Bounce Rate: conheça mais sobre o termo
Quem quer ganhar relevância na internet precisa investir em um bom site, pois é um dos passos mais importantes. Mas para ter sucesso nessa estratégia é fundamental que você fique de olho na bounce rate para monitorar o comportamento das pessoas que visitam o seu site.
Também conhecida como taxa de rejeição, essa é uma métrica decisiva na hora de avaliar a qualidade da experiência do usuário nas páginas oficiais da sua empresa.
Você precisa pensar em seu site como uma vitrine de loja de roupas ou cartão de visita de um representante de vendas. Todas as decisões relacionadas à criação e manutenção de uma página inicial devem ser bem pensadas, como:
- Design responsivo;
- Layout amigável ao usuário;
- Informações claras e compreensíveis;
- Serviço eficiente.
Então, acompanhe o texto abaixo para saber mais sobre a taxa de rejeição, o conceito, como ela afeta o desempenho do seu site e como reduzi-la.
O que é bounce rate?
Digamos que uma empresa terceirizada de TIrecebe muitos cliques em seu anúncio, mas poucos negócios são fechados.
A maioria dos usuários que clicam em um anúncio provavelmente navega no site por um curto período de tempo e depois desiste.
A taxa de rejeição ou taxa de rejeição indica a porcentagem de abandono da página. Essa é uma das métricas que o Google analisa ao definir a relevância do site. Se a taxa de rejeição do seu site estiver entre 0% e 20%, significa que é muito baixa.
De 20% a 50%, isso é considerado normal. Se sua taxa de rejeição for superior a 50%, você começa a se preocupar.
O Google reconhece comportamentos como 30 minutos de inatividade, fechar uma janela ou guia e inserir outro endereço de e-mail na barra do navegador como abandono de página.
Ou seja, de fato, essa métrica pode impactar negativamente o site de qualquer empresa, seja um escritório de investigação de transferência de Campinas ou uma empresa de coleta de lixo reciclável SP.
Como as altas taxas de rejeição são prejudiciais?
Quanto maior a taxa de rejeição, menos engajada é sua base de clientes com o que seu site tem a oferecer. Se essa situação não for revertida a tempo, os algoritmos dos mecanismos de busca reduzirão a relevância da página.
Portanto, a taxa de rejeição é um importante termômetro para conseguir fechar novos negócios e ganhar uma boa reputação na web. Confira os tópicos abaixo para saber como uma alta taxa de rejeição pode prejudicar você.
Problema de captura de leads
A captação de leads é um dos objetivos mais fundamentais das estratégias de marketing digital no mundo virtual.
Desde empresas especializadas em construção, imobiliárias, restaurantes, até mesmo empresa de táxi aéreo, ou seja, os mais diversos outros ramos de negócios, direcionam esforços e investimentos para aumentar a geração de leads, conquistando assim mais clientes.
Considerando que essa ação muitas vezes é feita com conteúdo interativo, uma alta taxa de rejeição pode prejudicar uma estratégia por mais bem desenvolvida que ela seja.
Portanto, uma boa captação de leads é a primeira etapa do funil de vendas. Isso é o que determina o sucesso de uma empresa desde o início.
Torna a estratégia mais cara
A falta de participação pública custa caro. Por exemplo, os sistemas de mídias pagas analisam as taxas de rejeição para determinar a qualidade da experiência do usuário em links patrocinados.
Se o link mostrado e determinada campanha tiver uma taxa de rejeição significativa, significa que o anúncio não é bom para a maioria das pessoas.
À medida que seus anúncios se tornam menos relevantes, seu custo por clique aumentará, e isso faz com que uma empresa de empresas áreas contaminadas demande um alto de investimento, afetando assim potencialmente todo o orçamento da organização
Dificuldade em atingir metas
Toda boa estratégia de marketing digital é desenvolvida por uma equipe competente que planeja e monitora métricas para garantir o sucesso.
Primeiro, a publicidade é uma questão de comunicação com os clientes. Portanto, o principal objetivo das ações previstas no plano de marketing é estabelecer canais de comunicação com as pessoas.
Por exemplo, digamos que um usuário pesquise o termo “serviços de cabeamento de rede preço“, mesmo que seja um blog bem informativo, com curiosidades sobre diversos assuntos, se ele clicar em um dos sites e não ficar muito tempo, a estratégia foi em vão.
Também não podemos esquecer que o marketing de conteúdo é muito importante para determinar a reputação de uma empresa junto ao público e na coleta de dados de sua base de clientes.
Se não houver essa interação, será difícil concluir o estágio posterior do planejamento de marketing.
Como diminuir o bounce rate?
É essencial pensar e aplicar estratégias para diminuir a taxa de rejeição. Veja as principais estratégias que não podem faltar se você deseja diminuir o bounce rate. Confira:
Crie estratégias de engajamento
Para alcançar esse trunfo, de fato a palavra-chave é: engajamento. Isso é algo que toda marca precisa alcançar, logo, um site que contenha apenas informações básicas sobre a empresa, como detalhes de contato, endereço e portfólio de produtos, não é possível.
Ou seja, é preciso ir além e gerar conteúdo original e de alta qualidade com frequência para que o público-alvo perceba a autoridade que sua empresa possui. É assim que as marcas agregam valor às pessoas e constroem melhores relacionamentos.
É também aqui que os blogs e leads são gerados. Por exemplo, o blog de consultoria tratamento de efluentes, rico em tópicos e conteúdos, pode ser tratado com mais profundidade e interesse do visitante.
À medida que a nova geração de telefones e tablets portáteis cresce, eles são cada vez mais exigentes por informações, e é por isso que acabam olhando para o marketing de conteúdo em vez de apenas comerciais.
Entenda melhor os clientes em potencial
Um erro muito comum é que empreendedores e gerentes de marketing ouvem que precisam de mais leads e começam a ler como obtê-los sem entender melhor o que significa e onde a estratégia se encaixa.
Os leads nada mais são do que contatos comerciais, mas só fazem sentido se fizerem parte de uma estratégia mais ampla, o funil de vendas.
No caso de uma fábrica de lacres de segurança, a empresa pode precisar informar ao público exatamente como o serviço funciona. Assim, o funil determina as etapas da jornada do comprador, da seguinte forma:
- Geração de conteúdo;
- Captura de leads;
- Atendimento humanizado;
- Disparo de conteúdo;
- Classificação de leads;
- Resolução de problema;
- Descoberta do cliente;
- Fidelização.
Por fim, é necessário ter uma compreensão muito clara de todas as etapas pelas quais um prospect passará, desde o início do funil, até o meio e o fim. Só assim serão possíveis resultados reais para que as empresas diminuam a taxa de bounce rate e aumentem a taxa de engajamento.
Invista em conteúdo diversificado
Uma das coisas mais legais dos blogs é que com eles você pode diversificar a criação de conteúdo de maneiras incríveis que vão muito além de apenas textos ou artigos.
Embora o material escrito ainda seja o foco de qualquer blog, se você deseja obter mais leads, pode criar áudio, vídeo, e-books, infográficos e muito mais.
Assim o visitante lê diretamente o seu conteúdo e apenas visita a página, porém, para se aprofundar ele precisa preencher um formulário, assim você já tem dados de contato e assim capturar mais leads.
Por exemplo, quando se fala em consultoria ambiental orçamento, é possível criar um ebook para as empresas de consultoria saibam como orçar seus projetos.
Ou seja, mesmo com um negócio B2B, essa estratégia é super importante para aumentar o reconhecimento da marca e diminuir o bounce rate.
Domine pop-ups
Quando se trata de newsletters, se há uma forma de as potencializar, é um pop-up, um mecanismo de intervenção que tem o objetivo de instigar os leitores e visitantes da página.
O mais legal é que eles podem ser usados de diversas formas, tanto como forma de reforçar o papel de uma assinatura de notícias, quanto como alerta para qualquer outra função.
Por exemplo, em uma página de uma pequena empresa, você pode usar pop-ups para reduzir sua taxa de rejeição, ou seja, pessoas que entram na página e saem rapidamente.
Com esse recurso, esse pop-up não sai apenas, mas aparece no meio da tela, chamando a atenção e tendo uma última chance de chamar a atenção e o apoio daquela pessoa, e é aí que você gera outro lead.
Saiba mais sobre o poder dos chatbots
Quem navega regularmente em sites e blogs já teve a chance de ir a uma página e ver que às vezes aparece uma caixa de autoresponder no canto, mais ou menos como um chat.
Os chatbots são nada mais do que bots de serviço, configurados precisamente para responder algumas perguntas básicas sobre preços, prazos, formas de pagamento, etc., e fazem um ótimo trabalho.
Se uma pessoa chega ao site procurando coisas como preços de determinado produto, é aqui que o chatbot pode fornecer um serviço muito confiante. Além de economizar custos com mão de obra, a vantagem é que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ou seja, se alguém quisesse fazer uma pergunta em pleno domingo ou mesmo de madrugada, essa pessoa seria amparada. É por isso que a capacidade dos chatbots de gerar leads é enorme.
Então, com eles, você garante uma lista pronta de pessoas para se conectar com o bot de serviço, conversar e torná-los os seus clientes em potencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.