Como criar conteúdo contextual?
A relação do público com os canais digitais torna-se cada vez mais forte com o tempo, sendo resultado da ampliação das tecnologias de acesso e dos costumes do público. Para as marcas isso significa novas possibilidades de contato, como no conteúdo contextual.
Isso porque a associação dos consumidores com as empresas também se fortalece graças a essa relação do público com as plataformas digitais, através de ambientes que são acessados pelas mais diferentes entidades, da pessoa física à jurídica.
Um amplo ingresso de diferentes empresas que permite a um usuário a possibilidade de com breves cliques procurar por um novo par de sapatos para uma cerimônia de casamento, ou digitar “distribuidor de arame de solda”, em busca do mesmo.
Ou seja, a internet se apresenta como uma plataforma que facilita os mais diferentes tipos de serviços, desde o âmbito pessoal até uma relação profissional ou comercial. Justamente por causa dessa pluralidade que começa a acontecer uma lotação nesses canais.
De fato os ambientes digitais contam com um espaço praticamente infinito, mas normalmente o ser humano é um ser de atividades sociais e coletivas, logo, é comum que ele se concentre nas plataformas e redes sociais de maior popularidade.
É uma situação similar a um dentista que pretende abrir um consultório próprio, e para isso está em busca de um local para alugar, preferencialmente em uma região de grande movimentação de pessoas, tornando fácil o acesso até o seu novo consultório.
Para montar esse estabelecimento médico esse profissional também deve visitar umaloja de equipamentos odontologicos, procurando pelo lugar que apresente uma melhor relação custo-benefício, de acordo com as recomendações na área.
Tudo isso para esclarecer alguns conceitos voltados à concentração do público, que mesmo com diversos competidores no mercado, acaba restringindo suas atividades de compra para uma loja de grande reconhecimento pelo público.
O mesmo acontece nas redes sociais, o que faz com que diversas marcas tenham que batalhar por um espaço comercial dentro dessas plataformas, fazendo com que esses usuários ali presentes sejam atingidos pelos mais diferentes tipos de anúncio.
Logo, para que a sua companhia consiga um certo destaque nesses locais, a ponto que o usuário reserve um tempo para observar os seus anúncios comerciais, é preciso que esse negócio consiga desenvolver um conteúdo adequado a tal público.
Tudo para que alguém interessado em pesquisar por empresas de usinagem em SP não seja contactado por empreendimentos em outras regiões, sendo preciso direcionar bem tal conteúdo. Sendo essa a função do conteúdo contextual.
Como funciona essa estratégia de conteúdo?
Para as pessoas antenadas nas estratégias de marketing – o que é recomendável para alguém que busca alcançar sucesso em seu empreendimento – o conceito de marketing de conteúdo não é algo tão distante da sua realidade, visto a popularidade dessa estratégia.
Caso você se encontre um pouco desinformado, é importante dizer que a alta adesão das empresas pelo marketing de conteúdo se dá pelo sucesso dessa ferramenta em conquistar a atenção do usuário, em muitos casos indo além do simples anúncio comercial.
Essas peças não necessariamente precisam destacar o seu produto ou serviço, podendo servir simplesmente como uma ferramenta de aproximação entre a sua empresa e o seu público almejado, por meio de canais diferenciados.
Entre os formatos mais comuns utilizados no marketing de conteúdo estão:
- Vídeos;
- Postagens em blogs;
- Disparo de e-mails;
- Ebooks.
Conteúdos que permitem a um fornecedor de abraçadeiras se aproximar de consumidores em potencial, que se encontrem dentro de um campo nos quais os seus produtos possam ser necessários, como um trabalhador do ramo de construções.
Através de postagens em seu blog, falando sobre os diferentes tipos de uso dessas abraçadeiras é capaz desse usuário específico se interessar pelo seu produto oferecido, tornando-se em mais um novo cliente para os seus negócios.
Contudo, como já foi falado antes, as estratégias de marketing de conteúdo são muito populares atualmente, a ponto de ser adotado pelos mais diversos mercados que se encontram nas plataformas digitais, todos disputando a atenção do público.
Logo, é preciso que esse tipo de conteúdo conte com uma melhor segmentação, de forma a atingir diretamente o perfil de público que melhor se adequa aos objetivos comerciais de uma empresa, como na ampliação do seu número de clientes.
Esse melhor direcionamento acontece por meio do conteúdo contextual, no qual uma mensagem chegue ao público certo, no momento certo, por meio do conteúdo correto, que terá um maior efeito com o perfil desse consumidor em específico.
Algo importante parafornecedores de biodiesel, que precisam se conectar com postos de gasolina e estabelecimentos que comercializam tal material, otimizando as suas atividades comerciais ao fazer com o que seus conteúdos cheguem ao público ideal.
Uma relação que trabalha principalmente com os conceitos de adaptação, no qual os seus anúncios vão sendo reformulados de acordo com o ambiente a qual se encontra, sendo preciso que os responsáveis pela sua produção estejam preparados para essas alterações.
É uma estratégia que vem do comércio tradicional, fácil de ser identificada em um dia de chuva, no qual os vendedores de guarda-chuva surgem na porta das estações do metrô comercializando tais produtos, diante o surgimento de uma demanda momentânea.
Pensando nas plataformas digitais, um tipo comum de conteúdo contextual são os anúncios direcionados de um restaurante, que surgem na tela do usuário através de uma estratégia de geofencing, que funciona com o apoio do GPS instalado nos dispositivos dos usuários.
Uma relação capaz de trazer diferentes benefícios para negócios como um fornecedor de material promocional de empresas, que através de um conteúdo direcionado consegue ter um público melhor fidelizado, apresentando maiores possibilidades de compra.
Diante dessas vantagens comerciais, é importante para uma empresa não só adotar as estratégias de marketing de conteúdo, como também implementar uma modalidade mais aprimorada dessas ferramentas.
Aplicando o conteúdo contextual em 5 passos
Outra razão pelo marketing de conteúdo ser adotado com tanta frequência por diferentes negócios está na sua praticidade, principalmente por meio das plataformas digitais, que permitem um contato rápido com o público e por custos baixos.
Quando se pensa em um conteúdo contextual, por outro lado, se exige um pouco mais de empenho, de forma a garantir que tais conteúdos cheguem de maneira ideal ao seu público, certificando-se do sucesso dessas estratégias em relação a tal audiência.
A começar pela:
- Definição do público
O público-alvo é um dos conceitos mais importantes para alguém que administra um negócio, sendo possível direcionar os seus esforços comerciais para uma audiência que de fato se mostra apta a consumir os seus produtos e serviços.
Com a criação de um conteúdo a situação não é muito diferente, sendo necessário para distribuidores de válvulas industriais conhecerem o público com o qual pretendem atingir, de forma a criar conteúdos específicos para essa audiência.
- Escolha o melhor formato
Após a definição do público, tendo acesso aos interesses dessa audiência por meio de um estudo aprofundado, é possível escolher o formato de conteúdo que melhor irá surtir efeito com essa audiência. Como vídeos para um público que consome melhor o audiovisual.
- Encontre o canal ideal
Definido o público e o formato de conteúdo que melhor se adequa a sua empresa e sua relação com uma audiência específica, é preciso procurar pelo canal adequado para veicular esse estilo de conteúdo.
Uma empresa de manutenção de geradores SP, por exemplo, consegue encontrar em sua região diversas plataformas de anúncio, o que se expande quando se pensa em uma realidade virtual, onde existe uma variedade de sites e redes sociais a se negociar.
- Seja sempre adaptável
A relação de consumo do público costuma ser instável, trabalhando com diferentes variáveis capazes de definir um processo de compra. O mesmo acontece com a produção de conteúdos, sendo necessário produzir diferentes modelos, com variadas possibilidades.
Para que, no caso de um dia de sol, uma empresa consiga apresentar anúncios voltados a produtos como guarda-sol e protetor solar, já que um anúncio de guarda-chuva ou de um casaco pode não ser o ideal para esse dia.
- Monitore os seus resultados
Após conseguir realizar uma venda, é importante para uma empresa saber se essa compra teve relação com o conteúdo comercial veiculado, de forma a medir o sucesso desses anúncios, podendo investir mais nessa produção.
Uma aprofundada análise de resultados também permite que uma empresa identifique possíveis problemas dentro da sua estrutura, de forma a buscar soluções para essas possíveis adversidades.
Através dessas cinco etapas é possível para um empreendimento encontrar estratégias que melhor funcionem para os seus negócios, conectando-se ao seu público desejado, por meio de um processo capaz de otimizar as suas atividades comerciais em relação ao seu público.
Sendo esse o principal propósito do chamado conteúdo contextual, que é chegar ao público certo, por meio do conteúdo ideal, através do canal correto. Um conjunto de acertos que levam a melhor situação para as empresas e para o seu público em potencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.