Como fazer uma análise SWOT em sua empresa?
Para se ter sucesso em um negócio, é preciso conhecer a fundo a situação do mercado e do seu público-alvo. Além de se informar sobre as situações externas, é preciso conhecer a extensão de cada passo dado em sua companhia. Uma análise SWOT atua nesse estudo.
Essa necessidade tem origem em uma realidade em que tantos os fatores relacionados à organização interna do seu negócio, como aqueles ligados ao ambiente externo, podem afetar o processo de compra realizado por seus consumidores.
Mas antes de encomendar para o setor de marketing a realização de uma análise SWOT em sua empresa, é importante entender no que ela consiste.
O que é uma análise SWOT?
Uma análise SWOT, que também pode ser referenciada como uma análise FOFA, se refere a observação de fatores que podem impactar diretamente às ações de sua companhia, sendo eles internos ou externos como:
- Força (Strength), fator interno;
- Fraqueza (Weakness), fator interno;
- Oportunidade (Opportunity), fator externo;
- Ameaça (Threat), fator externo.
Tais condições movem, intencionalmente ou não, as decisões de uma companhia. Por exemplo, a determinação de uma administradora predialem expandir os seus negócios a nível nacional, e não mais atuar somente em seu estado.
Para que essa decisão fosse tomada, foi necessário analisar os lucros atuais da empresa, a área de atuação fora do seu ambiente já conquistado, a situação positiva do mercado e do público a essa expansão, entre outros.
A função de uma análise SWOT é esquematizar tais estudos, facilitando para que uma empresa tenha uma compreensão melhor do mercado e da área em que atua, como suas possibilidades de melhoria e o conhecimento de questões a serem resolvidas.
A riqueza de informações obtidas por uma análise SWOT se dá pela especificidade de temas aos quais ela aborda, tanto sobre ambientes internos como externos. Entenda mais sobre cada ponto:
Forças
Parte de uma análise interna, o estudo das forças de uma companhia compreende as suas características principais. O que a diferencia no mercado competidor. Por exemplo, uma fábrica de arruelas que é reconhecida pela qualidade dos seus produtos.
As características positivas do seu produto a destacam em frente aos concorrentes, e podem ser realçadas através de uma estratégia de comunicação.
Fraquezas
As fraquezas, por outro lado, são fatores que atrapalham a performance de um empreendimento, e partem do seu ambiente interno, ou seja, estão relacionados a problemas ocorridos dentro do seu negócio.
São questões assim que diferenciam o sucesso ou a frustração de dois diferentes negócios que atuam em um setor similar. Como umaempresa de transporte executivo, que lida com ótimos índices de avaliação fornecidos pelo seu público.
Por outro lado, uma companhia de transporte público, por questões referentes à qualidade do seu serviço oferecido, precisa lidar com reclamações que afetam cada vez mais o retorno financeiro, por não entregar um serviço de boas condições.
As fraquezas estão relacionadas também a outros fatores internos como os custos de operação, o tempo extenso de produção, a infraestrutura precária do seu estabelecimento, entre outros tópicos.
Oportunidades
Partindo para o ambiente externo, as oportunidades estão ligadas às possibilidades de investimento que surgem por fatos externos, como a realização de um evento de grande potencial comercial ou a situação do mercado de negócios em que sua empresa atua.
Essas mudanças positivas estão relacionadas a qualquer oportunidade que representa um ganho ao seu negócio e favorece também o seu público.
Como a situação das empresas de consultoria ambiental, tendo um público amplo de contratantes, graças à necessidade cada vez maior do meio industrial aderir às causas ambientais, adequando-se às normas nesse sentido.
Ameaças
Ainda lidando com fatores externos, as ameaças são fatores de caráter exterior, partindo de situações que estão fora do meio de atuação da empresa, como questões sociais ou climáticas de uma região.
Mesmo sendo tópicos de difícil enfrentamento, é possível se preparar para possíveis eventualidades.
É justamente essa ação prévia que diferencia a atuação de uma empresa de montagem industrial – que se preparou para a falta de matéria-prima diante uma escassez ecológica – de concorrentes que não realizaram nenhuma ação de prevenção nesse sentido.
Por que realizar essa análise?
Os ganhos em se produzir uma análise SWOT em seu negócio são diversos, facilitando acima de tudo a completa compreensão do estado da sua empresa, e de como ela se encaixa em seu mercado. Com uma posição de destaque ou não.
A partir desse estudo, uma empresa de calibração, por exemplo, pode descobrir maneiras de ressaltar as suas ações com o público, evidenciando as suas forças e diferenciais em relação aos concorrentes.
Além de encontrar uma melhor posição estratégica, a empresa pode identificar maneiras de melhorar a entrega de seus serviços, além de formas mais eficazes de lidar com os seus problemas.
Não só é preciso enfrentar as diversidades para garantir o futuro de um negócio, é preciso também se organizar em relação a esse esforço, tendo uma noção clara sobre quais ações devem ser priorizadas e necessitam de um impulso mais imediato.
Compreender a relação existente entre as ações tomadas em seu ambiente interno e como elas são impactadas por fatores externos, é de grande importância para a elaboração de metas para a sua companhia.
Isso porque de pouco adianta uma companhia subir os preços do seu produto, idealizando um aumento na margem de ganhos, se o seu público não possui renda o suficiente para continuar consumindo seus serviços.
Logo, o que em tese se apresenta como uma oportunidade lucro, ao ser mal aplicado, pode resultar em uma queda na arrecadação. Uma boa análise de mercado consegue prever essa relação de perdas e ganhos.
Etapas para realizar a análise SWOT em seu negócio
Vista a necessidade de se realizar uma análise SWOT em sua empresa, é preciso agora compreender o passo a passo desse estudo e quais ações são necessárias para a realização de cada etapa desse processo.
Brainstorming em equipe
Esse é o momento de colocar a equipe para pensar, mas não de forma individual, e sim por meio de uma união coletiva, onde será possível levantar as mais diversas possibilidades de problemas e soluções.
Por meio dessa chuva de ideias, a equipe pode se atentar às situações que estão passando despercebidas pela empresa, sejam positivas ou negativas. É a etapa na qual é necessário fazer uma listagem completa sobre os diversos fatores que impactam o seu negócio.
Analisando os fatores: Internos e externos
Após o levantamento das informações, é preciso averiguá-las, de forma a compreender o que move tais fatores e como eles podem ser resolvidos ou impulsionados, além de qual setor eles se aplicam, ou seja, um ambiente interno ou externo.
A compreensão dessas informações ajuda também que um negócio saiba como agir diante qualquer eventualidade que ocorra na sociedade ou no mercado, e também em como essa situação específica pode representar uma oportunidade ao invés de uma adversidade.
O aumento no número de roubos em uma região afeta negativamente os comércios que ali atuam, ao mesmo tempo que pode ser uma ocasião favorável para que empresas de segurança patrimonial apresentem os serviços, de forma a resolver esse problema local.
A construção da matriz SWOT
Coletadas as informações e realizada a averiguação de tais dados, compreendendo-os como problemas ou soluções, de âmbito interno ou externo, é preciso estruturar esses dados, para uma melhor compreensão dos colaboradores da empresa.
Após a separação desses elementos entre os quatro fatores SWOT (força, fraqueza, oportunidade ou ameaça), é necessário incluí-los em uma bem estruturada planilha.
Por meio dessa organização visual, é possível compreender as ações necessárias para aprimorar as atividades realizadas em seu negócio, identificando o trabalho a ser realizado por sua equipe de marketing.
Avaliando as ações propostas
Após a compreensão de todos os fatores existentes capazes de afetar o seu negócio, é necessário fazer uma profunda avaliação sobre todas as propostas que podem ser levantadas com base nessas informações.
Para uma empresa de limpeza, a necessidade de optar por fornecedores mais baratos de materiais de higiene. Para uma consultoria de TI para pequenas empresas, a possibilidade de expandir sua ação com as chamadas microempresas.
Esses são apenas alguns entre diversos exemplos de ações de melhorias que podem ser adquiridas através desse tipo de análise.
Transformar a análise em ação
Após identificar a viabilidade desses possíveis projetos, é chegado o momento da empresa dar o passo além, no caso, transformar esse estudo em uma estratégia prática para a sua companhia.
Ao se pautar as ações necessárias para a implementação de tais projetos, é preciso não só contar com a análise SWOT em si, mas também realizar um cruzamento das informações coletadas, vendo como suas forças estão ligadas a oportunidades de negócio.
É possível observar como uma ameaça só afetará o seu empreendimento se você não resolver uma fraqueza específica. Por aí em diante.
Conclusão
A partir dessa análise SWOT final, o seu negócio terá acesso a uma importante lista com todas as ações capazes de expandir e dar continuidade à sua empresa, garantindo um progresso contínuo de suas atividades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.