Como montar um programa de fidelidade para seu negócio?
Um programa de fidelidade é um tipo de solução do mercado que vem conquistando cada vez mais adeptos dentro do setor comercial, por se tratar de uma maneira de se trabalhar a conexão entre uma companhia e os clientes que consomem dos seus produtos e serviços.
Isso a partir da criação de um sistema que reconheça a importância que um cliente tem para uma companhia, colocando-o como o centro das atenções entre os mais diferenciados tipos de negócio, podendo garantir dessa forma a permanência desse público.
Algo essencial para companhias que trabalham com o modelo de assinatura, mas importante também para outros sistemas de negócio, com a conexão com sua faixa de consumidores permitindo o alcance de resultados comerciais constantes, por exemplo.
Como uma empresa de tintas e verniz, que ao conquistar um número regular de vendas mensal, passa a trabalhar com possibilidade de expandir os seus negócios para outras áreas, podendo contar com uma certa entrada de recursos de maneira mensal.
Sendo importante levar em conta também que os custos para conquistar um novo cliente, com campanhas de marketing que busquem apresentar seus serviços e atingir uma possível audiência, são muito maiores do que manter seus atuais consumidores.
Além de que contar com a filiação de um cliente é algo que pode trazer uma série de benefícios a longo prazo, levando em conta a criação de um imagem de prestígio à companhia, fora a expansão de público, com base na recomendação dos clientes atuais.
Isso sem contar com o fato de que o mercado hoje se mostra cada vez mais competitivo. Não só com empresas da sua área, mas também com outras companhias que podem apresentar algum tipo de concorrência.
Como uma empresa de ônibus fretado, que hoje compete no mercado com seus concorrentes diretos, mas também com companhias que prestam formas diferentes de serviços voltados ao meio de transporte, como carros via aplicativo, entre outros.
Para que seja possível se destacar dentro dessa realidade competitiva, torna-se ainda mais importante para as empresas contarem com a fidelidade dos seus clientes, reduzindo assim a rotatividade deles junto a outros negócios.
E uma forma de se conseguir isso é através da realização de programas que trabalham exatamente com o intuito de otimizar a fidelização do seu público junto aos seus negócios.
Como funciona um programa de fidelidade?
Esse é o tipo de pergunta mais comum de se encontrar na página de perguntas frequentes de uma empresa, existindo uma curiosidade do público sobre como funcionam esses tipos de programas, que operam com modelos diferentes de empresa para empresa.
Mesmo com modelos diferentes, a presença geral desses programas se mostra cada vez mais comum no mercado, com diferentes companhias buscando uma maneira diferenciada de fortalecer suas relações comerciais com o seu público já conquistado.
Sendo essa uma das principais funções relacionadas a um programa de fidelidade, que pode trabalhar com a sua relação de proximidade junto aos clientes de uma clínica de acupuntura Osasco, garantindo assim o seu retorno constante à sua clínica de saúde.
A adoção cada vez mais constante a esses tipos de programas por parte das empresas se deve ao sucesso dessa empreitada ao que se refere a relação que uma companhia pode ter junto aos seus clientes, reconhecendo a importância deles para suas atividades.
Apesar de existirem formas diferentes, de uma forma geral um programa de fidelidade costuma operar com uma relação de distribuição de pontos entre os clientes associados a uma empresa, para que eles sejam recompensados após um certo período de tempo.
Uma situação que pode ser explicada a partir de uma situação simples, que é ação de distribuição de cartões de associados em uma sorveteria de bairro. Assim, cada vez que alguém comprar um sorvete nessa loja, é possível carimbar seu cartão de papel.
Após se acumular um número específico de carimbos, esse cliente poderá ser recompensado com um sorvete de casquinha de graça. O que pode parecer pouco, mas para os clientes se mostra uma conquista, fortalecendo sua relação com tal negócio.
Existem também programas de modelo mais sofisticados, com essa distribuição de ponto sendo feita de forma digital, por meio de um aplicativo, ou então com a inscrição desses clientes ao programa de fidelidade da empresa, seja de forma gratuita ou paga.
Como uma loja de equipamentos odontologicos, que costuma liberar descontos especiais para os clientes que apresentem seu cartão de fidelidade à empresa durante o momento de compra, além de outras possíveis facilidades, como uma entrega mais rápida.
Existindo diversas maneiras de se trabalhar com esse sistema de recompensas, com descontos, brindes ou outras soluções capazes de fortalecer a relação da empresa com os seus associados, a depender também do nível comercial desta companhia.
A fazer com que um possível prejuízo em cima de uma compra seja positivo, em comparação com os benefícios de se criar uma rede clientes associados a sua companhia, permitindo a ela estudar melhor sua audiência, para um melhor trabalho.
E a partir desses objetivos e benefícios é relevante não só adotar um programa de fidelidade em sua empresa, mas também saber como administrá-lo, desde a comunicação até a forma de funcionamento desse sistema em sua companhia.
Como implementar tal programa?
Para garantir que um programa de fidelidade chegue aos benefícios almejados por parte da empresa, é preciso que esse programa conte com uma boa estrutura, que não traga preocupações não só para a companhia, mas também para o público associado.
Sendo importante seguir algumas etapas específicas, de forma a garantir com que esses sistemas comerciais de recompensas funcionem da maneira correta.
Formas de cadastro
Enquanto alguns negócios menores podem trabalhar com um modelo de associação mais livre, como no caso da sorveteria e a distribuição de cartões a serem preenchidos. Outras podem operar com um sistema de maior complexidade.
Nesse caso sendo importante a maneira utilizada para se coletar dados importantes dos seus clientes como:
- Nome;
- E-mail;
- Número de telefone;
- Endereço.
E para se conquistar esses dados de maneira voluntária, é preciso oferecer algo em troca, como um ingresso grátis no cinema após a sua adesão a tal programa de fidelização, ou um desconto de duplicatas factoring, no primeiro mês de contração desse serviço.
Estabelecendo regras e recompensas
E falando de possíveis recompensas, é importante estabelecer com antecedência todas as regras associadas ao seu programa de fidelidade, no que se relaciona entre um índice específico a ser alcançado, para que esse cliente tenha acesso aos benefícios oferecidos.
Questões que devem estar claras no contrato de adesão a tais programas, para que não haja uma confusão por parte dos clientes, além da possibilidade deles recorrerem a serviços legais de avaliação, a garantir a autenticidade desses programas comerciais.
Diferencie esses programas de uma promoção
O marketing pode apresentar uma série de possibilidades comerciais para uma empresa, como ações promocionais para os novos associados de um escritório voltado à realização de serviços contábeis, como um acompanhamento fiscal e tributário de um negócio.
Contudo, um programa de fidelidade funciona de maneira diferente, por ser algo que opera com uma continuidade e é preciso destacar isso aos associados a tais programas, como algo sem validade, que se atualiza frequentemente, junto ao público de uma empresa.
Adote uma comunicação clara e constante
De forma garantir a realização de muitos pontos levantados no tópico anterior, é importante que a sua empresa adote uma comunicação clara sobre os seus serviços, incluindo nesse caso a realização de um programa de fidelização.
Para ajudar nesse sentido, um trabalho junto às redes sociais da companhia pode ser uma boa opção, através da interação direta com os seguidores do perfil digital do seu negócio nas plataformas digitais, podendo adotar outros caminhos, como o disparo de e-mails.
O mais importante nesse sentido é esclarecer o funcionamento de um programa de fidelidade, assim como os seus serviços, no caso de um produto de maior segmentação, como um software para gestão de franquias, voltado a essa modalidade de comércio.
Ofereça um bom atendimento
Assim como um bom serviço de atendimento é essencial para se alcançar melhores resultados em sua empresa, em relação à associação do seu negócio com a sua audiência. A mesma coisa deve ser feita em relação aos programas de fidelização.
Para que não haja dúvidas por parte dos clientes associados, a contar com o apoio estrutural da empresa em alguma situação de adversidade que possa ocorrer.
Monitore os seus resultados
Por fim, é importante analisar os resultados alcançados junto à realização deste programas, de forma a identificar o que está funcionando, o nível de benefícios conquistados desde a aplicação desse sistema comercial, e pontos que careçam de possíveis melhorias.
A contratação de uma auditoria independente pode ser uma boa opção, para se analisar de forma técnica os resultados alcançados por meio desses programas. De forma com que seja possível otimizar ainda mais a realização desse sistema de fidelização.
O mais importante é se certificar de que a associação com os seus clientes ocorra de forma natural, com um programa de fidelização se mostrando como uma boa opção nesse sentido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.