Aprenda a aplicar o modelo de Inside Sales
O conceito de Inside Sales tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, fazendo com que empresas entendam melhor esse tipo de estrutura e como ela pode otimizar ainda mais seus resultados.
Para uma empresa que fabrica roçadeira elétrica, esse tipo de opção pode ser o ideal para atender uma demanda maior de público e continuar com o mesmo efetivo, otimizando assim a lucratividade da empresa.
Embora seja razoavelmente recente no mercado brasileiro, as inside sales estão se popularizando, e em cada vez mais companhias é possível ver esse tipo de ação sendo executada, garantindo mais tempo e melhores recursos para a negociação.
Em sua essência, o modelo de inside sales é um tipo de venda que é realizada de dentro da empresa, sem que exista a necessidade de locomoção tanto do vendedor quanto do consumidor.
Esse modelo utiliza a tecnologia como grande aliada, agilizando processos e permitindo que uma ação demore muito menos tempo para ser executada, principalmente em casos com um grau de complexidade maior.
O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, onde uma série de avanços tecnológicos tem se tornado parte do dia a dia das pessoas.
Mesmo uma empresa de limpeza pós-obra pode se beneficiar desse tipo de operação, fazendo toda a negociação de forma digital e levando a equipe apenas para a conclusão do serviço.
Esse tipo de ação modificou completamente a maneira como os negócios são realizados, principalmente em empresas que demandam atenção de ambas as partes por conta da complexidade da operação.
Com a possibilidade de utilizar a internet como ferramenta de reuniões digitais e até mesmo recursos avançados de realidade aumentada e realidade virtual para fazer apresentações, você consegue otimizar esse tipo de ação.
O mercado imobiliário é um que passa muito por esse tipo de situação. É comum que o cliente precise marcar ou desmarcar uma visita em cima da hora, gerando gastos para o vendedor, que foi até o local, e dificultando a operação.
Ao utilizar recursos de tecnologia para fazer essas reuniões a distância, você acaba conseguindo uma produtividade muito maior, além de reduzir os custos da operação e permitir que o vendedor lide com mais clientes ao longo do dia.
Por isso, é importante entender o que o inside sales pode oferecer e principalmente como colocar em prática esse tipo de atividade, garantindo que você consiga uma estrutura de qualidade para suas ações.
Esse modelo é uma alternativa ao tradicional field sale, ou venda de campo, onde os profissionais devem ir até o local da venda ou até o comprador apresentar suas opções.
Muitas empresas de misturador de argamassa ainda usam esse modelo para poder apresentar ao público seus materiais, colocando os itens em funcionamento para que o cliente ateste seus benefícios.
Embora alguns profissionais entendam que esse modelo de trabalho gera resultados positivos, é importante pensar em uma série de outros fatores que podem ser otimizados com a mudança.
Um dos principais elementos para fazer a troca é justamente a economia em custos operacionais, que pode fazer a diferença no faturamento da empresa e conquistar uma adaptação melhor no mercado.
O orçamento para vendas externas também é muitas vezes limitado, o que diminui as oportunidades de negociação que você consegue em sua empresa por um determinado período.
Dessa maneira, trabalhar com o inside sales acaba se mostrando uma ótima alternativa, que pode ser muito melhor executada a longo prazo e garante mais produtividade para a empresa de forração para jardim.
Implementando o conceito em sua empresa
Agora que você conhece mais sobre o inside sales e seu funcionamento, é hora de organizar os pensamentos e colocar em prática esse tipo de operação, garantindo um retorno muito melhor para sua companhia.
Vale lembrar que cada empresa é única e possui seus próprios modelos de abordagem ao consumidor. Por isso, utilizar uma mudança de metodologia pode não gerar os mesmos resultados para duas empresas distintas.
Isso acontece mesmo quando as empresas trabalham em um mesmo segmento, uma vez que as oportunidades de negócio surgem de forma muito mais personalizada e podem impactar de maneiras diferentes o consumidor.
Por isso, adaptar esses conceitos para sua realidade é um caminho muito interessante a se seguir, otimizando a maneira como você consegue esse tipo de resultado e ampliando as possibilidades de produtividade em sua empresa de locação de plataforma elevatória.
Treinamento de equipe
O primeiro passo para garantir uma mudança estrutural na metodologia de vendas de sua empresa é fazer com que todos os colaboradores estejam cientes e compreendam a nova maneira de trabalhar.
Conseguir treinar sua equipe é fundamental para que eles consigam entender as mudanças propostas e absorvê-las em seu atendimento, tornando os processos muito mais funcionais.
Muitas vezes, mudar uma linha de pensamento é complicada, principalmente para colaboradores mais antigos, que já tem métodos e rotinas para a maioria das atividades da empresa.
Por isso, o primeiro passo é apresentar todos os benefícios que essa mudança pode oferecer, instigando seus colaboradores a buscarem mais informações sobre esse tipo de ação.
Além disso, é importante realizar um treinamento formal, para apresentar as novas ferramentas e tecnologias que serão utilizadas para seus colaboradores conseguirem de fato concluir vendas de elevador de canecas.
Uma boa maneira de fazer isso é através de simulações que permitem que os colaboradores sintam na prática como funciona o novo modelo e verifiquem suas principais dificuldades e facilidades.
Assim você terá uma equipe muito melhor estruturada para esse tipo de ação, trabalhando para conseguir novos resultados e ampliar o potencial de negociação de sua empresa.
Produção de conteúdo
Para que sua equipe consiga apresentar qualidade na apresentação ao usuário, é importante que ela tenha acesso a um conteúdo bem-feito, que ajudará o consumidor a entender o que o vendedor de filtro para piscina está tentando passar.
Isso pode ser realizado de diversas maneiras, como:
- E-books;
- Conteúdo audiovisual;
- Podcasts;
- Infográficos.
Além de muitas outras maneiras de otimizar o conteúdo e apresentar um material diferenciado, mas que mantenha todas as informações necessárias para conseguir tirar qualquer dúvida que o consumidor ainda possa ter com relação a seu produto.
Para muitas empresas, a contratação de profissionais para lidar com esse tipo de produção de conteúdo é fundamental, permitindo que os itens criados sejam de qualidade superior e se tornem mais interessantes à medida em que o cliente procura.
Além disso, é preciso pensar em conteúdo para diversos momentos diferentes, uma vez que esse tipo de ação impacta diretamente a maneira como a venda é realizada.
Desde material de apresentação até conteúdo profundo sobre os itens que estão sendo oferecidos, é importante que a criação de material tenha um padrão de qualidade que supere as expectativas dos clientes para gerar o engajamento certo.
Estrutura adequada
Não adianta tentar conquistar uma venda para sua empresa se o colaborador não tem os equipamentos necessários para isso. Por isso, é importante que você invista em ferramentas para o trabalho do inside sales.
Um bom computador, com equipamentos de comunicação adequados é o mínimo para seus vendedores conseguirem trabalhar pela internet em sua administração de condomínios.
Além disso, é importante ter um bom serviço, com velocidade rápida e que não caia frequentemente.
Quanto mais potente for sua internet, melhor adaptado para o uso desse elemento estarão os vendedores de sua empresa, permitindo um contato muito mais efetivo a longo prazo.
Processo de transição
Por mais impressionante que pareça o resultado da utilização de inside sales, é importante ter em mente que esse processo dificilmente será feito de um dia para o outro.
Por isso, caso você realmente esteja interessado em mudar os paradigmas de sua empresa e conseguir conquistar um resultado de qualidade, sem perder oportunidades de negócio, o ideal é fazer um processo de transição.
Dessa maneira, você consegue trabalhar de forma gradual, evitando uma série de complicações e permitindo que todos os colaboradores da empresa e até mesmo clientes se adaptem de forma natural a esse tipo de operação.
Considerações finais
O modelo de inside sales é ideal para pessoas de diversos segmentos de atuação, uma vez que ele permite que a empresa tenha mais liberdade para se comunicar com o público, apresentando seu conteúdo de maneira digital.
Além da redução de custos, esse tipo de atividade ajuda a modernizar a empresa, colocando-a em uma posição de destaque dentro dos canais digitais, que atraem cada vez mais pessoas.
Empresas que conseguem utilizar esse tipo de ferramenta a seu favor acabam ganhando muito mais espaço no segmento em que atuam, se tornando verdadeiras lideranças no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.