpezacolocar dentro de seu anúncio que pessoas de 20 anos estão no radar, e impulsionar isso, as pessoas dessa idade receberão o anúncio mesmo sem conhecer a página.
Publicação patrocinada
Publicações patrocinadas aparecem no topo do Feed de quem já curtiu sua página, ou seja, é uma forma de converter esse leads em clientes, investindo em campanha direta para eles. Saiba que ela não atinge novos usuários, apenas aqueles que já conhecem seu trabalho.
Marketing no Facebook
Agora que já estamos familiarizados com alguns dos principais conceitos e agentes responsáveis pelo Facebook Ads, vejamos as melhores maneiras de conseguir melhorar a sua estratégia de marketing dentro dessa plataforma.
Esteja preparado para comprar maquina inversora de soldase for preciso para conseguir o sucesso da sua campanha, afinal você não deve colocar dinheiro se não sabe o que está fazendo. Confie na sua estratégia e invista de forma segura.
Algumas das principais estratégias utilizadas são:
- Realizar remarketing para visitantes do site;
- Definir o tipo de investimento que será feito;
- Segmentar por interesses complementares;
- Utilizar o storytelling.
Com isso você conseguirá agregar objetividade com criatividade, aumentando e muito os níveis de alcance, tráfego, envolvimento, conversão e até vendas no catálogo.
Reforçando que cada vez mais a competitividade do mercado cresce e os elementos relacionados à sua marca precisam transmitir visualmente uma mensagem forte para seus usuários e possíveis novos leads e clientes.
Defina bem o seu objetivo para que a campanha seja direcionada ao público dela. Um dos erros mais comuns é tentar atirar para todos os lados, gastando muita munição e acertando poucas pessoas.
Lembre-se, um atirador de elite atira no alvo uma vez só, pois sabe que pode ser a sua última chance.
Esse é um pensamento que deve ser levado em consideração, uma vez que as pessoas podem acabar se estranhando com as campanhas, ou simplesmente nunca mais verem o seu conteúdo por falta de interesse.
Considerações finais
Há bastante tempo que o Facebook Ads está sendo utilizado por diversas empresas dos mais variados tamanhos, afinal, as redes sociais foram capazes de agregar de forma positiva a competição do mercado.
Grandes empresas podem ter menos engajamento que uma pequena empresa feita no notebook de uma dona de casa que sabe organizar bem seus conteúdos para a internet.
Por se tratar de uma empresa, o Facebook disponibiliza sua rede para que outras pessoas também possam investir em seu espaço. E foi assim que uma grandeempresa de construção sustentável conseguiu espaço no mercado.
A questão principal é saber como utilizar isso e conseguir converter seu conhecimento com o uso de uma plataforma digital capaz de agregar os mais variados tipos conteúdos para a sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.