Produção de conteúdo interativo: veja os benefícios
Ter a atenção completa do usuário é algo cada vez mais difícil de se conseguir. Não é preciso apenas conquistar a atenção do leitor pelo texto em si, mas também por meio de algum artifício a mais. A produção de conteúdo interativo pode ser uma saída.
Isso acontece porque o volume de conteúdo aumenta gradativamente com a chegada de novos produtores de conteúdo, além de novas ferramentas e plataformas. Nessa enxurrada de informações, se destacar é um trabalho árduo.
Um conteúdo de qualidade não é o suficiente, pois o público recebe diariamente uma quantidade gigante de diferentes conteúdos, então muitas vezes o seu texto ou vídeo, por melhor elaborado que seja, sequer chega aos olhos do seu público.
Depois de superar todos os concorrentes criativos, o usuário ter acesso ao seu conteúdo não significa que o mesmo irá consumi-lo corretamente, perdendo a atenção para outro assunto que aparece logo a seguir, perdendo-se na linha do tempo de uma rede social.
Uma forma de se obter a concentração do leitor é por meio de um conteúdo interativo. Uma modalidade que vem ganhando um espaço significativo na internet.
Como funciona um conteúdo interativo?
A principal diferença entre um conteúdo comum e um interativo é a forma em que o público o consome. Um texto tradicional traz as informações por meio de frases organizadas em grupos. Com a própria construção textual contribuindo para a sua melhor recepção.
Um conteúdo interativo, por outro lado, não apresenta esse comportamento passivo, trazendo elementos, muitas vezes visuais, que não só chamam a atenção do leitor, como o trazem para dentro da discussão que levanta.
Interagir com o conteúdo já é algo estabelecido em apresentações artísticas como no teatro, através de peças que contam com a participação do público.
Até mesmo uma ação comercial pode entrar nessa relação, como um time de futebol, que permite aos torcedores que aderiram ao fã clube oficial ter a chance de opinar sobre a confecção de uniformes para os próximos campeonatos.
Para um site ou blog, a transformação do seu texto em um conteúdo interativo ao produzir conteúdo interativo é possível, por exemplo, por meio da inclusão de uma pesquisa relacionada ao debate levantado pela matéria.
Isso sem contar a criação direta de um conteúdo interativo, como um quiz ou teste, modalidade de texto que conquistou um grande espaço na internet, rendendo até redes sociais especializadas a esse tipo de conteúdo, focado em perguntas e respostas.
Por mais que tenham destaque no ambiente digital, esse tipo de conteúdo não é exclusivo da internet, sendo presente também no mundo físico. É só lembrar dos jogos de palavras cruzadas disponíveis no jornal de domingo, ao lado das tirinhas cômicas.
A interação com o público não é só um artifício importante para destacar o seu conteúdo com o público, é uma estratégia capaz de facilitar a relação do leitor com a sua marca, caso esse conteúdo possua algum intuito comercial.
Por meio dessa interação uma empresa consegue medir as ações do seu consumidor, como o tempo gasto assistindo-o ou o lendo, podendo se medir assim, a probabilidade dele reagir positivamente a um produto ou serviço ali ofertado.
Como uma matéria paga sobre a instalação de alarmes residenciais. Um texto interativo, como um quiz ao algum tipo de atividade lúdica, permite que o usuário tenha interesse por esse conteúdo mais direcionado a um público segmentado.
Dessa forma, o modelo interativo vem mostrando-se como um importante aliado das estratégias de marketing que envolvem a produção de conteúdo de uma empresa.
Benefícios do conteúdo interativo
A produção de conteúdo em si, já é um importante parceiro do mundo empresarial, permitindo atingir o público por meio de uma ferramenta menos intrusiva, e dessa forma, permitindo uma absorção melhor da mensagem ali veiculada.
Com o mercado apostando em peso nessa produção, um conteúdo interativo pode ser a maneira de destacar a sua produção em relação aos concorrentes, cada vez mais presentes no ambiente digital.
Essa migração das marcas para a internet acontece pela facilidade que o público ali encontra para encontrar um serviço específico.
Pesquisar pelos serviços de uma empresa terceirizada de limpeza é uma ação simples na internet, procurando por empresas que realizam o trabalho e a reputação delas. Um conteúdo interativo pode ser a chave para conquistar a atenção desse público.
Uma melhor experiência do usuário
Por melhor elaborado que seja um conteúdo, disponibilizado em uma rica matéria ou por meio de um completo ebook, muitas vezes o usuário procura por um conteúdo mais rápido, diante o tempo curto da sociedade moderna.
Sem contar com a concorrência frequente presente nas redes sociais. Para se conquistar a atenção do usuário, é preciso apresentar um conteúdo diferenciado, e o estilo interativo pode ser uma saída nesse sentido.
Quem pesquisa por “piso vinílico instalação”, pode encontrar um quiz sobre qual estilo de cerâmica combina com sua personalidade. Um conteúdo que se destaca diante da passividade de outros textos que surgem na barra de pesquisa.
Trabalhar com a dinâmica do conteúdo permite que o usuário tenha uma melhor experiência com ele, facilitando a absorção do objetivo daquele texto. Seja conhecer os serviços de uma empresa ou se interessar por valores compartilhados pelo setor.
Mais engajamento com a marca
Diferente dos modelos estáticos, os formatos interativos contam com um envolvimento maior do público, que se sente estimulado a operar esse consumo diante a promessa de diversão que eles apresentam.
O tempo maior que o leitor passa com esse conteúdo permite um envolvimento mais profundo com a marca, realizando um trabalho de fidelização, junto da apresentação dessa empresa específica.
Melhor retorno do público
Por meio de um conteúdo interativo, um negócio pode não só ter um aumento de visualizações e acessos ao seu site, ele terá junto disso um nível mais detalhado de informações sobre como o público se comporta com aquele texto.
Uma empresa de impermeabilização, com o objetivo de esclarecer ao grande público como funcionam os seus serviços, pode produzir um infográfico interativo, e a partir da forma em que o leitor reage a ele, definir as melhores estratégias de marketing.
Otimizando o processo de conversão
Com a aplicação correta das ferramentas interativas, assim como uma análise detalhada sobre o comportamento do público em relação a ele, a sua empresa pode otimizar os processos comerciais, garantindo uma conversão daquele usuário em seu cliente.
Como um texto destacando passo a passo como funciona a montagem de quadro elétrico trifásico, por fim realizando um quiz para medir a absorção do leitor aos conceitos apresentados pela matéria.
Analisando essas respostas, uma empresa do setor pode identificar os pontos que mais carecem de atenção pela sua comunicação institucional, e a partir dessa observação atrair um número maior de clientes.
Após descobrir os benefícios de se apostar na produção de conteúdos interativos, é fundamental que o empreendedor saiba sobre as maneiras corretas de implementar esse tipo de produção ao conteúdo disponibilizado em seus canais.
Como produzir um conteúdo interativo
Os conteúdos interativos atuam com uma grande variedade de formatos, sendo os mais comuns:
- Quiz;
- Texto interativo (aplicando vídeos ou ferramentas de interação);
- Infográfico;
- Landing Page (página do site focada na conversão do usuário);
- Jogos.
Escolhendo o modelo a ser aplicado ao seu conteúdo, ou a junção de vários, o seu negócio pode focar na produção de materiais inéditos, mas também é indicado dar uma olhada naquilo que já foi produzido anteriormente para a sua marca.
Uma empresa de topografiaelaborou a alguns meses um ebook repleto de informações sobre os seus serviços, além de curiosidades sobre o seu setor de atuação. Apesar do conteúdo de qualidade, a empresa não teve o número de visualizações que esperava.
Uma forma de consertar isso é pelo desmembramento desse livro, utilizando alguns capítulos como base para matérias interativas, a serem disponibilizadas em seu blog.
Esse conteúdo mais atrativo, pode inclusive levar o público, agora interessado no assunto, a consumir o material completo disponível no ebook.
Como essa produção está sendo feita para a melhor recepção do público, é imprescindível que o seu negócio identifique o tipo de conteúdo que o seu público-alvo procura, assim como o objetivo principal da empresa naquele momento.
Pois assim como uma administradora predial recém-inaugurada busca apresentar os seus serviços, uma loja de materiais de construção, de tempo no mercado, pode estar focada em aumentar o seu número de vendas.
A identificação do público e do objetivo do seu negócio são diretrizes importantes na idealização do conteúdo, definindo estratégias para que esse texto consiga se relacionar com ambos os lados dessa possível negociação.
Ter um site responsivo, que se adapte às diferentes plataformas nas quais ele pode ser acessado, assim como um design intuitivo, pode aumentar o nível de interação do público.
É recomendável também ficar atento às respostas dos usuários a esse conteúdo, pois a interação do usuário permite que o seu negócio tenha acesso a informações e dados capazes de aprimorar suas formas de contato com o público.
Ao mesmo tempo é possível otimizar os resultados comerciais da sua empresa, permitindo um fortalecimento das suas estratégias de marketing. O que justifica a implementação desse modelo interativo ao seu conteúdo produzido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.