Entenda sobre a importância de investir em chatbot para seu negócio
O chatbot é uma tecnologia que permite automatizar conversas, agilizar o atendimento e permite que os atendentes possam se voltar para assuntos mais complexos do contato com clientes.
Trata-se de um programa de computador que faz o que é programado, podendo simular uma conversa humana em um chat.
Por meio dele, as empresas conseguem automatizar processos repetitivos, como consulta de pagamento, dúvidas frequentes, dentre outros, tudo é feito por meio de um diálogo predefinido entre o chatbot e o cliente.
Hoje em dia, muito se fala em inteligência artificial, uma tecnologia que veio para nos auxiliar em muitas tarefas e automatizar processos do dia a dia.
Trata-se da capacidade de aprendizado das máquinas, de modo contínuo, para que elas possam desempenhar alguns afazeres. É exatamente a inteligência artificial que faz o chatbot acontecer.
Ele “aprende” alguns diálogos, e a partir disso pode atender os clientes em diversas necessidades. Enquanto a companhia tem um robô fazendo o grosso do atendimento, os profissionais podem se dedicar a outras necessidades.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de chatbot, sua importância e como pode ser implantado. Então, se você quer saber mais, leia até o final.
O que é chatbot?
Chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, sendo que com isso pode simular uma conversa humana. Assim, as organizações podem automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, permitindo que os colaboradores resolvam outros assuntos.
Para isso, algumas solicitações são selecionadas, como vendas, consultas de pagamentos, dúvidas frequentes, entre outros.
São situações que um escritório de auditoria blindagem segurança, por exemplo, pode colocar em um fluxograma, estruturar em um diálogo e aplicar em uma ferramenta adequada. Ele pode ser integrado a diferentes plataformas, como:
- Lojas virtuais;
- WhatsApp;
- Anúncios;
- Sistemas de call center;
- Messenger;
- Sites.
O chatbot pode funcionar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, sem demandar estrutura física para trabalhar. Então, é muito atraente para os negócios que não têm como arcar com um atendimento humano em diferentes períodos.
Apesar de poder ser usado com inteligência artificial, ele não depende apenas dela, então, existem dois tipos que podem ser usados.
O primeiro deles é o chatbot baseado em conjunto de diretrizes, sendo um pouco mais limitado, o que lhe permite responder a um número definido de solicitações.
Ele compreende um vocabulário predefinido e é tão inteligente quanto o código de programação. É uma boa opção para as empresas que têm como objetivo oferecer aos clientes a possibilidade de realizar tarefas objetivas.
Então, se um escritório de consultoria tributaria e fiscal, por exemplo, deseja disponibilizar de maneira rápida e segura a segunda via de boleto, pode usar esse tipo de tecnologia.
O chatbot baseado em inteligência artificial possui uma rede neural inspirada no cérebro humano. Ou seja, ele vai aprender mais a cada nova interação com os usuários.
Ele é capaz de aprender a linguagem e de que maneira as solicitações de cada cliente devem ser atendidas. Sendo assim, não se prende a um número limitado de sentenças, visto que quanto mais interage, melhor responde.
Para começar, ele recebe um tipo de carga inicial de informações, e existem elementos fundamentais para que ele funcione bem, como classificadores de texto, algoritmos adequados, redes neurais artificiais e entendimento de linguagem natural.
Contudo, mesmo usando esse tipo de chatbot, é importante que a companhia escolha um atendimento híbrido, ou seja, o robô possa encaminhar um cliente para o atendimento humano, dependendo da solicitação.
Entenda a importância do chatbot
O consumidor moderno preza muito pela experiência que ele tem com as empresas, por isso, estão dispostos a pagar mais para ter essa satisfação.
Então, se o cliente precisa de projeto fotovoltaico, quer mais do que um bom projeto, quer também um bom atendimento e uma boa experiência desde o momento em que conhece a empresa até a etapa da compra.
Usar o chatbot é importante porque ele ajuda a garantir uma experiência positiva, tendo em vista que otimiza os processos da companhia.
A equipe deixa de resolver tarefas repetitivas e se dedica a questões estratégicas, como ações de fidelização durante o atendimento. Consequentemente a velocidade do atendimento melhora, o que deixa o cliente mais satisfeito.
Também é uma forma de investir na escalabilidade do atendimento, ou seja, atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Devido a isso, há uma redução de custos, uma vez que a companhia atende mais clientes sem precisar contratar profissionais para isso.
Por fim, ele pode ser usado como um canal de vendas alternativo, o que gera mais lucros sem a necessidade de contar com uma equipe de vendedores para esse tipo de contato.
Então, se alguém pesquisar sobreserviços de contabilidade preço, por exemplo, pode acessar o site da empresa e por meio desse atendimento, fechar negócio.
Agora que você entende a importância do chatbot para as organizações, no próximo tópico, vamos mostrar como essa tecnologia pode ser implantada. Acompanhe!
Veja como implantar o chatbot
Existem várias formas de usar o chatbot, sendo que ele pode ser aproveitado por empresas de qualquer setor, independentemente de seu tamanho ou necessidades.
Então, dentre as principais formas de implantação, temos:
Chatbot para marketing
O objetivo dele é aumentar o engajamento do público-alvo da marca. Além disso, uma fabricante demáquina suco laranja automática, ou seja, uma empresa do setor industrial, pode usar essa tecnologia para converter usuários em leads.
Com isso, ela consegue estabelecer uma relação mais próxima e efetiva. Por exemplo, mensagens enviadas por aplicativos têm uma taxa de abertura de 98%.
Essa tecnologia, em relação ao marketing, também pode ser usada para captar e qualificar leads, nutrir contatos, gerenciar o funil de vendas, agilizar o atendimento, coletar dados de mercado.
Chatbot para vendas
Essa tecnologia, quando empregada no processo de vendas, é muito eficaz, desde o momento da prospecção até o pós-venda. E muitas empresas usam essa tecnologia para gerar novas oportunidades de negócio.
Por meio dela, é possível alcançar os clientes e negociar com eles de maneira muito mais eficiente. As negociações também podem ser feitas a nível de cobrança.
Nós sabemos que é muito difícil cobrar um cliente, mas o chatbot realiza esse trabalho de maneira muito mais simples e inteligente.
Então, com ele, uma escola de curso eletrotécnica presencial, por exemplo, tem uma forma de entender quais são as possibilidades de negociação, não depender mais de ligações telefônicas e tornar o momento mais confortável para o cliente.
Chatbot para atendimento
Este é o uso mais comum feito por empresas dos mais variados segmentos. Isso porque quando se trata de atendimento ao cliente, o chatbot melhora muito a experiência dos consumidores.
Isso porque as pessoas podem esclarecer suas dúvidas a qualquer momento, sem que isso represente um grande investimento para a companhia.
Em linhas gerais, a empresa oferece todo o suporte necessário, sem gastar muito, e o cliente pode resolver seus problemas 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
No que diz respeito ao atendimento, uma empresa de software de bilhetagem de impressão, por exemplo, pode utilizar atendentes humanos para assuntos mais estratégicos, automatizando apenas os processos repetitivos.
O chatbot não tem o intuito de substituir o atendimento humano, muito pelo contrário, a ideia é formar uma equipe de atendimento moderna e eficiente, que usem softwares e que ajam em conjunto com a tecnologia.
Reservas e pedido
O chatbot está presente em muitos sistemas de pedidos das empresas, aliás, ele é usado para estratégias de vendas também, lembra deste ponto?
Então, uma empresa de alvará de regularização SP pode usar essa tecnologia para tornar reservas e agendamentos mais rápidos. Sem falar que a companhia fica disponível 24 horas por dia para esse tipo de solicitação, o que minimiza perdas de oportunidade.
Em outras palavras, o consumidor não precisa mais esperar chegar o horário de atendimento presencial do estabelecimento para fazer suas solicitações.
Realizar pesquisas
Outra forma de implantar o chatbot é para que ele funcione como uma fonte de coleta de dados dos clientes.
É comum que os consumidores abandonem os formulários de pesquisa por conta de sua extensão ou da quantidade de perguntas. Porém, com essa tecnologia, o trabalho se torna muito mais dinâmico e agradável para o cliente.
Conclusão
A tecnologia é uma aliada das empresas, independentemente de seu segmento de atuação, porte ou público. Por meio dela, muitas tarefas podem ser otimizadas, como o atendimento ao cliente por meio de chatbot.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que forma essa ferramenta pode ajudar o seu negócio.
Precisa apenas avaliar quais são as necessidades do seu negócio e do seu público, para implantar essa tecnologia que fará toda a diferença nos seus processos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.