Como divulgar o seu consultório odontológico pela internet
Muitos consideram que a estratégia de divulgação é fora de suas possibilidades, principalmente por dificuldades financeiras, ou em viabilizar essa estratégia com sucesso e não conseguiam os resultados esperados.
Mas, é possível o divulgar o seu consultório sem gastar tanto e ter um resultado positivo graças à internet.
De acordo com pesquisa da Nova Escola de Marketing, 56% das empresas investem em divulgação online e dessas, 47% investem há menos de um ano.
Isso ocorre devido a grande visibilidade que a internet proporciona. Uma pesquisa da Tic Domicílios afirma que 70% da população brasileira está conectada à rede.
E você vai saber nesse conteúdo como a sua empresa pode ter sucesso em divulgação na internet.
O que é marketing digital?
Marketing digital consiste em divulgar produtos, serviços e conteúdos em diferentes canais digitais.
No caso de clínicas dentárias, o marketing na odontologia faz o trabalho de divulgar dentistas e consultórios para atrair diferentes tipos de públicos.
Um dos seus principais benefícios é divulgar seus produtos para um público personalizado.
Nos meios tradicionais de publicidade, como televisão, rádio e mídia impressa, os anúncios eram feitos para o público em geral e são mais caros que a divulgação na internet.
Além do preço mais acessível, o marketing digital permite o direcionamento da divulgação, de acordo com o público-alvo. Para isso, é necessário conhecer as informações do seu cliente, como idade, ocupação, renda, geolocalização, entre outros.
Outra vantagem do marketing online é a possibilidade de monitorar e alterar o direcionamento da divulgação de acordo com os seus resultados. Assim, o dentista poderá parar, ou refazer o seu trabalho para atrair o público certo.
Dessa forma, será possível o seu consultório odontológico se destacar em relação à concorrência, podendo ser um diferencial na decisão de compra do usuário.
Dicas para divulgar o seu consultório online
Antes de sair divulgando o seu consultório odontológico pela internet, é preciso fazer o planejamento de cada uma das ações.
Tenha em mente todos os objetivos do seu negócio, como metas, número de cliente e tudo que pode fazer o seu negócio se tornar viável.
Logo após, veja qual segmento a sua clínica odontológica atua e liste todos os pontos positivos e negativos do seu negócio e como oferecer um serviço diferenciado no mercado.
Outro fator fundamental é conhecer a sua concorrência. Compare o serviço que você oferece com seus concorrentes e planeje estratégias para conseguir estar na frente.
Por exemplo, caso o seu concorrente não divulgue pela internet, esse fator já é vantajoso, então, a sua empresa poderá ter vantagens na atração de novos pacientes.
Agora que você já tem um plano de marketing odontológico definido, conheça as principais ações de divulgação do seu consultório:
1 – Crie uma página nas redes sociais
Uma das alternativas mais eficientes para atrair pacientes é criar uma página nas redes sociais.
Elas são utilizadas por 62% da população brasileira, possibilitando mais visibilidade para qualquer negócio.
É possível publicar conteúdos e divulgar os seus serviços nas redes sociais. Procure criar textos relevantes e imagens bonitas e inspiradoras para aumentar o número de seguidores e o engajamento da sua página.
Com a presença nas redes sociais, seus seguidores vão te enxergar como uma autoridade no assunto, ponto importante na decisão de qual consultório ir.
2 – Produza conteúdos em um blog
Outra forma eficiente para conseguir novos públicos é produzindo conteúdos em blogs. Assim como as redes sociais, é possível aumentar a sua credibilidade na internet.
Com um blog falando sobre o ramo de odontologia, os leitores vão ver o seu consultório como um especialista no assunto, pois ele está divulgando o seu conhecimento na internet.
Os blogs não se restringe apenas em textos. É possível produzir conteúdos em outros formatos, como vídeos, infográficos e e-books (livros eletrônicos).
3 – Invista em atendimento de qualidade
Com a produção de conteúdos relevantes em blogs e nas redes sociais é natural o público interagir com a sua página, buscando um contato direto com o produtor do conteúdo.
Portanto, estabeleça uma proximidade com os seus seguidores e responda todos os comentários rapidamente, assim, o cliente terá uma sensação que ele é importante tem um sentimento de pertencimento.
Dessa forma, esse será um outro ponto decisivo na escolha da clínica dentária, pois o bom atendimento é fundamental para atrair e fidelizar clientes.
4 – Estabeleça novas parcerias
Outra boa alternativa para aumentar a carteira de clientes na internet é a criação de parcerias.
Uma opção é ter parcerias com influenciadores digitais. Essas pessoas emprestam a sua influência e tornam-se representantes da sua empresa, algo que pode ajudar a conseguir mais pacientes em pouco tempo.
Mas também existe o convênio com planos odontológicos. Apesar do preço mais baixo dos tratamentos, essa pode ser uma boa alternativa para atrair muitos pacientes e mantê-los fidelizados a sua clínica, criando uma base sólida de pacientes a longo prazo.
Invista em divulgação na internet
Estar na internet é sinônimo de visibilidade, devido ao grande número de pessoas que estão conectadas à rede.
Todavia, é preciso investir fortemente em divulgação nos diferentes canais digitais, pois assim, será possível superar a grande concorrência desse mercado.
Em primeiro lugar, é fundamental criar uma página nas redes sociais para produzir conteúdos e divulgar os seus produtos. Outra maneira de atrair um público qualificado é com publicações de textos em blogs. Com esse canal será possível publicar conteúdos densos e detalhados.
Atraindo um público qualificado e interessado na sua clínica, é natural a interação das pessoas contigo. Por isso, é fundamental ter um atendimento rápido e qualificado. Não esqueça de investir em parcerias com planos odontológicos e influenciadores digitais.
Com essas estratégias, a sua clínica terá um diferencial em relação aos seus concorrentes, um ponto fundamental para se destacar no mercado.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal