Como as empresas podem trabalhar com marketing de influência para promover sua marca
Entender o que é e qual a serventia do marketing de influência possibilita que seja uma nova ferramenta aplicada ao plano de marketing da empresa, permitindo que seja explorado novos caminhos para atrair novos clientes e aumentar a abrangência de sua empresa.
Há estratégias existentes dentro do marketing digital, sendo o marketing de influência uma vertente que compõem este grupo. Nesta modalidade é aplicado a interação com o público através dos influenciadores digitais, promovendo uma conexão importante entre a empresa e os consumidores.
Existem pesquisas que comprovam a eficácia desta modalidade. Acredita-se que o contato direto com o consumidor através de indicações feitas por pessoas sejam mais assertivas.
Isso abre as portas para que as empresas conheçam melhor seu público e quais ações podem ser realizadas para a melhoria de desempenho da empresa.
O que é o marketing de influência?
Trata-se de uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo que possuem influência sobre determinado público. Assim como no mercado, estes influenciadores possuem um público-alvo a quem direcionar seu conteúdo.
Empresas que prestam serviços ou vendem produtos, como tomador de pressão, podem utilizar desta ferramenta, e através destes produtores encontram novos consumidores, impulsionam suas vendas e entendem quais necessidades imediatas esse público possui.
Sendo assim, essa estratégia tem como objetivo criar uma conexão de sua marca com o público através dos produtores independentes e gerar impactos positivos em sua estratégia de marketing.
Isso aumenta a abrangência da marca, trazendo novos clientes, gerando valor e confiança em sua empresa. Essa estratégia também poderá ajudar na retenção dos clientes já existentes e influenciar sua decisão de compra.
Podemos comparar o marketing de influência às campanhas publicitárias que eram realizadas com garotos ou garotas propaganda. Marcas utilizavam rostos famosos para levar confiança para seu cliente.
Atualmente, com os influenciadores não há grandes diferenças. Em ambos os cenários, eram utilizados rostos conhecidos, que influenciavam decisões de compra e estavam com os rostos presentes em novelas de horário nobre, por exemplo.
Porém, os influenciadores estão presentes em conteúdos ainda mais direcionados, como em canais que falam sobre nr15 ruídos.
Quem busca essas informações são pessoas que geralmente estão adentrando uma área específica de trabalho ou buscando desenvolver novos conhecimentos.
Tornou-se muito popular esta estratégia e as marcas encontraram oportunidades de parcerias, consequentemente um novo modelo de vendas através da apresentação e divulgação de produtos e serviços.
Conhecendo o marketing de influência
Além de conhecer o conceito da modalidade, é importante saber quais os principais benefícios que poderão ser gerados através desta ferramenta. Para iniciar, pode-se citar alguns como:
- Aumento da visibilidade;
- Melhoria nas estratégias de marketing;
- Contato direto com o público-alvo;
- Maiores possibilidades de conclusão de negócios.
A probabilidade de criar uma conexão com o público-alvo de sua empresa de forma direta já é atrativa o suficiente para realizar a implantação desse método de negócio.
Através da exploração do nicho de mercado, empresas de gerenciamento de áreas contaminadas, por exemplo, poderão alcançar números expressivos durante seu ano de funcionamento, e com isso gerar o aumento da visibilidade de marca e finalização de vendas.
A diversidade de conteúdos gerados por influenciadores proporciona ambiente fértil para todo e qualquer tipo de segmento de mercado, abre possibilidades para negócios específicos, desde lojas de roupas até empresa de tubulação têm aderido a esse meio de publicidade.
Essa versatilidade do meio digital permite que empresas aumentem sua abrangência de mercado. Figuras públicas, mas que levam vidas consideradas comuns, facilitam o contato com o público.
Tornou-se muito comum a realização de resenhas, que muitas vezes são vídeos em que o produtor de conteúdo avalia de forma sincera e direta quais os benefícios existentes naquele produto, avaliando também se é uma compra que irá agregar algo ou não.
É comum que os consumidores realizem diversas perguntas para outras pessoas a respeito de um produto, seja a familiares, em blogs e até mesmo no próprio site da empresa.
Mas com os influenciadores esse processo de tomada de decisão passou a ser mais rápido. Imagine que você está buscando por um produto para caixa de gordura e passa a procurar por mais informações, perguntando para amigos e família.
Durante esse processo de tomada de decisão, você se lembrou que há possibilidade de ter algum canal, blog ou site voltado para manutenção do lar, assim digita em um site de busca a fim de encontrar uma resenha sobre o produto que está em dúvida se será eficaz.
Você acaba se deparando com uma enorme diversidade de conteúdo sobre um único produto, onde vários influenciadores possuem opiniões semelhantes, o que te faz decidir pela compra. Todo este processo foi realizado pelo consumidor.
A empresa teria somente o trabalho de apresentar o produto para o influenciador com o intuito de realizar o uso, testes e depois apresentar os resultados em uma resenha, publicações explicando o porquê o cliente precisa adquirir tal produto.
Em outro cenário, um profissional que realiza vendas de telha galvalume sanduícheprocura por conteúdos em que possam auxiliar na venda deste produto.
Ou até mesmo já conhece um influenciador que seja da área de construção e indica para que seus clientes o assistam para compreender as aplicações deste material.
Aplique em seu negócio
Em um primeiro momento, para uma empresa realizar a aplicação dessa estratégia de marketing, é necessário compreender quais são os requisitos para a implantação deste novo sistema.
Diferente de algumas estratégias, o marketing de influência não necessita de um orçamento grande e muito menos vínculos com agências de publicidade. O contrato de prestação de serviços poderá ser realizado diretamente com o produtor.
Como mencionado anteriormente, existem diversos influenciadores que abordam diferentes nichos, com quantidades de seguidores diversos e que trabalham com formas de negociação diferentes.
Logo, isso permite que a empresa busque um profissional que esteja alinhado a ela. Como em uma empresa que comercializa compressor de parafuso atlas copco, a diversidade de nichos permite que seja direcionado compradores para esse segmento de mercado.
Pode-se utilizar como exemplo empresas que ganharam mercado através do marketing de influência. Diversos artistas que antes estavam focados somente em um aspecto de sua carreira passaram a abrir novas empresas.
Uma influenciadora recentemente virou notícia nas redes sociais ao promover um produto cosmético desenvolvido por sua marca em um determinado valor, com a promessa de entregar resultados internacionais, como alta cobertura e fixação.
Com isso, despertou-se o interesse de outros produtores de conteúdos do nicho de beleza a realizarem resenhas em que ajudariam na tomada de decisão. Mostrou-se resultados reais e permitiu que o consumidor pudesse conhecer de fato o produto.
Assim, a marca desta influenciadora ganhou maior visibilidade e incentivou que outros produtores realizassem resenhas de outros produtos oferecidos por sua loja e que atingissem novos consumidores.
Desta forma, pode-se compreender que é uma das estratégias mais assertivas e que literalmente cabe no orçamento de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Também é possível citar o crescimento significativo de empresas, como em segmentos de consultoria, onde os influenciadores que disponibilizam informações de serviços, como o transporte produto químico, tiveram um maior alcance aos clientes.
Outro benefício gerado por esta estratégia é a confiança do consumidor em sua marca. Ao iniciar uma busca por um produto, após encontrar todas as opções disponíveis no mercado, é comum que o consumidor passe a procurar sobre a eficácia e por opiniões de quem já tenha comprado.
Podemos comparar essa modalidade com o antigo boca a boca, que você procura por detalhes do produto, pede recomendações e decide se será uma boa escolha ou não através de influenciadores que utilizaram o produto.
Com isso, as informações transmitidas por esses profissionais sobre marcas, produtos e serviços transmitem ao consumidor o sentimento de confiabilidade, que interfere na tomada de decisão, fazendo com que leve em consideração as indicações que teve até a compra.
E isso nos leva para um outro ponto importante, que é que o consumidor também poderá passar a desempenhar um papel de promotor da marca.
Ou seja, após a compra do produto ou serviço, esse cliente poderá indicar para outras pessoas, pois sentiu que sua demanda foi completamente atendida.
Por exemplo, ao buscar um profissional da saúde que cuide da parte cardiológica, é muito comum que as pessoas peçam indicações por preferirem profissionais que tenham um perfil semelhante ao seu.
O marketing de influência é uma estratégia assertiva, flexível e que traz resultados a curto prazo para sua empresa.
Quando incluída em um plano de marketing já existente, abre novos caminhos para outras possibilidades de negociação, e é um plano efetivo e que se encaixa na realidade de sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.