Como produzir releases de qualidade?
Existem diversas formas de divulgar uma empresa e fazer com que ela seja mais conhecida dentro do mercado de trabalho e, consequentemente, por outras do ramo. E muitas delas se apoiam nos releases para conseguir fazer seus comunicados e transmitir suas informações.
Pense que o marketing digital se tornou extremamente essencial para os dias de hoje e independentemente do ramo da sua empresa, investir nele é necessário para conseguir não apenas ser mais reconhecida no mercado, mas também lucrar mais com suas estratégias.
Como o release pode ser utilizado para esse tipo de método, no texto de hoje iremos entender melhor o seu conceito e funcionamento, assim como vantagens, sua importância dentro do mercado e como estruturá-lo de maneira eficiente e funcional.
Desde uma empresa de usinagem de peças até mesmo uma grande logística precisa adotar métodos para se tornarem mais conhecidos e emplacar com o marketing digital.
Alguns preferem marketing de conteúdo como apoio, já outras, marketing de guerrilha, e existe também aquelas que optam pelos press releases.
De forma simples e bastante direta, podemos entender o release como uma espécie de matéria jornalística voltada para o ramo empresarial, onde algumas informações das empresas, principalmente das gigantes do mercado, podem virar notícias.
Seja um fornecedor de gradil ou uma loja que vende produtos geek, o jornalismo sempre precisa de matérias. Existem semanas atarefadas onde parece que todo dia acontece algo surpreendente, mas existem aquelas que são mais monótonas onde nada ocorre.
Essa constante busca de pautas pode ser uma grande aliada das empresas, pois, ao mesmo tempo em que as marcas oferecem notícias e conteúdo para os jornalistas, elas se beneficiam por seu nome estar em sites e veículos de comunicação.
Isso é ótimo para seu negócio de distribuidor fonte chaveada, fazendo com que ganhe marketing positivo e muito assertivo. Podemos então dizer que é uma via de mão dupla, apesar de ser necessário ser muito bem estruturado e pensado.
Concluindo, podemos então dizer que um press release é o conhecido boletim de imprensa ou comunicado de imprensa, onde a matéria tem um formato jornalístico e, normalmente, aponta novidades ou assuntos que interessam o público.
Sendo assim, o conteúdo desse texto pode ser utilizado até mesmo por fabricantes de transportadores industriais com o objetivo de melhorar a visão do público com sua marca.
Os tópicos a seguir reúnem uma série de informações sobre a importância dessa estratégia de marketing digital. Sem mais delongas, confira.
A importância dos releases
Os releases podem ser utilizados para diversos modelos de marketing digital e isso acontece porque eles são comunicados que tem o poder de chamar muita atenção e despertar o interesse daquelas pessoas que lêem eles.
Mesmo quando utilizado para promover um serviço de retifica de motores, alguns dos temas que esse tipo de comunicado pode abordar são:
- Promoções e prêmios;
- Novidades sobre um produto ou serviço;
- Informações sobre eventos;
- Portais de conteúdos e lançamento de blogs.
Normalmente, a pessoa que cria o release é um profissional diretamente ligado com jornalismo ou relações-públicas, mas isso não é algo essencial, embora seja preciso ter em mente que quando profissionais especializados nisso são contratados, a chance de sucesso e melhor qualidade do trabalho é maior.
Uma matéria como: “a evolução do serviço de solda orbital com o passar dos anos”, não é enviada diretamente para o público final, e sim para o veículo de mídia no qual ele será divulgado, seja um site, página, blog ou até mesmo postagem em rede social.
Para isso, o profissional utilizará de ferramentas que despertem a curiosidade dos leitores e façam com que se interessem pelo assunto, gerando engajamento e melhorando o alcance da sua empresa de assistência técnica bosch rexroth com o público.
Bom título, adequar a linguagem utilizada ao público-alvo e a forma como tudo é escrito são apenas algumas das maneiras de conseguir chamar a atenção do cliente e tornar o texto mais fácil e atrativo dependendo do perfil dos usuários.
Algumas perguntas que levam não apenas ao profissional a melhor estruturar o texto, mas também o leitor a melhor entender onde a matéria quer chegar, são os famosos “por que”, “o que”, “quem”, “onde” e “quando”, que praticamente são indagações que movem explicações e sanam as dúvidas das pessoas que leem os releases.
Com base nessas informações, é possível que o jornalista consiga não apenas construir um bom material como também possa publicá-lo na íntegra e envolver o público com sua história e relato, aumentando o interesse do público para aquela assistência técnica chiller.
Estruturando o seu release
Agora que melhor entendemos não apenas o que é o release mas a sua importância dentro do mercado de trabalho e como ele pode ser impactante, é preciso saber estruturá-lo para oferecer algo de qualidade para aqueles que irão consumi-lo.
Sendo assim, os tópicos a seguir reúnem uma série de informações importantes que podem ser o diferencial entre um release bom e um de qualidade duvidosa, sendo que a grande probabilidade é que você queira ser lembrado pelo seu bom trabalho. Confira.
01 – Título
Acredite, o título é um dos pontos mais difíceis de se acertar em releases e, até mesmo, em qualquer outro tipo de texto que tenha o marketing como seu principal objetivo, pelo simples fato de que, se não for interessante, as pessoas não irão ler.
É preciso utilizar da criatividade, fazendo um título que seja chamativo mas não apelativo, que desperte a curiosidade mas não traga mentiras. Para isso, é preciso pensar muito bem em qual público você quer atingir e como deseja se conectar a eles em um primeiro momento.
Evite títulos muito longos e foque em fazer com que eles atraiam a atenção do consumidor logo na primeira olhada. O indicado é uma única frase que gere tal curiosidade, e se for possível, no máximo, utilizar em torno de 6 a 8 palavras.
02 – Local e data
É normal que jornalistas se atentem a dados e fatos, e essa é a profissão deles, portanto, ao desenvolver o seu release, pense em como estruturá-lo de maneira a colocar tanto a data quanto o local onde a matéria foi escrita logo após o título.
Isso ajuda não somente na credibilidade da matéria como também aponta o quão novo é o material, ajudando a organizar e filtrar os diversos releases que podem chegar a determinado veículo de mídia.
03 – Entrada
Assim como acontece em trabalhos acadêmicos, deve-se ter uma pequena introdução sobre o conteúdo quando estamos desenvolvendo o release. Isso ajuda a gerar ainda mais curiosidade no público e prepará-los sobre o conteúdo que está por vir.
Capriche e se esforce bastante, pois esse é um dos filtros para que a pessoa decida se vai ou não dar uma chance para a matéria. Faça um parágrafo de 3 a 4 linhas no máximo e utilize palavras-chave para atiçar a vontade do leitor em ir até o final da matéria.
04 – O primeiro parágrafo
Lembra daquelas questões que falamos sobre as perguntas que devem ser feitas ao longo do seu texto: “quem, o quê, onde e quando?”. Elas devem ser utilizadas logo no primeiro parágrafo para que o restante seja de desenvolvimento sobre o assunto.
O leitor não precisa ler toda uma matéria para saber o que vai acontecer, não é um livro. Logo no começo é necessário que o mesmo saiba sobre o que se trata o texto e aonde ele está indo.
Dessa forma, ele não apenas sabe o que esperar como já se situa e tem grande parte de suas perguntas respondidas. É uma espécie de resumo sucinto sobre o tema abordado.
05 – Desenvolvimento do Texto
Essa é a etapa onde a sua liberdade criativa e desenvolvimento dos fatos deve reinar, mostrando a notícia e integrando o leitor sobre o tema principal, mostrando todas as nuances da situação e como ela afeta e impacta de diversas formas um produto ou serviço, por exemplo.
Podemos dizer que é o momento onde nos aprofundamos em relação ao “como” e “por que” da história. É indicado que ao longo da matéria você traga informações de fora como referências de pessoas importantes para o ramo e citações de outras marcas, livros e autores.
Isso não apenas enriquece o seu texto como te dá uma maior credibilidade e, quando pensamos em credibilidade dentro do mercado de trabalho atual, ela é a sua palavra e garantia de próximos trabalhos com a mesma marca.
06 – Conclusão
Esse é o momento onde o jornalista fecha as ideias que desenvolveu ao longo do texto e faz um breve resumo sobre os principais acontecimentos, mostrando a que fim eles deram e como foram finalizados.
07 – Sobre a Empresa e Contato
O último parágrafo do seu release deve ser falando um pouco da sua empresa, o que ela faz e qual o seu objetivo no mercado de trabalho.
Isso ajuda para leitores que estão tendo o primeiro contato com a marca e a sempre conscientizar sobre o papel da sua organização, mesmo para aqueles que já trombaram com ela de alguma maneira.
E por fim, sempre deixe maneiras das pessoas entrarem em contato com a marca através de um número de telefone e e-mail.
Esperamos que esse texto tenha sido útil e informativo, utilize as orientações passadas ao longo dele e crie os seus próprios releases de qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.