O que é Automação de Marketing
Automação de Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que consiste no uso de ferramentas para automatizar os processos de relacionamento com seus contatos (Leads), disponibilizando informações necessárias para avançarem até o momento da compra, e também com clientes, automatizando o pós-venda para proporcionar uma experiência agradável e até gerar novas vendas.
Há muita falácia e mitos a respeito da Automação de Marketing. Por isso, é importante esclarecer sobre o que estamos falando.
Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como seguir de volta ou agendar postagens em redes sociais) já sejam Automação de Marketing em sua forma plena.
Mas essas são só ações simples e estão muito abaixo do que consideramos uma Automação de Marketing efetiva.
Primeiramente automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online.
É entender porque e no quê exatamente o Lead está interessado naquele estágio de compra. Dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento de maneira automatizada, como resultado do processo.
9 benefícios da Automação de Marketing para a sua empresa
Porque investir em Automação de Marketing possibilita aumentar vendas e receita. E também porque pode diminuir custos de aquisição de clientes e melhorar a retenção de clientes.
Veja mais sobre cada um desses benefícios.
1. Nutrição de Leads que não estão prontos
É comum nos depararmos com a situação de o cliente não estar no momento ideal de compra. Ele pode ter esgotado ou engessado o orçamento do ano. Estar com outras prioridade. Ter acabado de comprar uma solução semelhante ou ainda não ter nem percebido que tem um problema e precisa resolvê-lo.
Em todos esses casos, são Leads que não estão prontos e que não irão comprar agora, mas podem vir a comprar em breve.
O relacionamento ainda é valioso nessa situação. O que muitas vezes falta é sua empresa é educá-los, fornecendo mais informações para gerar demanda.
Também pode ser só uma questão de timing mesmo. Nessas situações, continuar próximo, agregando valor, é o suficiente para gerar credibilidade e manter sua empresa na cabeça do potencial cliente quando o momento de compra chegar.
A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços.
2. Mais eficiência no funil
Sabemos que em toda compra há um processo, com alguns estágios pelos quais todo comprador deve passar. É como se fosse pré-requisito de uma etapa dominar as informações básicas do momento anterior.
Não adianta oferecer inscrições para o vestibular a quem ainda não decidiu sua carreira, por exemplo. No caso da R4 Digital, não faz sentido oferecer uma plataforma como o RD Station para quem ainda não entende de Marketing Digital nem conhece o básico do tema.
Por meio do comportamento do usuário a Automação de Marketing permite identificar o estágio de compra. Os interesses de cada potencial cliente, enviando o conteúdo adequado para levá-lo ao próximo estágio.
O que vemos como resultado é um funil que se movimenta, ou seja, dentre as pessoas que entram na mira da sua empresa, um número menor se move para as etapas finais e de fato se torna cliente.
3. Leads mais preparados geram tickets maiores
Quem você imagina que compra vinhos mais caros? Alguém que não entende muita coisa e escolhe alguma opção no supermercado para tomar no jantar? Ou quem já fez cursos, leu livros, estudou e se tornou conhecedor do assunto?
Quanto mais o Lead sabe sobre o tema, maior sua tendência de reconhecer o problema e se sentir disposto a investir mais na solução.
Leads mais maduros geram tickets maiores e a Automação de Marketing garante esse papel de fornecer o conteúdo adequado e preparar a venda.
4. Comunicação personalizada para cada persona
Com as campanhas de automação, é possível segmentar os Leads por muitos critérios, como cargo, empresa, segmento, momento de compra etc.
A partir dessas possibilidades de segmentação, sua empresa pode personalizar muito melhor a comunicação. E fazer com que as diferentes personas percorram seus próprios trajetos, e não um caminho genérico.
O resultado, na prática, é uma eficiência extremamente alta no relacionamento, agregando valor à cada etapa e mantendo os Leads ansiosos pelos próximos emails.
5. Menos trabalho recorrente para o marketing
Com a automação, uma parte grande da preparação do Lead que o marketing deveria fazer para vendas é automatizada.
Claro que há um esforço grande na criação dos “caminhos” que os diferentes Leads devem seguir, mas, quando ajustados, não é preciso ficar o tempo todo começando do zero.
Isso diminui a necessidade de uma equipe de marketing focada em fazer de forma manual esse relacionamento.
6. Vendedores recebem Leads mais preparados
As conversas com o vendedor são muito diferentes quando o Lead está começando a descobrir o tema e quando ele já pesquisou, entende bem o assunto, suas necessidades e quer apenas um apoio para tomar a decisão final.
Se os Leads estão mais bem preparados, os vendedores precisam investir menos horas fazendo contato para conseguirem realizar a venda.
7. Ciclo de vendas menor
Como todo trabalho de preparação é feito pelo sistema, os vendedores podem receber Leads já nas últimas etapas do processo de compra.
Isso faz com que o cliente potencial passe muito menos tempo argumentando com o vendedor. Assim, o tempo do profissional de vendas fica mais destinado a ajudar o Lead a escolher a melhor solução.
8. Mais produtividade para os vendedores
Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação e conteúdos criados previamente, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos.
Uma vez que a ferramenta faz bem o trabalho, eles se sentem mais à vontade para focar naqueles Leads que estão mais prontos. Confiam também que os Leads que ainda não estão no momento adequado voltarão a ele após algum tempo.
Como não há a necessidade de fazer toda a educação inicial, também podem se especializar nas etapas finais do processo, garantindo uma taxa de fechamento mais alta.
9. Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto
Da mesma forma como falamos que as pessoas com maior conhecimento costumam ter tickets mais altos, elas também já sabem bem o que esperar e como implementar o seu produto ou serviço.
Isso faz com que tenham mais sucesso, fiquem por mais tempo e gerem mais recomendações. Os benefícios, quando somados, geram um resultado ainda melhor!
Na próxima vamos falar de Marketing de Resultados.