Como construir boas parcerias com outras empresas
O mercado comercial se mostra cada vez mais competitivo, seja com concorrentes diretos ou com aqueles que até atuam com produtos diferentes, mas que acabam por disputar o mesmo público. Assim, parcerias com outras empresas são uma maneira de se destacar.
Sim, ao invés de disputar um público comum, diferentes companhias podem achar uma maneira de unir a comunicação, mesmo que por um período específico, como uma campanha publicitária.
Dessa forma o público pode se sentir favorável a consumir dessas duas empresas, e ao invés de uma competição direta, ambas podem ser beneficiadas pela conquista desse público em comum.
Além desse claro ganho de público, existe também a questão dos valores creditados a uma marca. Se tais preceitos são cada vez mais importantes para o consumidor, é esperado que uma empresa saiba como seguir aquilo que diz praticar.
Uma marca que se diz prezar pelo meio ambiente, não pode descartar de forma errada os seus dejetos ou causar algum tipo de dano à natureza, de forma intencional ou não.
Assim como uma empresa de eventos corporativos, que fala sobre a definição de união, pode encontrar nas parcerias comerciais uma maneira de exemplificar essa ideia de harmonia empresarial.
A competitividade do mercado é algo sempre citado quando se fala sobre a abertura de um novo empreendimento. Com ele trazendo o fator da novidade contra os preceitos de legado e prestígio de empresas que atuam há tempos no mercado.
Mas a relação de parcerias entre empresas, apesar de ser menos comentada, também é de grande importância para a manutenção do mercado comercial como um todo.
É só lembrar como uma fábrica de tubos de aço necessita dos serviços de um fornecedor de matéria-prima, o metal no caso, assim como uma fábrica de aparelhos de ginástica precisa dos tubos, e assim por diante.
Ao invés do mercado competitivo que sempre é destacado em artigos e matérias relacionadas ao meio, existe ao mesmo tempo uma intrínseca relação de dependência dos setores e dos mercados.
Com base nessas conexões, as empresas, de ramos similares ou distantes, podem aproveitar essa frequente interação entre elas de forma comercial, por meio de uma parceria de comunicação ou até mesmo de produção.
As vantagens de realizar uma parceria comercial
O principal motivador por trás de parcerias com outras empresas nesse sentido está em uma relação conhecida em inglês como uma win-win situation, em porutuguês um termo que pode ser traduzido como uma situação de duplo ganho, onde ambos os lados são recompensados.
Entre esses benefícios para os envolvidos se destacam:
- Maior competitividade;
- Expansão do mercado consumidor;
- Conquista maior de autoridade;
- Evolução do mercado;
- Melhoria nos processos internos.
Tais vantagens envolvem principalmente a relação dessas diferentes empresas com o público. Mas fora o mercado em si, uma parceria assim consegue estimular o desenvolvimento interno dessas companhias em suas mais diversas áreas.
Maior competitividade
A cooperação entre diferentes empresas impulsiona o valor competitivo delas em relação a outros nomes do mercado, que preferem atuar de forma isolada. Muito disso se deve às práticas internas de negociação que são realizadas com frequência entre as companhias.
A necessidade de sempre conciliar as atividades de cada empresa com as ações de outra, ajuda a elaborar melhores práticas de desenvolvimento. Um conjunto de elementos que podem tornar o seu produto ou serviço final em algo mais atrativo ao público-alvo.
Expansão do mercado consumidor
Um dos ganhos mais rápidos de serem identificados por meio de uma parceria comercial é no número de consumidores. A soma de público de ambos os negócios expande o número de audiência atingida por suas ações conjuntas.
Como uma empresa especializada em equipamentos para cervejaria, que ao realizar uma associação com uma fábrica de estofamento de cadeiras, alcança um público maior. Passando pelas cervejarias, mas chegando também a bares e restaurantes.
Conquista maior de autoridade
Se unir a uma empresa prestigiada garante que esse mesmo reconhecimento seja passado aos seus negócios, e isso já sendo o suficiente para justificar parcerias com outras empresas conhecidas.
Para um negócio consagrado, os benefícios podem estar relacionados a algum ganho específico, como uma renomada marca de motocicletas realizando uma parceria comercial com uma oficina de direçao hidraulica.
A oficina é beneficiada pelo nome de destaque da marca, assim como a empresa automobilística é fornecida com um contato maior com o público consumidor, que frequenta diariamente esse ambiente de reparos mecânicos.
Evolução do mercado
As parcerias com outras empresas permitem oportunidades capazes de melhorar as atividades comerciais das companhias envolvidas, mas os seus ganhos também se estendem para todo o sistema comercial, de mercado ao público.
Por meio de uma cooperação, as companhias conseguem transformar o mercado em que atuam, oferecendo um ambiente que opere de acordo com os diferentes interesses de cada empresa, ao mesmo tempo que oferecem benefícios gerais ao setor.
Melhoria nos processos internos
Um dos benefícios das parcerias com outras empresas está relacionado às atividades internas de uma companhia. O compartilhamento de informações e tecnologias ajuda com que as duas empresas envolvidas na parceria possam aprimorar suas ações.
Um laboratório de metrologia, repleto de informações sobre tecnologias industriais, pode influenciar positivamente na cadeia de produção de uma empresa de aparelhos de celular.
Em contrapartida, essa empresa de telefonia, conhecida pela comunicação segmentada e pelo atendimento especializado aos seus clientes, pode compartilhar com o laboratório dicas sobre como se comunicar com o seu público-alvo.
Após ter conhecimento sobre todas as vantagens e benefícios que podem ser conquistados por meio de uma parceria comercial, é possível que você esteja digitando no seu computador “empresa de manutenção de geradores SP”.
Tendo em vista a parceria produtiva que pode ser feita com alguém do setor na sua região, sendo sua fábrica uma empresa que trabalhe com materiais para a indústria de produção de eletricidade.
Antes de apresentar uma proposta de parceria nesse sentido, é importante conhecer as melhores maneiras de realizar tais associações comerciais.
4 dicas sobre como realizar uma parceria comercial
À primeira vista é difícil identificar esse elemento de ligação entre diferentes empresas, ainda mais quando se fala de companhias de diferentes áreas. Contudo, existem maneiras de reconhecer um possível parceiro de negócios.
- Identifique o público-alvo
Para que duas companhias possam realizar algum tipo de parceria, é indicado que elas tenham algum ponto específico de conexão, sendo o principal deles os seus respectivos públicos, que em alguns casos podem ser o mesmo.
Por exemplo, um fabricante de filme stretch faz comércio com diversas redes de supermercados, assim como um fornecedor de frutas e legumes. Mesmo de setores diferentes, ambos compartilham do mesmo público, e podem se beneficiar de uma parceria.
Por meio de uma parceria, ambas as empresas podem criar uma persona única, enriquecida pelas informações de público que cada empresa possui.
A persona de marketing é a representação fictícia de um personagem que simboliza e reúne as características do público-alvo, facilitando o processo de compreensão sobre suas necessidades e a reação dele às ações de ambas as empresas.
- Conheça o produto que se conecta ao seu público
Uma forma de identificar o parceiro ideal para um projeto coordenado é por meio das necessidades do seu público, encontrando algo que ele procure e que não esteja compreendido na área de atuação do seu negócio.
Um fornecedor que trabalhe com artigos para feiras de convenção pode, por exemplo, identificar uma parceria com uma empresa que trabalhe com a locação de tendas para eventos. Isso porque ambos os serviços são procurados pelo mesmo organizador.
- Verifique a situação dos seus possíveis parceiros
Definido o setor e a possível empresa pela qual a proposta de parceria será feita, é indicado fazer novamente uma profunda pesquisa. Não mais pelo público em comum, mas pela reação dele a essa marca específica.
Fechar uma parceria com uma empresa repleta de más avaliações pode não só atrapalhar essa parceria comercial, como pode prejudicar a imagem da sua companhia.
- Apresente uma proposta que beneficie a ambos
Escolhida a empresa com a qual você pretende fechar negócios, é preciso ter atenção ao contrato em si. A apresentação de regras é importante para todos os envolvidos, de forma que cada um faça sua contribuição e não prejudique o trabalho da outra empresa.
Uma proposta também precisa ser atraente para que um negócio opte por atuar em conjunto com o seu empreendimento. Provando que uma colaboração entre eles trará vantagens comerciais para ambos os lados da negociação.
Conclusão
O mercado está cada vez mais lotado de empresas e negócios de diversos tamanhos. Uma opção é tratar todos como seus concorrentes. Um bom empreendedor, por outro lado, vê nisso a oportunidade de diferentes companhias crescerem juntas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.